O gesto de colocar a língua para fora não é só uma mania ou distração, mas uma demonstração de como nosso cérebro é complexo. Esse comportamento, comum principalmente entre crianças, tem explicações científicas ligadas à nossa evolução e à forma como a mente funciona.

    Quando as crianças se concentram, é normal vê-las com a língua para fora. Para muitos, isso pode parecer uma bobagem, mas na verdade, existem razões científicas por trás disso. O ato é involuntário e se relaciona com as áreas do cérebro que lidam com a linguagem e os movimentos.

    Essa prática está ligada a uma parte do cérebro chamada giro frontal inferior, que é responsável pela linguagem e também por atividades que mexem com as mãos. Um estudo revelou que as funções motoras das mãos e da boca se sobrepõem, resultando no que os especialistas chamam de “extravasamento motor”.

    Quando os neurônios que controlam os movimentos das mãos estão sendo ativados, o cérebro às vezes confunde e acaba provocando movimentos na boca ou na língua. É como se essa parte do cérebro tivesse várias funções e, em alguns momentos, se emaranhasse ao fazer as tarefas.

    Além disso, essa mistura entre a comunicação verbal e os gestos motores pode estar muito ligada à nossa evolução como espécie. Desde os primeiros Homo sapiens, os gestos com as mãos ajudaram na comunicação, e com o tempo, essa interação evoluiu junto com a fala.

    O que parece simples, na verdade, reflete uma conexão profunda do nosso desenvolvimento ao longo da história. A especialista Gillian Forrester, da Universidade de Londres, observou que essa relação entre linguagem e movimento está presente em muitos cenários.

    O comportamento de colocar a língua para fora é algo mais visível nas crianças. Isso acontece por questões sociais, já que gestos como esse são considerados normais e aceitos na infância. Porém, ao crescer, esse hábito tende a ser reprimido e é menos comum entre os adultos, que muitas vezes escondem essas expressões.

    A forma como nos comportamos reflete muito do que aprendemos, e com a língua para fora, as crianças se sentem à vontade para se expressar enquanto estão concentradas. Isso demonstra uma parte natural do desenvolvimento infantil, que muitas vezes diminui com o tempo.

    Em resumo, colocar a língua para fora enquanto se concentra é um fenômeno que revela a interconexão de diferentes funções do cérebro. Essa mistura não é apenas uma curiosidade, mas uma prova da complexidade de como nos comunicamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

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