Pinterest é uma plataforma de mídia social focada em imagens, que é bastante usada para planejar projetos e buscar inspiração. Essa característica faz dela uma rede ideal para diversas marcas e indústrias se conectarem com seu público. Se você está pensando se o Pinterest pode ser uma boa opção para a sua marca, é legal analisar alguns dados importantes sobre a plataforma.
Entender as estatísticas básicas das redes sociais pode ajudar a identificar o perfil de quem utiliza o Pinterest e como essas pessoas interagem na plataforma. Esses dados são fundamentais para incluir o Pinterest na sua estratégia geral de marketing nas redes sociais.
A seguir, reunimos 25 dados essenciais sobre o Pinterest, que tratam de demografia, comportamento e muito mais para ajudar a guiar seus esforços. Vamos conferir!
Principais estatísticas sobre o Pinterest que todo marketeiro deve conhecer
1. Pinterest é a 15ª rede social mais utilizada
Em números de usuários, o Pinterest ocupa o 15º lugar no ranking global de redes sociais até abril de 2024. As quatro primeiras posições são dominadas por Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram (com WhatsApp e Instagram empatados na terceira posição).
Apesar de não ser tão gigante quanto outras redes, o Pinterest ainda é relevante. Um estudo de 2025 revelou que 42% dos consumidores têm perfil nessa plataforma, colocando-a entre as 10 redes sociais mais populares.
2. 1 em cada 3 compradores no Pinterest tem renda acima de R$ 500 mil
O Pinterest é bem favorável ao comércio social. Um terço dos usuários da plataforma ganha mais de R$ 500 mil por ano, o que significa que eles estão prontos para comprar quando navegam em busca de produtos. Por isso, marcas de luxo estão cada vez mais interessadas em fazer marketing no Pinterest – a plataforma é perfeita para quem quer vender produtos caros.
3. Pinterest gerou R$ 6 bilhões em receita no quarto trimestre de 2024
Mesmo sendo menor que outras redes sociais, o Pinterest tem visto um aumento contínuo em sua receita, que chegou a R$ 6 bilhões no quarto trimestre de 2024.
Isso mostra que o Pinterest é uma plataforma lucrativa e estável, valendo a pena investir em uma estratégia de marketing por lá.
4. As previsões anuais de tendências do Pinterest têm uma taxa de acerto de 80%
Todo ano, o Pinterest divulga um relatório chamado “Pinterest Predicts”, que traz previsões de tendências com base nas buscas e comportamentos dos usuários. Esse relatório é confiável e teve 80% de acerto nos últimos cinco anos.
Isso torna o Pinterest uma ferramenta valiosa para acompanhar as mudanças nos interesses do seu público.
As previsões de tendências para 2025 incluem:
- Estética de pescador
- Estética de castelo
- Maquiagem inspirada em bruxas do mar
- Maximalismo em decoração e moda
- Maquiagem e cardápios inspirados em cerejas
- Festas de acolhimento para novos pais
- Revitalização do rococó para casamentos e festas
Vale a pena conferir essa lista para aproveitar as tendências que podem beneficiar sua marca!
Estatísticas sobre usuários do Pinterest
5. Pinterest conta com 553 milhões de usuários ativos mensalmente
Atualmente, o Pinterest tem mais de meio bilhão de usuários ativos todos os meses. Embora esse número seja bem menor do que o do Facebook, que é próximo de 3 bilhões, o Pinterest cresce de forma constante a cada ano (e temos dados sobre isso também!).
6. O Pinterest teve um crescimento de 23,2% ano a ano
A taxa de crescimento do Pinterest sempre foi boa, mas em 2024 foi especialmente importante. Até janeiro de 2024, a plataforma viu um crescimento de 23,2% em relação ao ano anterior, colocando-a como a segunda rede social com crescimento mais rápido, atrás apenas do Instagram.
Para comparação, o Facebook ainda cresce, mas a uma taxa de apenas 3,1%.
7. Quase 90 milhões de usuários estão nos EUA
Se você tem um negócio nos Estados Unidos, o Pinterest pode ser um ótimo caminho. O público dos EUA é o maior da plataforma, com 89,9 milhões de usuários norte-americanos entre os 553 milhões totais.
Os próximos quatro países em número de usuários no Pinterest são:
- Brasil: 38,93 milhões
- México: 24,68 milhões
- Alemanha: 19,33 milhões
- França: 17,33 milhões
8. Usuários do Pinterest buscam inspiração positiva e educação
O Pinterest é conhecido por ser uma plataforma mais positiva. Os usuários buscam esse tipo de conteúdo ao interagir com marcas na rede.
Um relatório de 2024 mostrou que inspiração positiva e educação estão entre os motivos principais da interação dos usuários com marcas. Assim, as marcas devem criar conteúdos informativos e inspiradores para conectar-se com o público.
9. Usuários do Pinterest acreditam que a plataforma é autêntica
Com Feeds personalizados e Boards organizados, o Pinterest é um espaço onde as pessoas podem ser verdadeiramente elas mesmas. Cerca de 68% dos usuários mensais acreditam que podem ser autênticos na plataforma.
Isso a torna ideal para marcas que desejam construir uma conexão genuína com seu público. Alcançar grupos de interesse específico pode ajudar a solidificar uma comunidade forte na plataforma.
Estatísticas de uso do Pinterest
10. 78% dos usuários afirmam que o Pinterest os faz sentir-se bem
Uma pesquisa constatou que poucos usuários (quase 8 em cada 10) obtêm uma sensação positiva ao usar o Pinterest. Outro estudo revelou que navegar no Pinterest pode ajudar a prevenir estresse e burnout.
Um relatório de 2024 confirmou esses dados, mostrando que 51% dos usuários acreditam que o Pinterest é mais positivo que outras plataformas de mídia social. Entre a geração Z, esse número chega a 60%.
11. 85% dos usuários semanais já compraram algo a partir de Pins
Os usuários do Pinterest estão comprando! Um impressionante 85% dos usuários ativos semanalmente já fez uma compra após ver um pin de uma marca. Adicionalmente, 55% consideram a rede um lugar para fazer compras.
Esses números são ótimos para marcas que desejam aumentar as vendas através do Pinterest. Criar boards com seus produtos pode incentivar as pessoas a comprarem.
Estatísticas demográficas e de público do Pinterest
12. 69,4% dos usuários são mulheres
A base de usuários do Pinterest sempre foi predominantemente feminina, embora tenha havido um leve aumento no número de homens. Quase 70% dos usuários são mulheres, enquanto 22,6% são homens e 8% não se identificam ou pertencem a outro gênero. Se o seu público-alvo tem muitas mulheres, o Pinterest é uma ótima escolha!
13. O maior grupo de usuários do Pinterest são mulheres de 25 a 34 anos
A maior parte da audiência do Pinterest é composta por mulheres Millennial nessa faixa etária, representando 20,4% do público global. O segundo maior grupo é formado por mulheres de 18 a 24 anos, com mais de 19% dos usuários.
14. Pinterest tem 26,1 milhões de usuários da geração Z
Projeções indicam que a plataforma deve ter cerca de 26,1 milhões de usuários da geração Z em 2025, o que representa aproximadamente 4,7% do total. Este número aumentou em relação aos 16,4 milhões em 2020 e 25,1 milhões em 2024, mostrando a contínua adesão dessa geração ao Pinterest.
Além disso, o relatório de 2024 indicou que o Pinterest é mais popular entre a geração Z, Millennials e mulheres.
Estatísticas de publicidade e marketing no Pinterest
15. Anúncios do Pinterest têm um ROAS mais alto que outras plataformas
Os anúncios do Pinterest costumam ter um retorno sobre investimento (ROAS) significativamente maior do que outras redes. Uma análise da Nielsen mostrou que o Pinterest teve um ROAS 32% superior em comparação com outras plataformas digitais.
16. Usuários salvam mais de 1,5 bilhão de Pins por semana
Os usuários do Pinterest estão ativos, salvando mais de 1,5 bilhão de Pins a cada semana em mais de 10 bilhões de Boards. Esses salvamentos abrangem decoração, receitas, inspiração de produtos e muito mais.
17. Anúncios no Pinterest custam entre R$ 0,00 a R$ 10,00 por conversão
Fazer publicidade no Pinterest é relativamente barato. As empresas costumam gastar entre R$ 0,00 e R$ 10,00 por cada conversão gerada. Já os cliques custam ainda menos, com 26% das empresas investindo entre R$ 0,00 e R$ 0,50 por clique.
Estatísticas de tráfego e engajamento do Pinterest
18. Pinterest tem mais de 1 bilhão de visitas mensais
O site Pinterest.com recebeu 1,3 bilhão de visitas em março de 2024, tornando-se um dos sites mais acessados do planeta. Isso indica que os usuários acessam o site, em média, 2 vezes ou mais por mês.
19. Mais de 36% do tráfego do Pinterest vem dos EUA
O Pinterest é mais popular nos EUA, e, por isso, mais de um terço do tráfego da plataforma é proveniente desse país. Os próximos quatro países que mais visitam Pinterest.com são Brasil, Rússia, Índia e Colômbia.
20. 96% das buscas são não vinculadas a marcas
Quase todas as buscas no Pinterest são não relacionadas a marcas. Isso significa que as pessoas buscam termos como “sofá marrom” ou “arte floral” em vez de marcas específicas. Essa é uma grande chance para sua marca ser descoberta, uma vez que os usuários buscam novos produtos.
21. Pinterest viu um aumento de 50% no número de itens compráveis salvos em Boards
A plataforma tem se esforçado para se tornar ainda mais comprável. Até agora, as iniciativas do Pinterest resultaram em um aumento de 50% na quantidade de Pins compráveis salvos em Boards. Com mais da metade dos usuários considerando a plataforma um ótimo lugar para comprar, esses itens tornam tudo mais simples.
Estatísticas do Pinterest para negócios
22. 80% dos usuários semanais se sentem inspirados na plataforma
De acordo com dados do Pinterest, 80% dos usuários ativos semanalmente se sentem inspirados pela experiência de compra na plataforma. Isso envolve encontrar ideias para compras ou descobrir novos produtos e marcas.
Portanto, o Pinterest é o espaço ideal para as empresas inspirarem decisões de compra. Use Pins atraentes e guias informativos para alcançar novos clientes.
23. Pinterest impulsiona a descoberta personalizada de produtos
Assim como outras redes sociais, o Pinterest busca personalizar a experiência do usuário. Isso significa que os usuários veem Pins que são ajustados aos seus gostos e comportamentos.
A plataforma também revelou que 84% dos usuários da geração Z descobrem produtos que combinam com seu estilo durante as compras no Pinterest.
Assim, o Pinterest se torna uma rede estratégica para marcas que tentam apresentar seus produtos para os jovens.
24. Compradores no Pinterest gastam duas vezes mais que em outras plataformas
Os usuários do Pinterest gastam o dobro quando compram na plataforma, em comparação a outras redes sociais. Portanto, não hesite em divulgar seus produtos no Pinterest. Os dados demográficos mostram que os usuários tem um potencial de renda mais alto e gastam mais em suas compras.
Isso demonstra o valor de investir em marketing no Pinterest, especialmente para marcas que oferecem produtos de maior valor, como móveis e roupas de grife.
25. 1 em cada 4 consumidores quer mais marcas no Pinterest
De acordo com um relatório de 2024, 25% dos usuários de redes sociais desejam ver mais marcas no Pinterest, principalmente por conta do clima otimista e renovador da plataforma.
Esse desejo é ainda mais forte entre os jovens da geração Z, onde 31% expressam esse desejo. Ter uma presença no Pinterest pode ter um impacto positivo na imagem da sua marca, trazendo um efeito “halo” por conta da energia positiva da plataforma.
Inspire e venda com essas estatísticas do Pinterest
Como uma rede social que inspira positivamente, o Pinterest pode melhorar bastante a imagem da sua marca. Além disso, é uma ótima maneira de alcançar um público jovem e impulsionar suas vendas. Utilize ao máximo essas estatísticas do Pinterest para entender como a plataforma pode agregar valor à sua marca. Depois, elabore uma estratégia de marketing eficaz no Pinterest para aproveitar todo o seu potencial.
Perguntas Frequentes sobre estatísticas do Pinterest
As pessoas ainda usam o Pinterest?
Sim, o Pinterest continua sendo bastante utilizado, com uma base de usuários substancial (mais de meio bilhão por mês) e em crescimento. Ademais, o Pinterest foi considerado a segunda rede social com crescimento mais rápido em 2024.
O Pinterest está crescendo ou diminuindo?
O Pinterest sempre teve um crescimento saudável e continua a crescer ano após ano. Em janeiro de 2024, a plataforma registrou um aumento significativo de 23,2% em sua audiência em relação ao ano anterior!
Qual é o principal público do Pinterest?
O maior segmento da audiência do Pinterest é de mulheres Millennials com idades entre 25 e 34 anos. No geral, quase 70% dos usuários são mulheres, enquanto seu público central consiste principalmente de mulheres entre 18 e 34 anos, além de uma presença crescente de usuários da geração Z.
Quão popular é o Pinterest?
O Pinterest é a 15ª rede social mais popular e a quinta maior plataforma de comércio social. Embora não seja a número 1, é uma plataforma consistente com uma base saudável de usuários.
Que porcentagem dos usuários do Pinterest são homens?
Apenas 22,6% dos usuários do Pinterest são homens, evidenciando que a plataforma é dominada por mulheres.