Influencer marketing é uma área que está sempre mudando. Os indicadores de sucesso, formatos de campanha e metas de conteúdo que funcionaram no ano passado podem não ser tão eficazes em 2025. Para te ajudar a ficar por dentro, reunimos 29 estatísticas importantes sobre o marketing de influenciadores.

    Esse levantamento abrange seis categorias e apresenta um panorama do setor, as plataformas de mídia social mais populares, o que é necessário para criar uma campanha de marketing de influenciadores eficaz e muito mais.

    ### O Relatório de Marketing de Influenciadores 2024

    Neste documento, você encontrará estatísticas sobre marketing de influenciadores do Relatório de Marketing de Influenciadores 2024. Ele aborda expectativas dos consumidores, comportamentos de compra, parcerias de marcas e previsões para o futuro. Também usaremos dados recentes da pesquisa Pulsar do Q1 de 2025.

    ### Estatísticas de Crescimento do Marketing de Influenciadores

    O marketing de influenciadores cresceu bastante nos últimos anos e não mostra sinais de desaceleração. Confira estas estatísticas de crescimento para entender mais sobre o setor e as perspectivas futuras para a mídia social.

    ### 1. 86% dos profissionais de marketing nos EUA vão trabalhar com influenciadores em 2025

    Em 2021, quase 70% dos profissionais de marketing nos EUA de empresas com mais de 100 funcionários planejavam usar marketing de influenciadores. Esse número não parou de subir e deve chegar a 86% em 2025.

    ### 2. 26% das agências e marcas alocam mais de 40% de seus orçamentos de marketing para marketing de influenciadores no mundo todo

    Atualmente, 26% das agências e marcas globais estão direcionando mais de 40% dos seus orçamentos para parcerias com influenciadores. Em contrapartida, 26,1% alocam menos de 10%. Ambos os números estão crescendo, indicando uma polarização sobre o orçamento destinado a influenciadores.

    ### 3. A indústria de marketing de influenciadores foi avaliada em 24 bilhões de dólares em 2024

    Essa indústria valia apenas 1,7 bilhão de dólares em 2016. Em 2022, alcançou 16,4 bilhões e, em 2024, chegou a impressionantes 24 bilhões. Esse crescimento mostra a saúde do setor.

    ### 4. Instagram é a principal plataforma de marketing de influenciadores no mundo

    Mais da metade das marcas (57%) considera o Instagram sua plataforma preferida para campanhas com influenciadores. O TikTok vem logo em seguida, com 52% das empresas preferindo essa rede. Outras plataformas como YouTube (37%), Facebook (28%) e LinkedIn (12%) também têm suas fatias.

    ### 5. O mercado global de plataformas de marketing de influenciadores deve alcançar quase 33 bilhões de dólares em 2025

    As plataformas de marketing ajudam a encontrar influenciadores, criar contratos e planejar campanhas. Por isso, não é surpresa que o tamanho desse mercado continue a crescer, com projeções de que chegue a 33 bilhões de dólares em 2025.

    ### Estatísticas de Eficácia do Marketing de Influenciadores

    Uma campanha de marketing de influenciadores eficaz exige várias etapas, como encontrar os influenciadores certos e o formato de conteúdo adequado. Essas estatísticas vão te ajudar a identificar o que faz uma campanha ser bem-sucedida.

    ### 6. 65% dos influenciadores querem participar do processo criativo

    Dados do Relatório de Marketing de Influenciadores 2024 mostram que 65% dos influenciadores preferem se envolver nas conversas sobre criatividade e desenvolvimento de produtos do que seguir um roteiro rígido. Eles têm uma conexão forte com a cultura da internet e sabem como se comunicar com seu público.

    ### 7. Profissionais de marketing medem o desempenho por engajamento e tráfego de links, enquanto influenciadores medem crescimento de audiência

    No mesmo relatório, a medição de resultados varia: enquanto influenciadores focam em métricas de engajamento e crescimento de público, os profissionais de marketing usam engajamento nas redes sociais (68%) e tráfego para links (50%).

    ### 8. Influenciadores preferem trabalhar com marcas em vídeos curtos e promoções de produtos

    Quando perguntados sobre seus formatos de conteúdo preferidos em colaborações, 53% escolheram vídeos curtos de 15 a 30 segundos, enquanto apenas 5% preferiram ativações duradouras.

    ### 9. 67% dos consumidores acreditam que a honestidade é fundamental para boas colaborações entre marcas e influenciadores

    Dados revelam que, para 67% dos consumidores, parcerias honestas são mais atrativas. Outras qualidades que impactam são entretenimento (48%) e conteúdo educacional (29%).

    ### Estatísticas de Retorno sobre Investimento (ROI) no Marketing de Influenciadores

    Os orçamentos para marketing de influenciadores estão nos níveis mais altos já vistos. Mas, o que as marcas estão ganhando com isso? Aqui estão dados sobre ROI para te ajudar a medir o impacto da sua próxima campanha.

    ### 10. Formar relacionamentos de longo prazo com influenciadores ajuda as marcas a economizar

    De acordo com o Relatório de Marketing de Influenciadores 2024, metade dos influenciadores cobra entre 250 e 1.000 dólares por post. Porém, 71% oferecem desconto para parcerias a longo prazo, destacando o valor dessas colaborações duradouras.

    ### 11. 86% dos consumidores fazem uma compra influenciada por um influenciador pelo menos uma vez por ano

    Na seção de Comportamento de Compra do Relatório, 16% dos consumidores dizem que o marketing de influenciadores é o que mais impacta suas decisões. Porém, o conteúdo dos influenciadores impulsiona 49% das compras feitas pelos consumidores ao longo do tempo.

    ### 12. 64% dos consumidores acreditam que avaliações genuínas são o tipo de conteúdo mais eficaz

    Avaliações autênticas (64%) e códigos de desconto (55%) são as características de conteúdo que mais influenciam a decisão de compra. Isso mostra que campanhas bem-sucedidas em 2025 vão incluir avaliações reais e promoções exclusivas.

    ### 13. 62% dos compradores frequentes estão propensos a compartilhar feedback de produtos com influenciadores

    O ROI no marketing de influenciadores não se limita a mais tráfego. Informações de comportamento mostram que 29% dos consumidores em geral compartilham feedback, mas o número salta para 62% entre os compradores frequentes.

    ### 14. Marcas B2C trabalham com múltiplos influenciadores ao mesmo tempo

    Dados mais recentes mostram que marcas B2C normalmente se associam a muitos influenciadores. A pesquisa aponta que 52% das marcas colaboram com entre 6 a 10 influenciadores e 23% com 11 a 19 ao mesmo tempo.

    ### Estatísticas de Marketing de Influenciadores B2B

    O marketing de influenciadores B2B está prestes a crescer em 2025. Marcas que estão se preparando podem aprender com as estatísticas de abaixo.

    ### 15. 49% dos profissionais de marketing B2B preveem que o conteúdo de influenciadores vai ser uma tendência em 2025

    Quase metade dos profissionais de B2B está de olho em integrar conteúdo de influenciadores em suas estratégias de marketing no próximo ano.

    ### 16. 58% das equipes de marketing B2B usam uma abordagem sempre ativa

    A abordagem sempre ativa ajuda a construir relacionamentos a longo prazo com influenciadores e suas audiências. Quase três em cada cinco equipes de marketing B2B fazem isso. Equipes que não utilizam essa abordagem têm 17 vezes mais chances de relatar um programa ineficaz.

    ### 17. 67% das marcas B2B usam marketing de influenciadores para aumentar a conscientização da marca

    De acordo com dados da pesquisa Pulsar do Q1 de 2025, aumentar a conscientização é o principal objetivo do marketing de influenciadores para a maioria das marcas B2B. Outros objetivos incluem aumentar a credibilidade (54%) e a lealdade do cliente (37%).

    ### Estatísticas de Marketing de Influenciadores no TikTok

    Embora as marcas nos EUA tenham que estar atentas ao futuro do TikTok, a plataforma continua superando expectativas em marketing de influenciadores. Influenciadores do TikTok têm taxas de engajamento altíssimas, tornando essa plataforma excelente para conquistar clientes fiéis. Confira as estatísticas a seguir para inspirar sua próxima campanha.

    ### 18. 27% dos usuários da Geração Z interagem com influenciadores no TikTok

    Dados mostram que 15% da Gen Z interage com influenciadores nas redes sociais, mas, no TikTok, esse número sobe para 27%.

    ### 19. Há mais de 100.000 influenciadores no TikTok nos EUA

    Em junho de 2023, havia mais de 100.000 influenciadores no TikTok, com seguidores variando de 5.000 a mais de 1 milhão. O número total de usuários do TikTok nos EUA cresceu, indicando que a quantidade de influenciadores também deve ter aumentado.

    ### 20. 88% dos usuários do TikTok são nano-influenciadores

    A grande maioria dos influenciadores no TikTok têm menos de 10.000 seguidores, com uma taxa média de engajamento de 10,3%. Isso é consideravelmente mais alto do que a taxa de 7,1% de influenciadores mega.

    ### 21. 54% dos usuários do TikTok têm menos de 24 anos e 56% são mulheres

    Mais da metade dos usuários do TikTok são mulheres e têm menos de 24 anos. A Geração Z representará a maior parte do consumo nas próximas décadas, tornando o TikTok uma oportunidade de marketing valiosa.

    ### 22. A beleza é a indústria mais discutida no TikTok, mas comida e bebida têm a maior taxa de engajamento

    Categorizando os conteúdos no TikTok, a beleza é a que mais aparece, enquanto comida e bebida têm a maior taxa de engajamento de 3%.

    ### Estatísticas de Marketing de Influenciadores no Instagram

    O marketing de influenciadores no Instagram é uma estratégia imprescindível para muitas marcas. Veja abaixo algumas estatísticas sobre influenciadores nessa rede social.

    ### 23. 77% dos influenciadores do Instagram têm menos de 10.000 seguidores

    A maioria dos influenciadores no Instagram são nano-influenciadores, tendo menos de 10.000 seguidores.

    ### 24. Geração X e Millennials são quase duas vezes mais propensos a engajar no Instagram que Boomers

    De acordo com o Relatório de Marketing, Geração X e Millennials têm o dobro da probabilidade de engajar no Instagram comparados aos Boomers, tornando o Instagram um local ideal para alcançar esses públicos.

    ### 25. A moda é o nicho mais popular no Instagram

    Instagram é a plataforma de escolha para influenciadores de moda, com 35,8 milhões de postagens e uma taxa média de engajamento de 1,59%.

    ### 26. Conteúdo esportivo foi o mais engajado no Instagram em 2023

    Influenciadores que publicam conteúdos relacionados a esportes e fitness tiveram a maior taxa de engajamento em 2023, com 2,31%.

    ### 27. 79% dos usuários de Reels já compraram um produto depois de assistir a um Reel

    Os Reels são uma excelente forma de gerar conversões. Uma pesquisa revelou que 79% dos usuários que assistem a Reels já compraram produtos por causa deles.

    ### Estatísticas de Marketing de Influenciadores no YouTube

    Por fim, vamos conferir as estatísticas do marketing de influenciadores no YouTube e o que podemos aprender com eles.

    ### 28. 51% dos usuários do YouTube preferem vídeos longos de marcas

    Mais da metade dos usuários do YouTube se envolvem mais com vídeos longos (acima de 60 segundos). De um ponto de vista de parcerias, o YouTube é excelente para testes de ativações mais profundas.

    ### 29. Os três principais nichos no YouTube são jogos, esportes e moda

    Os temas com mais conteúdo no YouTube são jogos, esportes e moda. Enquanto viagens têm menos postagens, a taxa de engajamento do nicho de viagens é a mais alta.

    ### Fique por dentro das estatísticas de marketing de influenciadores

    Seguir as últimas estatísticas de marketing de influenciadores é uma boa maneira de melhorar suas campanhas. Quer impulsionar ainda mais sua estratégia de marketing? Utilize ferramentas de marketing de influenciadores para encontrar influenciadores específicos, construir campanhas e formar relacionamentos duradouros com influenciadores e suas audiências.

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