A prova do ENEM foi criada em 1998 apenas como um mecanismo de avaliação do ensino médio. A partir de 2009, e até hoje, ela se tornou a principal porta de acesso para as principais universidades públicas e privadas do país.

    Apesar de ter tido 3,1 milhões de inscritos confirmados em sua última edição, menor número desde 2005, ainda assim é um teste concorrido e que exige muito estudo dos candidatos. Dessa forma, é importante entender como funciona o ENEM e como um site de simulado para concursos pode te ajudar nessa jornada.

    Por isso, prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre essa avaliação nacional!

    O que é e como funciona o ENEM?

    “É necessário ter calma, clareza e planejamento para se obter sucesso no Exame Nacional.”

    O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova organizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Foi criado em 1998 com essa intenção, mas em 2009 se tornou uma ferramenta de acesso.

    Ele pode ser prestado por alunos que concluíram o ensino médio ou estão concluindo os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também pode ser realizado por quem está nos anos iniciais do ensino médio (como treineiro) ou por quem já fez faculdade.

    Como funciona a inscrição do ENEM?

    Antes da prova ser realizada, o MEC divulga o cronograma do exame, começando pela isenção do ENEM. A isenção do ENEM ocorre antes da inscrição e é válida para quem:

    • Foi estudante do 3º ano do ensino médio em escola pública
    • Estudou integralmente em escola pública ou em privada como bolsista
    • Participou do Encceja e atingiu nota mínima para a certificação do ensino médio
    • Apresenta vulnerabilidade socioeconômica (renda per capita de 1 salário-mínimo e meio ou renda mensal de até R$ 1.497)

    A isenção do ENEM é solicitada no mesmo site da inscrição: a página do participante no INEP. Lá, você deve enviar os documentos solicitados para comprovar a sua isenção e poder participar da inscrição do ENEM gratuitamente.

    Caso não consiga a isenção do ENEM de primeira, você ainda pode solicitar um recurso. Se não obter de fato, a inscrição do ENEM custa R$ 85,00 e é feita após o período de isenção, no mesmo site.

    Realizada a inscrição, você deve esperar pela divulgação do local e dos horários de realização da prova!

    O que é o ENEM digital?

    Você pode escolher duas formas de avaliação na inscrição: a impressa e o ENEM digital. A prova é a mesma, ocorrendo nos mesmos dias da avaliação impressa. A diferença é que ela ocorre digitalmente através de computadores disponibilizados pelas instituições.

    Contudo, a redação ainda é realizada de forma manuscrita!

    Como funciona o ENEM?

    A prova é realizada em dois domingos seguidos. No primeiro dia, a prova dura 5h30, com os portões abrindo 12h e fechando às 13h (no horário de Brasília). A prova vai de 13h30 até 19h e engloba:

    • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) com 45 questões
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Comunicação) com 45 questões
    • Redação

    No segundo dia, a prova começa no mesmo horário, mas se encerra 18h30, durando 5h. Nesse dia, a prova engloba:

    • Matemática e suas Tecnologias com 45 questões
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) com 45 questões

    No total, são 180 questões objetivas de múltipla escolha, que devem ser respondidas na folha de resposta.

    Como é avaliada a prova do ENEM?

    É utilizado a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o nível de dificuldade da pergunta, quantas pessoas acertaram e a probabilidade de acerto. Dessa forma, não importa só a quantidade de acertos, mas sim se errou questões consideradas fáceis.

    Já a redação é avaliada a partir de 5 competências:

    • Domínio da norma padrão
    • Compreensão do tema
    • Forma das informações no texto
    • Demonstração de conhecimento da língua para a argumentação
    • Elaboração da proposta de solução

    Prova do ENEM: como estudar para o ENEM?

    Agora que entendeu mais da prova, é importante conhecer mais dos macetes para estudar para o ENEM. Segue aqui as principais dicas:

    • Realize o planejamento de estudo: defina antecipadamente o local, a quantidade de horas por dia e as matérias com maior dificuldade
    • Defina o melhor local de estudos: o local de estudos deve ser calmo, silencioso e sem interrupções
    • Faça simulados do ENEM: simulados do ENEM são um ótimo exercício prático após estudar bastante a teoria. 
    • Sempre pratique a redação

    Através dessas dicas, fica bem mais fácil de estudar para a prova do ENEM e obter o resultado esperado ao final!

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira