Nos dias mais corridos, o micro-ondas pode ser um grande aliado para preparar a comida do bebê. Ele é um eletrodoméstico versátil, que pode ser usado para o preparo de diversas refeições.

    Na fase de introdução alimentar, o bebê precisa experimentar diferentes tipos de alimentos, papinhas, sopas e outros preparos. E, para poupar tempo durante a semana, congelar as porções e usar o micro-ondas 20 litros para descongelar são maneiras excelentes de organizar o cardápio.

    Micro-ondas realmente é seguro?

    Com certeza você já ouviu alguém falar que o micro-ondas faz mal à saúde. Essa crença se dá por causa da radiação que ele emite para aquecer os alimentos. Só que elas são de baixa energia e não causam mal. Fazem apenas os átomos vibrarem para aquecer a comida.

    Além disso, por não precisar de água no processo de cozimento, o preparo ou o descongelamento dos alimentos do bebê no micro-ondas faz com que as vitaminas hidrossolúveis sejam preservadas. É um dos processos que causam menos danos aos nutrientes.

    Dessa forma, não precisa ficar com medo de preparar as refeições do seu bebê no micro-ondas. Ele não vai trazer nenhum prejuízo para a saúde da família. Na verdade, é uma forma prática e saudável de cozinhar.

    Como usar o micro-ondas no dia a dia do bebê

    Praticamente todos os alimentos podem ir ao micro-ondas, exceto frutas inteiras, como uva, ou ovos com casca, leite na caixa, linguiças e salsichas inteiras, entre outros. No entanto, para o preparo de papinhas, bolinhos, omelete e outros, esse eletrodoméstico é ideal.

    Quase todos os alimentos podem ser aquecidos e preparados no micro-ondas. Ele serve perfeitamente para aquecer a mamadeira já pronta ou para prepará-la para o bebê.

    Quando colocar os alimentos no micro-ondas, procure usar vasilhas que não sejam de plástico, pois algumas delas possuem uma substância chamada Bisfenol-A, que podem ser liberadas nos alimentos ou na água. Elas, sim, são prejudiciais para o bebê.

    Prefira armazenar e aquecer as comidas do bebê em vasilhas de vidro, de cerâmica, de terracota ou, ainda, em pirex, entre outras. Panelas ou tabuleiros de metal não podem ser levados ao micro-ondas.

    Outro ponto importante é mexer bem o alimento durante o aquecimento. Isso serve para evitar pontos de maior temperatura. Assim, você deixará a comida uniforme para o bebê. E não se esqueça de esfriar o prato antes de servi-lo para o pequeno.

    Aqueça a comida da maneira certa

    Além disso, durante o cozimento, as bactérias patogênicas podem ser eliminadas, basta garantir que o cozimento foi homogêneo e que todas as partes atingiram a temperatura adequada. Para isso, é só seguir algumas recomendações, como:

    • distribua os alimentos de maneira uniforme sobre o recipiente e adicione um pouco de líquido, como leite ou água;
    • cubra o recipiente com uma tampa ou com um filme plástico. Deixe um espaço entre os alimentos e o filme. Se for colocar tampa, deixe uma abertura para liberar o vapor;
    • vire a comida na metade do tempo para garantir o cozimento total;
    • ao esquentar um alimento congelado, respeite as orientações no rótulo.

    Não se esqueça de esperar o tempo de repouso

    É importante esperar um pouco depois que tirar a comida do micro-ondas, como a papinha, os bolos, as panquecas, entre outros. Isso porque, depois que o eletrodoméstico é desligado, as moléculas continuam a sua agitação.

    Durante esse tempo, pode acontecer um aumento da temperatura do alimento. Ao esperar um pouco, o processo de cozimento é concluído. Por isso, espere pelo menos uns 3 minutos antes de mexer para esfriar e prove antes de oferecer ao bebê.

    Lembre-se sempre de oferecer a comida na temperatura morna, próxima à do corpo do bebê. Faça o teste colocando um pouco da papinha ou do alimento no dorso da mão. O certo é sentir que a temperatura esteja morna, e não pelando.