Além de serem talentosos como jogadores, atletas como Ronaldo Fenômeno demonstram ser bons de bola no ramo empresarial
Capacidade de tomar decisões acertadas que afetaram o resultado de uma disputa, saber trabalhar em grupo, traçar um plano para superar adversidades e ter um olhar atento a oportunidades.
Esse conjunto de qualidades pode ser utilizado tanto para descrever um bom jogador de futebol quanto para ressaltar as habilidades necessárias para ser um empresário bem-sucedido.
A coincidência entre as habilidades comportamentais e interpessoais necessárias para atuar nessas duas áreas aparentemente tão distantes são evidenciadas por uma série de craques que migraram dos campos para os escritórios, provando que o talento expressado nos gramados pode se traduzir em goleadas no ramo empresarial.
O rei do futebol, Pelé, foi um dos jogadores pioneiros a entrar em campo para marcar gols no cenário dos negócios.
Ainda antes de se aposentar, Edson já sabia como explorar a sua imagem pública para construir parcerias com marcas famosas e criar seus próprios empreendimentos.
Seguindo o caminho inicialmente trilhado por Pelé e outros poucos jogadores brasileiros que se desafiaram a empreender, temos grandes nomes que deixaram sua marca na história do esporte e que agora se dedicam para fazer o mesmo no meio empresarial.
Neste artigo, vamos apresentar alguns dos atletas que já mostraram possuir domínio de bola e atualmente dominam seus próprios negócios sem precisar suar a camisa literalmente. Vamos começar pelo Ronaldo, o eterno Ronaldo Fenômeno.
Ronaldo: Fenômeno no jogo empresarial
Ronaldo Nazário não precisa de apresentações enquanto jogador de futebol, mas sua carreira como empresário merece ser apresentada, pois o “Fenômeno” é craque em empreendedorismo.
Mais do que dono de uma empresa, o ex-atacante é líder de um conglomerado, ou seja, um grupo com empresas que atuam em diferentes segmentos. O grupo R9 é o conglomerado formado por oito empresas, são elas:
- Real Valladolid Club de Fútbol: Ronaldo é o proprietário do Valladolid desde 2018 quando adquiriu mais da metade das ações do clube espanhol que, atualmente, está na La Liga 2, o equivalente à segunda divisão.
- Fundação Fenômenos: organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve projetos e programas direcionados a melhorar a qualidade de vida das comunidades brasileiras em que atua.
- Beyond Films: startup de mídia e produção de conteúdo com temáticas esportivas para diferentes plataformas e formatos digitais.
- R9 Gestão Patrimonial: startup que atua na gestão patrimonial e financeira especializada para atletas de alta performance. Viviane Leal e o jogador Gabriel Jesus também são sócios da empresa.
- Oddz Network: holding empresarial do setor de entretenimento e cultura especializada em esportes e em gerar experiências para fãs e suas comunidades.
- Octagon: agência de marketing que realiza consultoria e gestão de projetos, execução de eventos, desenvolvimento de projetos e gestão de talentos.
- Ronaldo TV: canal do Ronaldo na Twitch e no Youtube no qual há conteúdo exclusivo produzido por ele e outros criadores de conteúdo.
- Fenômenos Podcast: o podcast liderado por Ronaldo e Gaules Borba do qual falaremos a seguir.
Um podcast fenomenal
Ao lado do streamer Alexandre Gaules Borba, Ronaldo estreou o “Fenômenos podcast” em 2022. No primeiro episódio, ambos compartilharam experiências importantes de suas carreiras e mostraram muito entrosamento no campo da conversa.
O podcast tem canal no Youtube que ultrapassou a marca de 100 mil inscritos e contou com convidados com relevância no meio do futebol e do esporte eletrônico brasileiro, incluindo Neymar Jr., Tiago Leifert, Fallen e Nobru.
Para não acertar na trave com os vídeos e, sobretudo, áudios do podcast é preciso saber escalar um bom profissional de edição de vídeo munido de um programa com recursos de edição de áudio, como o Filmora da Wondershare.
Afinal, o áudio é o camisa 10 do podcast, através da voz dos entrevistados que o público pode vibrar ou vaiar ao escutar suas histórias dramáticas, divertidas ou comoventes. Por isso, a qualidade do áudio deve ser ajustada e corrigida sempre que necessário.
Recursos encontrados no Filmora como removedor de vocal, texto para fala e redução de ruído, permitem, respectivamente, editar áudio contendo uma voz específica e excluí-la sem afetar as demais, criar trechos de áudio com base em conteúdos em formato de texto e minimizar sons indesejados no fundo da gravação.
Além deles, há uma ferramenta criativa chamada modificador de voz que permite aplicar efeitos para transformar a voz natural dos entrevistados. Dessa forma, o editor de áudio dribla a realidade por meio da inteligência artificial integrada em seu funcionamento.
Denílson e Diego Ribas: jogadores bons de bola e de papo
Questões de áudio à parte, Ronaldo não é o único com seu próprio podcast. O mercado de podcast se destacou durante a pandemia, tornando-se parte das formas de entretenimento consumidas diariamente por brasileiros.
Por isso, diversos profissionais aproveitaram suas experiências e conexões com personalidades relevantes em suas áreas para iniciar seu próprio podcast e compartilhá-las com o público. O Denilson de Oliveira é um deles.
Conhecido por sua atuação na seleção brasileira vencedora da Copa do Mundo de 2002, o ponta-esquerda e meio-campista deixou os campos mas nunca saiu do meio futebolístico.
Em adição a sua carreira de comentarista esportivo na televisão aberta, Denílson comanda o “Denílson Show” ao lado do repórter Chico Garcia. Juntos, eles entrevistaram convidados como Luis Fabiano, Fernandinho, Galvão Bueno, Fábio Santos, entre outros famosos.
No Youtube, os episódios do podcast estão disponíveis na página de mesmo nome. O canal tem mais de 820 mil inscritos e também é o lar de outros programas: o “Bom dia Futebol” e “Área delas”.
O ex-jogador que jogava meio-campista Diego Ribas também tem seu empreendimento no cenário dos podcasts brasileiros com conteúdo sobre futebol.
O podcast “10 & Faixa” já contou com personagens importantes do mundo do esporte como o Zico e o técnico de vôlei Bernadinho. Os episódios podem ser assistidos no canal “Diego Ribas” do Youtube.
Marcos: o encontro entre o futebol e a cerveja
Marcos Roberto Silveira Reis recebeu a alcunha de “São Marcos” por conseguir defender bolas que somente por um milagre não entraram no gol. Em 2011, enquanto ainda fazia “milagres” no Palmeiras, Marcos deu início a um projeto incentivado pela Topper e feito em parceria com o Hotel Holiday Inn: a Clínica São Marcos.
O centro de recuperação e fisioterapia foi criado com o intuito de oferecer atendimento para pacientes em geral, incluindo atletas de todas as modalidades de esporte, assim como aqueles que não estão mais em atividade e possuem uma condição financeira baixa.
Em 2017, Marcos divulgou seu empreendimento em uma área totalmente diferente, a de relacionamento com os fãs. O ex-goleiro criou um clube de cerveja com adesão por assinatura mensal chamado Clube 12 cujo produto de destaque é a Cerveja 12.
Os benefícios dos participantes incluem kits exclusivos com cervejas, chopes, taças personalizadas e chances de ter contato com o Marcão, como conhecê-lo em um churrasco com bastante resenha e cerveja.
Douglas: dos estádios para os imóveis
O “último camisa 10”, Douglas dos Santos, não fez do futebol sua última atuação profissional. Após se aposentar como meia, o Maestro Pifador tornou-se comentarista e mesmo antes disso já jogava no ramo empresarial.
Em 2017, enquanto atuava no Grêmio, o catarinense lançou a própria marca de cerveja de fabricação artesanal, cujo nome incorporou o número da camisa e o apelido do craque. A “Maestro 10” contava com três variedades, além da versão artesanal, a Lager, a Weiss (trigo) e a India Pale Ale (IPA).
Mas se engana quem pensa que Douglas parou por aí, pois ele ingressou no meio de empreendimento imobiliário em 2021. Trata-se do Nautilus Marina Club, um empreendimento de alto padrão que visa oferecer condomínios completos no litoral gaúcho.
Outras jogadas que merecem ser citadas são a escolinha de futebol D10 aberta em Içara, Santa Catarina e a linha de produtos masculinos para cuidados com cabelos e barba DOGA 10, elaborada em parceria com a MS Sports e a Barbearia de Verdade.
Diego Tardelli: restaurante e centro comercial
Lembrado por sua trajetória no Atlético Mineiro, o ex-atacante Diego Tardelli realizou a transição dos gramados para o meio empresarial através da inauguração de uma unidade do Paris 6 em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Paris 6 é uma rede de restaurantes com estética e pratos inspirados no visual e na culinária francesa encontrada em bistrôs, cafés e brasseries seculares do 6º Distrito de Paris. A unidade de Tardelli foi aberta em 2016.
Já em 2021, a bola da vez foi chutada no campo dos empreendimentos imobiliários. Ao lado dos sócios Joaquim Vicente e KK Borges, Tardelli lançou o Lotus Business, um centro comercial com 31 andares localizado em Santa Catarina.
A lista não acaba por aqui…
Além de todos os ex-futebolistas já mencionados, podemos apontar atletas em atividade, como Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk que joga pelo Atlético Mineiro.
Em 2022, Hulk empreendeu no ramo de turismo e inaugurou o Ba’ra Hotel em João Pessoa, na Paraíba. O hotel de luxo é o resultado de uma parceria com a construtora Massai, a Florense Paraíba e o escritório Hofmann Station.
O jogador também já teve uma rede de supermercados com produtos gourmet e refinados, a Rede Mercado Classe A. Infelizmente, o negócio faliu, mas uma bola fora ou outra é natural, para jogadores e para empresários.