Atender clientes deixa de ser um desafio quando você aprende a como usar o WhatsApp Business, afinal, você consegue entrar em contato com todos os usuários rapidamente, oferecer exatamente o que eles precisam e vender com mais facilidade. 

    Como consequência, o seu negócio começa a crescer rapidamente, já que o seu público-alvo aumenta e pessoas interessadas em comprar enviam mensagens frequentes para tirar dúvidas. Ou seja, esse aplicativo chegou para revolucionar a forma na qual as vendas são realizadas.

    É recomendado que você deixe o aplicativo bem organizado e com todas as informações que seus clientes precisam saber a respeito da empresa. Caso eles não encontrem dados úteis, podem procurar pela concorrência para fazer compras porque a sua companhia não ofereceu o que eles precisavam: agilidade e riqueza em detalhes.

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    Quais são as formas de agilizar o atendimento pelo WhatsApp Business?

    O uso de ferramentas gratuitas e complementares permite que você agilize o atendimento aos clientes que te procuram no aplicativo. Entenda mais:

    Ferramentas gratuitas do WhatsApp Business

    O aplicativo oferece ferramentas interessantes como o perfil comercial e as mensagens de saudação. Recepcionar bem os clientes é fundamental, principalmente em horários nos quais você não consegue responder rapidamente, nos quais é possível trabalhar com as respostas rápidas.

    Você pode criar seu catálogo de produtos, trabalhar com etiquetas, melhorar o seu perfil e profissionalizá-lo. Há, ainda, o botão de pagamentos que pode ser habilitado para os clientes enviarem o valor do produto, sem haver a necessidade de realizar uma transferência mais burocrática. 

    Ferramentas complementares

    Para empresas que possuem uma grande carga de atendimento, pode ser fundamental ter o apoio de ferramentas complementares para garantir que todos sejam atendidos com eficiência.

    Os bots para WhatsApp podem ser uma ferramenta completa de automação externa do aplicativo, potencializando positivamente o atendimento do seu negócio.

    Dicas de como usar com mais eficiência o WhatsApp Business

    Para te ajudar, separamos dicas que vão te ajudar a usar o aplicativo com muito mais eficiência. Veja:

    Faça uma conta no WhatsApp Business

    Crie uma conta e insira as informações da empresa, como localização, horários de funcionamento e foto. Assim, a página de contato se torna mais profissional aos clientes que vão entrar em contato com você. Criar um ambiente acolhedor, chamativo e que ofereça riqueza em informações permitirá que os compradores se sintam mais seguros em fazer compras.

    Formule um catálogo para expor sua mercadoria

    O catálogo permite que os clientes entendam quais produtos estão disponíveis para comprar, além de verificarem valores, quantidades e descrições. Você também consegue incluir a imagem das mercadorias, lembrando da importância de ser uma foto bem nítida para facilitar a compreensão do que é o seu produto.

    Mesmo que você não venda mercadorias, apenas serviços, é fundamental incluí-los no catálogo porque os compradores precisam saber o que você possui.

    O fato de não entender como usar o WhatsApp Business, pode atrapalhar não apenas o seu atendimento, mas as vendas que se tornam mais difíceis de serem feitas porque os compradores não entendem o que você vende.

    Planeje suas mensagens automáticas e o seu atendimento

    É fundamental entender a importância de cuidar de cada ponto do atendimento. Assim, você garante que o público-alvo seja atendido imediatamente. Uma maneira é utilizar as mensagens automáticas de saudação e de ausência, disponíveis pelo aplicativo.

    Outra maneira que agiliza muito o seu atendimento é usar o recurso de “Respostas Rápidas”, o que permite incluir até 50 mensagens, o que pode facilitar muito o atendimento ao todo. Sendo assim, é essencial pensar e planejar essas mensagens a fim de auxiliar nesse processo. Para te ajudar, confira esse artigo com as melhores frases prontas para atendimento ao cliente via WhatsApp para diferentes situações!

    Indique o horário de atendimento e delivery

    No momento que você começa a criar sua conta comercial, há a necessidade de especificar algumas informações a respeito da empresa. Dentre elas, o horário de atendimento e em quais dias da semana o local está aberto, além de haver também a especificação sobre o delivery.

    Muitas pessoas solicitam por entregas de produtos ou de alimentos e saber se há a opção de envio ao endereço aumenta as chances de vender. Tudo o que deve ser feito é preencher o formulário durante a abertura da conta. No processo, você também consegue acrescentar dados a respeito de produtos que incluem valores, descrições, imagens e disponibilidade de horários.

    Controle seus pedidos através das etiquetas

    Ter etiquetas disponíveis para acompanhar os pedidos é muito importante porque através desta prática, você sabe quais clientes foram atendidos, os pedidos que devem ser feitos e quais foram enviados. Dessa forma, você minimiza erros e consegue proporcionar uma experiência muito mais positiva, agradável e segura ao seu público-alvo.

    Inclusive, há a possibilidade de filtrar conversas importantes com clientes para responder qualquer mensagem com ainda mais agilidade. Ter o aplicativo bem organizado é fundamental para evitar erros que possam atrapalhar as boas vendas.

    Aproveite para divulgar seu WhatsApp através do link curto

    Em páginas de redes sociais, o mais indicado é divulgar o seu WhatsApp através do link curto. Pois, assim, os seguidores conseguirão ter facilidade em acessar e se comunicar com você para entender o funcionamento de um serviço ou fazer compras através do menu.

    Aposte no melhor bot para WhatsApp

    Para realizar um atendimento excelente aos clientes e proporcionar uma experiência positiva, você deve escolher um bot para o aplicativo que seja completo. É necessário que ele contenha diversas funcionalidades para te auxiliar na conversa com o seu público-alvo e captar informações relevantes sobre as necessidades dele.

    Por isso, seja criterioso ao escolher o seu bot, e analise muito bem tudo o que a ferramenta oferece. Além disso, pesquise sobre sua reputação e atendimento no mercado.

    Entendeu tudo sobre como usar o WhatsApp Business? Através deste conhecimento você sabe quais maneiras melhorar o mensageiro. Coloque nossas dicas em prática e transforme seu atendimento pelo aplicativo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira