Veja mais sobre o toner aqui: qualidade, características e muito mais! Sinônimo de eficiência e baixo custo em impressões, os toners de tinta, como o toner HP P1102w, são cada vez mais utilizados em empresas e locais com grandes demandas de impressão, principalmente porque usam um mecanismo que permite reproduzir imagens em alta definição sem gastar muita tinta. 

    Mas você já sabe o que é um toner e como ele funciona? Venha conosco, compreender melhor as características e funções dessa incrível inovação tecnológica e as opções mais baratas disponíveis no mercado.

    Conhecendo o toner

    Sistema próprio das impressoras a laser, o toner de tinta é uma tecnologia baseada no uso de tintas em pó, armazenadas num cartucho comandado por um processador.

    Este processador identifica, a partir dos dados armazenados na memória RAM da impressora, os caracteres que devem ser impressos na folha e ativa uma energia eletroestática contida num cilindro de carga que fica anexado ao reservatório do toner. 

    Quando esse cilindro está carregado de carga positiva, o canhão de laser da impressora dispara sobre ele uma carga negativa, e isso faz com que o pó do toner de tinta fixe nos lugares negativados, já determinados pelo processador. O processo dura segundos e é invisível aos olhos nus.

    Cartucho de toner: o que é?

    O cartucho de toner é o nome de um recipiente onde ficam armazenadas tintas especiais em pó, usadas especificamente para impressões a laser. Este reduto, ou cartucho, onde fica o pó é que chamamos toner. 

    O significado do nome tem origem na língua inglesa, na qual toner significa o tingimento em papel.

    Isso se deve pelo fato do toner gravar no papel as imagens ou letras quando é aquecido por cargas vindas de um cilindro e do laser da impressora, “estampando” ou “tingindo” a folha em micrômetros — e ao contrário do cartucho com jato de tinta líquida —, sem deixar resíduos ou manchas da tinta.

    Comprando um toner remanufaturado

    Como alternativa encontrada para tornar o toner mais acessível, financeiramente, para os usuários, surgiu o toner remanufaturado, que reaproveita cartuchos usados, colocando apenas o pó de tinta toner novo. 

    Essa recarga, ao contrário do que se pode imaginar, não diminui a qualidade da impressão, principalmente para impressoras de uso doméstico. Vale ressaltar, porém, que o cartucho reaproveitado deve ser sempre original e pertencente à série da marca. 

    Veja mais sobre o toner aqui
    Veja mais sobre o toner aqui

    Dúvidas mais comuns relacionadas ao item

    Por se tratar de um produto reutilizado, algumas pessoas podem julgar que a sua eficácia é menor, mas não é! Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse produto a seguir.

    Toner remanufaturado vale a pena?

    Sim, principalmente se você deseja economizar, mas é importante que o toner de seja compatível ou original. Alguns modelos, porém, como o toner HP P1102w, só podem ser remanufaturados uma vez.

    Onde comprar um toner remanufaturado?

    É possível comprar on-line ou em lojas físicas especializadas nesse tipo de produto, desde que sejam licenciadas e autorizadas pela fabricante.

    Possui garantia?

    Sim! O tempo de garantia vai variar de acordo com a marca, o modelo e conforme cada loja correspondente. Mas há uma restrição: se a impressora é nova e o remanufaturado estragar a máquina, a garantia da impressora é perdida. 

    Qual a impressora com toner mais barato?

    Impressoras com toner de tinta possuem um melhor custo-benefício que as demais por duas razões:

    1.    Qualidade da impressão no papel, já que o toner produz menos resíduos e maior fixação da tinta;

    2.    Maior durabilidade no uso, já que costumam imprimir maior quantidade de páginas que as impressoras com jato de tinta. 

    Dito isto, vamos conferir as melhores e mais baratas opções disponíveis no mercado:

    HP LaserJet P1102w monocromática:

    Certamente a melhor opção para quem deseja baixo custo e alta qualidade. O toner da HP LaserJet P1102w pertence à série HP85A, cuja principal característica é precisar de pouca tinta para imprimir. 

    Isso concede ao usuário a vantagem de ter nitidez na impressão e alto desempenho sem precisar trocar o cartucho toda hora. Além do mais, seu design é compacto, de fácil manuseio e ainda possui conectividade via WI-FI.

    HP Multifuncional M451DW:

    Excelente opção para quem gosta de imprimir imagens coloridas em alta definição. Diferente do toner HP P1102w, a série M451 apresenta um custo um pouco maior (mas ainda assim melhor que as opções de jato de tinta). Esses possuem maiores opções de cores e os toners são vendidos separados; 

    Samsung Multifuncional SL:

    Ideal para escritórios e para usuários que imprimem grandes quantidades, a SL é monocromática e possui similaridades com a HP LaserJet em desempenho.

    A grande vantagem desse modelo é que os toners possuem baixo custo e alta produtividade, podendo imprimir até 10.000 páginas por cartucho! 

    Multifuncional Laser Brother DCP:

    Excelente para quem deseja alinhar economia e tecnologia, o modelo DCP possui conectividade com dispositivos móveis e WI-FI, além de compatibilidade com diversos toners da linha e grande rendimento. 

    Econômica e de rápida impressão, pode imprimir até 42 páginas por minuto, o dobro do toner de tinta da HP, e é ideal para uso doméstico ou de pequenas empresas. 

    Como podemos ver, as impressoras com toner têm sido grandes aliadas do bolso dos consumidores, reunindo eficiência, qualidade, alto desempenho e rendimento, além de baixo custo, tudo em um aparelho só. 

    Alguns desses toners, como os toner HP P1102w, possuem versatilidade de uso, podendo transitar de um modelo para outro da marca.

    Outros, como as impressoras Brother, têm a vantagem de imprimir mais, gastando menos tinta.

    Agora que você já sabe tudo sobre toner, é só escolher a opção mais vantajosa e aproveitar tudo que esta tecnologia de excelente custo-benefício pode te oferecer.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira