Não consigo instalar WhatsApp: o que fazer?

Está com aquela dificuldade de “Não consigo instalar WhatsApp”? Se você estiver passando por esse problema, fique ligado neste artigo, pois podemos te ajudar. O WhatsApp é usado por bilhões de pessoas no mundo todo e é o app de mensagens mais famoso. 

Mas mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades para instalar o aplicativo. E isso pode acontecer por diversos motivos. Antes de mais nada, ao tentar instalar o app, você precisa observar qual mensagem de erro aparece. Na maioria das vezes há uma mensagem indicando o motivo da não instalação. 

O chamado “código de erro” pode indicar falta de espaço, aparelho não compatível, entre outros problemas. Então, a seguir, confira as nossas dicas sobre o “não consigo instalar WhatsApp”.

Não consigo instalar WhatsApp: o que fazer?

Mensagens de erro

Ao tentar baixar o aplicativo e a operação não prosseguir, na maioria das vezes o aparelho mostra uma mensagem de erro. As principais são:

  • “Não há espaço suficiente disponível no aparelho”;
  • “Este aplicativo não é compatível com seu aparelho Android”;
  • “Este item não está disponível em seu país”.

Existem outras mensagens de erro que podem aparecer. Além disso, você também precisa verificar sua conexão com a internet pois, sem ela, não tem como instalar o WhatsApp. Em relação às mensagens de erro, veja a seguir mais detalhes sobre cada uma. 

Não consigo instalar WhatsApp: falta de memória 

Se o seu aparelho está lotadíssimo e não tem mais espaço para nada, então é improvável que você vá conseguir instalar WhatsApp. Neste sentido, você pode tentar liberar espaço antes de tentar a instalação novamente. A forma mais simples de fazer isso é limpar o cache e os dados da Google Play Store (Android):

  • Vá nas “Configurações” do aparelho e clique em “Apps”;
  • Em seguida selecione “Todos os apps” e encontre a “Google Play Store”;
  • Selecione “Armazenamento e cache” e clique em “Limpar cache”;
  • Por fim, se solicitar, clique em “Limpar dados” e em “ok” para confirmar;
  • Agora reinicie o aparelho e tente instalar o WhatsApp novamente. 

Caso isso não funcione, você terá que tentar outras ações para liberar espaço. Elas envolvem a exclusão de aplicativos que você não usa e exclusão de fotos e vídeos do aparelho. Você também pode transferir dados e apps para um cartão SD externo. 

Leitura complementar: Ideias para fotos de perfil no WhatsApp: onde achar as melhores fotos de perfil femininas

Não consigo instalar WhatsApp: o aplicativo não é compatível com seu aparelho celular 

Alguns aparelhos não comportam o WhatsApp. Assim, é preciso ficar de olho nesse detalhe importante. Para os aparelhos Android, por exemplo, há dois requisitos para conseguir instalar o WhatsApp:

  • O sistema operacional precisa ser Android 4.1 ou superior;
  • O aparelho precisa ter condições de receber SMS ou chamadas, para o processo de confirmação do número. 

Para aparelhos iOS, o WhatsApp é compatível com iOS 10 ou versões superiores. Então, antes de instalar o app, verifique se o seu celular é compatível. 

Não consigo instalar WhatsApp: o item não está disponível no seu país. 

Para os aparelhos Android, se aparecer a mensagem que o app não está disponível em seu país, você pode baixá-lo por outro meio. Assim, baixe um arquivo APK do WhatsApp. Mas, ao abrir o arquivo, você precisa tocar em “Configurações” e em “Permitir desta fonte”. 

Por fim, se nada disso funcionar, tente reiniciar o aparelho ou fazer login novamente com sua conta Google. Caso apareçam outros códigos de erro, anote esse código e procure uma assistência especializada. 

A maioria dos problemas para instalar WhatsApp diz respeito à compatibilidade do celular. Em último caso, talvez você precise adquirir um aparelho mais moderno, compatível com o app. 

Confira: