Diga adeus de vez ao frizz e transforme seus fios rebeldes em um espetáculo sedoso e controlado
Um dos dias mais temidos pelas mulheres é o famoso bad hair day. Aquele momento em que você acorda e percebe que seu cabelo se revoltou e não há nada que o convença a diminuir os famosos arrepiados, também chamados de frizz.
E o que fazer para reduzir os fios rebeldes? A verdade é que esse cuidado começa na lavagem e vai até a finalização, sempre apostando na escolha dos produtos certos. Confira dicas que vão te ajudar nessa missão de se livrar do frizz.
Seque bem os fios
A umidade é a grande vilã para as madeixas. O ideal é secar bem os cabelos, usando a escova secadora Britânia e não dormir com eles molhados. Se quiser, vale aproveitar e fazer uma boa escova para modelar ou alisar e finalizar com a chapinha. Só prepare os fios para esse momento com o protetor térmico.
Escolha produtos para o seu tipo de fio
Você conhece o seu tipo de fio? Hoje existem produtos específicos para cada curvatura, que vão desde o 1 até o 4C. É muito comum que as onduladas do tipo 2A achem que lidam com um cabelo liso bagunçado e com frizz quando, na verdade, estão apenas apostando na finalização errada. Então, escolha os produtos certos!
Tenha um bom cronograma capilar
Mesmo que você não seja apaixonada por químicas e viva trocando a cor das madeixas ou apostando na progressiva, saiba que os fios precisam de cuidados. O ideal é ter um bom cronograma capilar que inclua hidratação, nutrição e restauração.
Não fuja da tesoura
Por mais que esteja tentando deixar os cabelos crescerem, saiba que o corte é importante para ajudar a manter os fios saudáveis. De vez em quando vale uma visita ao salão de beleza para cortar as pontas duplas e permitir que o cabelo se renove naturalmente.
Aprenda penteados que não quebram os fios
Um dos melhores aliados do bad hair day é o penteado. Existem muitas opções que mantêm os fios presos sem danificá-los. Assim, vale aprender alguns truques que não quebram os fios. Hoje, é fácil encontrar dicas nas redes sociais, como o TikTok. Fuja de acessórios plásticos, que contribuem com o frizz, e não aperte muito ao amarrar os fios.
Cuidado com a temperatura da água
Você lava seus cabelos em água muito quente? Saiba que ela pode ser a culpada pelo surgimento do frizz. O recomendado é apostar no chuveiro ameno e, se o dia estiver quente, a água fria é a melhor escolha. No inverno, procure esquentar o banheiro e baixar um pouco a temperatura da ducha.
Fuja de pentes e escovas plásticas
Dê uma boa olhada nos pentes e escovas que tem em casa. As cacheadas já estão acostumadas a investir nos modelos de metal ou madeira, mais indicados para evitar o frizz. Ainda assim, mesmo quem tem cabelos lisos ou ondulados, se lida com fios mais revoltados, precisa deixar de lado pentes e escovas plásticas.
Invista nos finalizadores
Os finalizadores são produtos que potencializam a hidratação ou dão forma aos fios, como o creme para pentear, usado para moldar cachos ou ondas. Os leave-ins também são boas escolhas. Mas lembre-se de que estes só podem ser passados nas pontas para não deixar o cabelo com aspecto oleoso.
Cuidado na hora de lavar
A hora de lavar as madeixas é sagrada e você não pode esfregar o couro cabeludo e os fios com força. O atrito em excesso também é responsável pelo frizz e danos ao seu cabelo. Por isso, passe o shampoo e esfregue com calma, usando a ponta dos dedos e não as unhas. Depois, enxágue e repita o processo com o condicionador.