A indústria dos plásticos foca cada vez mais na eficiência e na sustentabilidade no momento de produzir itens para o mercado nos mais variados segmentos.

    O objetivo com isso é atender ao máximo às exigências dos consumidores, que se preocupam bastante com o meio ambiente e que querem apenas produtos que não impactem negativamente o planeta.

    Em meio a isso, temos hoje muitas opções de embalagens plásticas que são utilizados dentro do mercado, mas há aqueles que são mais valorizados justamente por conta dessas características sustentáveis.

    Aqui neste conteúdo do blog, nós iremos mostrar quais são esses plásticos de origem renovável e que são recicláveis, e explicar um pouco sobre cada um deles. Acompanhe!

    Polietileno

    Quando falamos sobre plásticos que são valorizados no mercado por conta da sua característica sustentável, o que mais se destaca é o polietileno, sem dúvidas.

    Ele é produzido com diferentes tipos de densidades e é uma das opções de maior popularidade dentro do mercado para produção de embalagens de alimentos, caixas de bebidas, tubos para fios e cabos, entre outros.

    Um dos tipos de polietileno é o PEAD, ou polietileno de alta densidade que tem como características ser leve, não ser tóxico, ser rígido e inquebrável, tendo um ótimo custo-benefício.

    O seu uso é mais comum em embalagens para produtos líquidos, como amaciantes e detergentes, por exemplo.

    Na indústria, ele pode ser aplicado para produzir caixas de transporte, embalagens de óleo e para produtos químicos, sendo mais encontrado na construção civil e em hospitais.

    Por outro lado, temos o PEBD, que é o polietileno de baixa densidade, que é mais flexível e por isso mesmo fácil de dobrar, bem leve e transparente.

    Ele é muito utilizado para fabricar embalagens de alimentos como iogurtes e leites, sacolas para supermercados, sacos de lixo, embalagens de medicamentos e de produtos hospitalares, entre outros mais.

    Tudo isso ajuda a mostrar como o polietileno é um tipo de plástico mais sustentável extremamente valorizado, já que pode ser usado para diferentes finalidades.

    Polipropileno

    O polipropileno é um tipo de plástico bem mais duro em relação ao polietileno visto anteriormente, e que tem como característica principal ajudar na conservação das propriedades do conteúdo por mais tempo.

    Ao ser usado em embalagens, esse produto não quebra, é extremamente rígido e não é tóxico, o que com certeza faz dele uma opção perfeita para qualquer embalagem no mercado.

    Ele também tem uma resistência bem alta às mudanças nas temperaturas e uma absorção bem baixa de umidade.

    Isso faz com que ele seja indicado para produzir itens como brinquedos, fraldas, tubos, caixotes e engradados que servirão para transportar os alimentos com maior segurança para os produtos e para os consumidores.

    PET

    O plástico PET, sigla para politereftalato de etileno, é um dos mais valorizados atualmente, sendo resistente às temperaturas mais baixas, impermeável e bastante rígido.

    Todos esses pontos fazem com que ele seja indicado para aplicação em diferentes segmentos, sendo que os destaques principais são sua resistência mecânica e química.

    Existem muitas embalagens de alimentos que são produzidas a partir de PET, como aquelas que têm sistema de abertura e de fechamento, aumentando a eficiência na manutenção dos alimentos.

    Por falar nisso, a indústria de alimentos tem modificado bastante as suas embalagens de vidro para aquelas feitas com PET nos últimos anos, o que mostra o crescimento deste plástico no mercado.

    Um ponto positivo é que o PET é altamente reciclável, então depois que ele é processado, dá para produzir itens como óleos, detergentes, tecidos, vassouras, sacolas e muito mais.

    O mais importante é que a empresa de plástico evite a produção de embalagens PET coloridas, pois elas dificultam muito a reciclagem do produto posteriormente.

    PVC

    Por fim, temos o policloreto de vinila, que é mais conhecido pela sigla PVC, um tipo de plástico extremamente resistente em termos químicos contra vários materiais, caso dos ácidos, das bases e dos óleos, por exemplo.

    O PVC tem uma resistência mecânica bem elevada e isso torna ele um dos tipos de plásticos mais importantes na fabricação de produtos como calçados, cartões magnéticos e brinquedos.

    Ele é um ótimo isolante acústico, térmico e inquebrável, e por isso mesmo que é comum seu uso dentro da construção civil, além do fato dele ser muito reciclável e ter um custo de fabricação menor.

    Conclusão

    Como você pode ver aqui, a indústria do plástico está cada vez mais preocupada com a questão da eficiência e da sustentabilidade, e isso significa procurar por produtos plásticos que impactem menos o ambiente.

    Neste texto, mostramos algumas das melhores opções de plásticos que são usados na indústria para diferentes finalidades, como é o caso da produção de embalagens plásticas para medicamentos, bebidas, alimentos e outros.

    O que achou do conteúdo de hoje sobre eficiência e sustentabilidade: os plásticos mais valorizados na atualidade?

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira