Melhores bicicletas para iniciantes: qual escolher?

Você está muito tempo parado e quer voltar a fazer exercícios? O que acha de começar conhecendo as melhores bicicletas para iniciantes?

Na verdade, é praticamente impossível listar aqui todos os modelos de bicicletas para iniciantes, por isso, vamos mostrar os fatores que devem ser levados em conta na hora de você comprar a sua.

Assim, você avalia todos os itens importantes, e escolhe aquela que te atenda da melhor maneira possível!

Melhores bicicletas para iniciantes: qual escolher?

Em primeiro lugar, na hora de pesquisar pelas melhores bicicletas para iniciantes, provavelmente você se deparou com uma série de informações que não faz ideia do que se trata.

O tipo de pneu, aro, material…Enfim, qual é a ideal para você?

Então, o primeiro passo é definir qual será o uso da bicicleta, se é para se exercitar, lazer ou transporte. Isso porque, existem bicicletas específicas para diferentes usos.

Por exemplo, se você quer uma bicicleta para fazer trilhas, deve escolher a mountain bike, já se for para passear em ciclovias, a mais indicada é uma bicicleta de passeio.

A partir do momento que você define o seu objetivo com a bicicleta, já pode ir descartando alguns modelos, e focar apenas naqueles que atendam ao que você está buscando.

Quais os tipos de bicicleta?

Hoje em dia, você encontra vários tipos de bicicleta, para diferentes finalidades:

Bicicleta de passeio e transporte

É um tipo de bike para passear em parques, ciclovias, ou mesmo para pequenos trajetos.

Bicicleta dobrável

A vantagem da bicicleta dobrável é que não ocupa espaço e pode ser levada no porta-malas ou mesmo no ônibus ou metrô.

Mountain Bike

São bicicletas indicadas para exercícios mais intensos, e por conta dos pneus mais largos, além de garantir mais estabilidade, podem se adaptar a qualquer tipo de terreno.

Elétrica

As bicicletas elétricas já são uma tendência em grandes centros urbanos, e por manter a velocidade, evita o desgaste físico do ciclista.

Speed

São as famosas bicicletas de estrada, e por conta do seu design, é a indicada para competições.

Agora é só você escolher a sua bicicleta e começar a se exercitar!

Qual a bicicleta ideal para iniciantes dicas para escolher

Quando a pergunta é quais são as melhores bicicletas para iniciantes, o que pode ser a melhor para você, pode não ser para outra pessoa.

Então, confira alguns fatores que você deve levar em conta para escolher a bicicleta ideal:

Medida do quadro

O tamanho do quadro deve ser de acordo com a sua altura, pois isso é o que evita dores na coluna, nos joelhos, ombro, e outras partes do corpo.

A medida do quadro, que é a parte do guidão ao selim, é fundamental para garantir uma boa postura, varia conforme a altura e porte físico da pessoa, bem como o tamanho do aro.

Para não errar no tamanho, é importante medir o cavalo, que é o ponto entre as pernas quando você está sentado na bicicleta.

Veja como medir seu cavalo:

  • Fique descalço;
  • Apoie-se de costas contra a parede;
  • Afaste um pouco as pernas;
  • Coloque algum objeto entre as pernas (como se fosse o selim);
  • Marque o ponto na parede e meça.

Com esse valor em mãos, você vai encontrar a bike ideal.

Selim

Independentemente de qual será o uso da bicicleta, o assento deve ser o mais confortável possível.

Por outro lado, quanto à altura do selim, deve ficar em uma altura que permita que suas pernas fiquem esticadas no movimento de pedalar

Então, caso contrário, com o tempo pode causar dores no joelho, e dependendo da lesão, talvez seja necessário consultar um ortopedista de joelho.

Se o material for muito duro, a dica é comprar uma capa protetora em gel.

Tamanho do aro

O aro é o que determina se a sua perna vai ficar mais distante ou mais próxima do chão.

Por exemplo, se você tiver mais de 1,70 m de altura, a bicicleta urbana é perfeita, principalmente se você percorre longas distâncias.

Material

Outro fator é o material da bicicleta. Por exemplo, uma bicicleta de ferro é mais recomendada para trajetos curtos, pois é mais pesada.

Já as de carbono são indicadas para quem busca maior desempenho, e por fim, as bicicletas de alumínio são leves, não enferrujam e têm um ótimo custo benefício.

Considerações Finais

Em suma, se a sua dúvida era saber quais as melhores bicicletas para iniciantes, levando em consideração todas as dicas passadas aqui, não será difícil escolher a bike ideal!

 

Veja também -> Dor na coluna ao respirar: quais as causas e como tratar