A prova do DETRAN é o último capítulo de uma trajetória de estudos e dedicação que precisa ser enfrentada por quem deseja tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

    Na verdade, o que chamamos de prova do DETRAN é o exame teórico que afere os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação de condutores.

    Porém, para conseguir a carteira de motorista é necessário fazer também um exame prático, também chamado de prova prática, que testa as habilidades do futuro condutor ao volante ou sobre uma motocicleta.

    Como deu para sentir, esse momento pode ser bastante tenso para a maioria das pessoas. 

    Por esse motivo, preparamos esse artigo que serve como um compilado de informações para quem está nesse processo.

    Nele, indicaremos o que é necessário estudar para a prova do DETRAN, que é o exame teórico, e falaremos quais são os critérios de avaliação tanto do exame teórico quanto da prova prática.

    Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

    Como é a prova do DETRAN?

    A prova do DETRAN, que é a fase teórica da avaliação, é aplicada ao final do chamado curso de formação de condutores, que é ministrado nas autoescolas.

    Como dissemos no início do artigo, essa prova serve para testar se o candidato à habilitação aprendeu os conteúdos ministrados no curso.

    Esses conteúdos, por sua vez, são baseados em temas obrigatórios para todo aquele que quer se tornar um condutor.

    Esse teste é composto de 30 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas pelo candidato em data marcada e na unidade do DETRAN mais próxima da sua casa.

    Vale ressaltar, ainda, que a prova é feita em um computador, de forma online, não com papel e caneta.

    Para passar na prova, o futuro condutor precisa acertar 70% das questões, o que equivale a 21 questões do total do caderno de prova.

    O que estudar para a prova do DETRAN?

    Os assuntos que “caem” na prova do DETRAN são os mesmos estudados durante o curso de formação que a antecede. As matérias são essas:

    • Cidadania e Meio Ambiente;
    • Direção Defensiva;
    • Legislação de Trânsito;
    • Mecânica Básica;
    • Primeiros Socorros.

    A autoescola já fornece um vasto material de estudo, mas não custa estudar um pouco mais na internet para se preparar ainda melhor para a prova.

    Inclusive, uma boa tática para aferir o quanto de conhecimento já foi conseguido é fazer o simulado DETRAN, que está disponível na internet.

    De toda forma, é preciso ter em mente que muitas questões das provas atuais do DETRAN são interpretativas e exigem uma maior capacidade de interpretação de texto do candidato.

    Os critérios de avaliação

    Assim como todas as provas que existem, a prova do DETRAN também possui critérios de avaliação que guiam os avaliadores.

    Portanto, além de estudar bastante é necessário saber quais são esses critérios para ter mais atenção.

    Nos tópicos abaixo estão descritos os critérios de avaliação, tanto da prova teórica quanto da prova prática do DETRAN. Leia!

    Na prova teórica

    É seguro dizer que o único critério de avaliação do exame teórico do DETRAN é a quantidade de questões que o candidato acerta. Ou seja, basta acertar 21 questões ou mais para ser aprovado.

    Porém, para conseguir esse feito o futuro condutor precisa atender às regras gerais do processo, como tempo limite e estudo das matérias propostas.

    Além disso, não são aceitas consultas na hora da prova nem a ajuda de outras pessoas. O candidato estará sozinho na sala de provas.

    Na prova prática

    Do contrário da prova teórica, a prova prática do DETRAN possui diversos critérios de avaliação. Confira:

    • Capacidade do candidato de dirigir o carro ou pilotar a moto;
    • Atenção às regras de direção e pilotagem indicadas pelo instrutor durante as aulas práticas;
    • Obediências às regras de trânsito;
    • Atenção aos itens de segurança do veículo (cinto de segurança, capacete, retrovisores, etc);
    • Agilidade para concluir o percurso;
    • Entre outros.

    É preciso destacar que todo o trajeto da prova prática é feito em um ambiente simulado com lombadas, faixas de pedestre, semáforos, meio-fio e outros itens que existem em ruas e estradas “de verdade”.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira