Para se sair bem na prova e alcançar resultados satisfatórios, algumas medidas, como adotar estratégias de gestão de tempo, ajudam você a organizar os estudos, o que pode fazer toda a diferença na sua pontuação.

    Assim, garantir que seu tempo está sendo bem distribuído é um desafio para todos os estudantes, especialmente aqueles que estão se preparando para os concursos médicos, no qual o estudo é intenso e o tempo disponível é muito menor. 

    Para conseguir fazer a gestão eficiente do seu tempo, colocar em prática as técnicas de planejamento, priorização e foco são cruciais para se dedicar ao máximo aos estudos, tornando cada segundo mais produtivo o possível. 

    Um bom cronograma envolve planejamento e organização

    O planejamento e a organização são fundamentais para um estudo eficaz e produtivo. Quando cria um cronograma de estudos realista, você distribui o tempo de forma equilibrada entre as diferentes disciplinas ou temas. Além disso, evita a sobrecarga e garante que todas as áreas recebam a devida atenção. 

    Dessa forma, o seu rendimento não só melhora, como há também a redução do estresse, já que você sabe exatamente o que precisa ser feito em cada momento. Logo, um cronograma bem estruturado começa com a definição de metas claras e realistas, considerando o tempo disponível e as prioridades de cada disciplina. 

    Para tal, utilize ferramentas como agendas, planners e aplicativos de produtividade, que são extremamente úteis nesse processo. Eles ajudam a visualizar o que precisa ser feito e quando, além de permitir ajustes conforme necessário. 

    Os aplicativos como Google Calendar, Trello, ou Notion, por exemplo, oferecem funcionalidades que vão desde a organização de tarefas até a configuração de lembretes, garantindo que você não perca prazos importantes.

    Ao dividir o tempo entre as disciplinas, é essencial considerar a complexidade e a quantidade de conteúdo de cada matéria. Dê mais tempo para aquelas que exigem maior esforço ou que têm prazos mais próximos. Além disso, intercale matérias diferentes para evitar a monotonia e manter a motivação alta.

    Por fim, um cronograma bem-planejado deve ser flexível. É muito comum que imprevistos aconteçam ou que você perceba que subestimou ou superestimou o tempo necessário para uma tarefa. Portanto, revise seu plano regularmente e faça os ajustes necessários para mantê-lo alinhado com seus objetivos de estudo e com a sua realidade.

    Técnicas para gerenciar o tempo durante os estudos

    Estas técnicas, quando aplicadas de forma consistente, otimizam o seu tempo, ajudando a gerenciar melhor a forma como você o gasta durante os estudos. Ao praticá-las, é possível aumentar a produtividade e melhorar o aproveitamento dos conteúdos.

    Técnica pomodoro

    A técnica pomodoro nada mais é do que estudar intensamente por, em média, 25 minutos, e depois dar uma pausa curta de, no máximo, 5 minutos. Para pôr em prática, basta, após quatro intervalos, fazer uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter o foco e evitar a fadiga mental.

    Método Eisenhower

    O método de Eisenhower é ideal para quem necessita priorizar atividades. Classifique suas atividades em quatro quadrantes: nem urgente nem importante,  urgente, mas não importante, importante, mas não urgente e, por fim, urgente e importante. Ao fazer isso, estará focando somente no que realmente importa. 

    Blocos de tempo

    Divida seu dia em blocos de tempo dedicados a diferentes atividades, incluindo estudo, lazer e descanso. Separar os blocos de tempo específicos para cada disciplina ou tema evita a sobrecarga e ajuda a manter o ritmo constante.

    Regra dos 2 minutos

    Se uma tarefa é simples de se fazer, levando, no máximo, 2 minutos para ser finalizada, não deixe para depois. Faça-a no mesmo momento para evitar o acúmulo de pequenas tarefas e liberar mais tempo para atividades que exigem maior concentração.

    Listas de tarefas prioritárias

    Comece o dia criando uma lista de tarefas prioritárias, destacando as três mais importantes. Concentre-se em completá-las antes de passar para outras atividades menos urgentes.

    Estudo ativo

    Em vez de simplesmente ler ou revisar o material, use técnicas ativas como resumos, mapas mentais ou a Técnica Feynman (explicar o conteúdo em suas próprias palavras). É uma ótima maneira de otimizar o aprendizado e o uso do tempo.

    Eliminação de distrações

    Identifique e elimine ou minimize fontes de distração durante o estudo, como notificações de celular, redes sociais ou barulhos externos. Ao estabelecer um ambiente de estudo tranquilo e livre de interrupções, o seu foco será direcionado completamente para a atividade priorizada.

    Revisões regulares

    Revisar o conteúdo estudado em intervalos regulares, diária ou semanalmente, contribui para maior assimilação da matéria, além de fixar o conhecimento, evitando o acúmulo de conteúdo para ver antes de provas.