Saber como funciona o tráfego faz parte da estratégia da maior parte das pessoas que quer ter sucesso com o seu site e, principalmente, com as suas vendas. A visibilidade ainda está grande na internet, o meio on-line é ainda maior na agência de marketing.

    Mesmo que crie um site sem poder apenas pode-lo da forma como per quis parecer uma missão divertida, não é parar nesse ponto estético. As propagandas e a estruturação do conteúdo também são muito relevantes. Sendo assim, conheça abaixo tudo sobre esse assunto e como aproveitá-lo para aumentar suas vendas.

    Afinal, o que é tráfego pago?

    Antes de saber como funciona o tráfego pago, é necessário saber o que ele é. Este tipo de “promoção” se refere aos visitantes que acessaram um determinado site, página ou loja graças a algum anúncio publicitário nas plataformas da internet. Para que isso fosse possível, tornou-se necessário investir financeiramente.

    É válido dizer que apenas as empresas que pagam para ampliar a visibilidade de suas páginas conseguem gerar tráfego pago.

    Dentre as maiores fontes desse tipo de movimentação na internet, o Google Ads pode ser visto como uma das plataformas mais populares e utilizadas.

    Cada um dos anúncios que aparecem no google são identificados com a tag “Anúncio”, podendo ser ativado quando o usuário busca por alguma palavra-chave específica que esteja atrelada diretamente ao conteúdo pago.

    Sendo assim, quando há algum clique no anúncio, o usuário será direcionado para a página relacionada a ele.

    Como ele funciona?

    Para saber como funciona o tráfego pago, é preciso entender toda a técnica que está por trás desse tema. Atualmente, existem dois métodos utilizados para que os anúncios sejam exibidos:

    • Custo por Clique (CPC);
    • Custo por Mil Impressões (CPM);

    A ordem dos anúncios nos buscadores da internet depende exclusivamente de um leilão entre os que desejam anunciar. Sendo assim, será preciso optar por um dos dois métodos para conseguir dar o seu lance.

    Dessa forma, o interessado poderá pagar pelo clique que o usuário dará no anúncio ou por conseguir aparecer mil vezes nos buscadores.

    Dessa maneira:

    • CPC: método comumente utilizado por quem deseja anunciar, visto que leva o tráfego real para as páginas;
    • CPM: método mais recomendado para quem deseja ter uma maior visibilidade, pois tem como foco a aparição constante de um determinado anúncio dentro dos buscadores.

    Diferenças entre tráfego pago e orgânico

    Muitas pessoas ainda devem ter dúvidas sobre quais as diferenças entre o tráfego pago e o tráfego orgânico.

    De uma maneira geral, o que promove a diferença é a possibilidade de investimento na modalidade paga e a gratuidade na modalidade orgânica, o que permite que os próprios usuários se encaminhem para as páginas.

    Em um tráfego orgânico, é necessário utilizar as mais variadas estratégias de marketing para que o seu site fique bem rankeado na internet.

    Com o tráfego pago, esse tipo de conteúdo também é bem-vindo, mas torna-se possível impulsionar os acessos por meio de um investimento.

    Sendo assim, apenas para compreender como funciona o tráfego pago e o orgânico, lembre-se:

    • Tráfego pago é aquele em que um usuário clica em um anúncio e é direcionado até uma página;
    • Tráfego orgânico é aquele que ocorre quando o visitante vai até a sua página de maneira natural.

    Vantagens de investir no tráfego pago

    Existem, sim, muitas vantagens em investir em tráfego pago. Para quem deseja encontrar resultados imediatos ou de longa duração, essa é a saída mais ágil e por um preço relativamente aceitável. Mesmo que o tráfego orgânico seja carismático, acaba exigindo muito tempo de estudo em SEO.

    O tráfego pago por si só gera resultados de imediato, não sendo necessário ter algum conhecimento técnico sobre a plataforma ou qualquer mecanismo de marketing. Tudo o que é necessário fazer é buscar pelas plataformas certas e investir o dinheiro que achar viável em um determinado anúncio, esclareceu Ruth Gonçalves, mentora da Musa Select Academy com vasta experiência em marketing digital.

    Sendo assim, as vantagens de investir nesse tipo de tráfego são:

    • Gerar um tráfego volumoso para sites que foram criados há pouco tempo;
    • Produzir conteúdo relevante sem precisar estudar SEO;
    • Anunciador sem a necessidade de uma equipe de marketing de conteúdo;
    • Ter visibilidade para o público-alvo de maneira garantida.

    É importante destacar algo tanto no tráfego pago como no orgânico. Se pretende faze-lo em um site, qualquer um dos dois, ele precisa está de acordo com a Lei da proteção de dados.

    Caso tenha dúvidas de como implementar, você pode recorrer a ajuda de um plugin chamado WP RGPD PRO, que deixa seu site nas normas vigentes.

    Plataformas que podem ser usadas

    Após descobrir como funciona o tráfego pago , está na hora de saber são as plataformas conhecidas para alcançar um bom público e, ainda por cima, conseguir lucrar. Confira, abaixo, quais são as mais recomendadas e de maior sucesso:

    1. Google Ads, com possibilidade de desejo do público-alvo;
    2. Facebook Ads, com possibilidade de aumentar a visibilidade de uma marca e segmentar a audiência;
    3. Anúncios do YouTube, com possibilidade de criar e veicular anúncios dentro da própria rede;
    4. Instagram Ads, com possibilidade de criar anúncios dentro do Instagram por meio de fotos, vídeos ou stories.

     

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    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira