Conheça os editais, identifique similaridades para otimizar seus estudos e explore formas de organizar o tempo para ter sucesso durante as provas
Estudar para várias provas é um desafio que exige dedicação, esforço e planejamento. Para quem pretende se candidatar a mais de uma instituição, esse desafio pode ser ainda maior. Afinal, é preciso conciliar diferentes estudos com suas próprias particularidades.
Nesse cenário, o planejamento e a organização são essenciais, inclusive para os estudos para concursos e editais.
Mas como fazer isso na prática? Para saber se organizar e estudar para várias provas, preparamos um guia com 5 estratégias que podem ajudar você a estudar e prestar provas para diferentes instituições.
1. Conheça os editais
Cada instituição possui suas particularidades, desde o formato das avaliações até os critérios de seleção. Por isso, dedicar um tempo para fazer uma análise minuciosa dos editais é essencial para uma preparação eficaz.
Ao conhecer os editais de cada instituição, os estudantes passam a saber o que devem esperar nas provas. A partir dos editais, é possível conhecer detalhes, como:
- o peso atribuído a cada disciplina;
- o tipo de questões apresentadas;
- os critérios de avaliação.
Saber disso tudo ajuda o estudante no momento de criar estratégias de estudo mais tarde. Além disso, compreender as expectativas da instituição em relação aos candidatos possibilita uma preparação mais direcionada, o que aumenta as chances de sucesso.
2. Identifique as similaridades
Uma estratégia que pode otimizar os estudos é identificar similaridades entre as provas de cada instituição. Por mais que a organização por trás delas seja diferente, todas as provas carregam pontos em comum umas com as outras.
O estudante que analisar isso e identificar esses pontos consegue criar uma rotina de estudos mais otimizada, onde é possível estudar uma disciplina ou tópico sabendo em quais provas ela vai cair.
Por isso que a etapa de identificação de similaridades desempenha um papel fundamental no momento de planejar os estudos. Com ela o candidato pode ter uma preparação dupla, considerando as divergências e semelhanças nos conteúdos de cada prova.
Assim ele estará preparado para as matérias básicas presentes na maioria das avaliações.
3. Use a técnica do Pomodoro
A técnica do Pomodoro consiste em definir períodos de foco intenso, alternados com breves intervalos para manter a concentração e a produtividade em alta.
Ao aplicar a técnica, os estudantes podem dividir suas sessões de estudo em blocos de tempo, geralmente de 25 minutos, seguidos por pausas curtas de 5 minutos. Esse ciclo é repetido até atingir um número predeterminado de sessões, geralmente quatro, seguido por uma pausa mais longa.
Essa estratégia não apenas combate a procrastinação, mas também evita a fadiga mental, permitindo que o cérebro absorva e retenha melhor as informações.
A flexibilidade desse método permite aos estudantes ajustarem seus cronogramas conforme as demandas específicas de cada instituição, garantindo uma distribuição equilibrada do tempo de estudo.
4. Faça simulados e exercícios
Em meio à complexidade de estudar e prestar provas em mais de uma instituição ao mesmo tempo, a prática constante por meio de simulados e exercícios é uma estratégia infalível para aprimorar o desempenho acadêmico.
Essa abordagem não apenas testa a compreensão do conteúdo, mas também prepara os estudantes para o ambiente desafiador das avaliações.
A realização de simulados oferece uma visão clara das áreas que necessitam de aprimoramento, permitindo que os candidatos concentrem seus esforços de estudo de maneira mais direcionada.
Ao enfrentar questões semelhantes às que serão encontradas nas provas reais, os estudantes podem desenvolver confiança e familiaridade com o formato e a complexidade das avaliações.
5. Crie um sistema de organização
Por fim, usar um sistema de organização irá ajudá-lo a manter as informações e os materiais de estudo organizados.
Isso é essencial quando se está estudando para mais de uma prova ao mesmo tempo, pois você precisará gerenciar um grande volume de informações.
Hoje em dia, existem diversas maneiras de criar um sistema de organização.
- Usar agendas para acompanhar as datas das provas, as tarefas de estudo e os outros compromissos;
- Ter cadernos para fazer anotações, resumos e exercícios para cada concurso ou matéria;
- Utilizar pastas para organizar os materiais de estudo, como livros, apostilas, exercícios e simulados;
- Usar aplicativos para organizar os estudos, criar cronogramas e definir lembretes.
Ao ter um sistema de organização bem definido, seu dia a dia de estudos se tornará mais prático, e você sempre encontrará o que precisa.