Vídeo no LinkedIn: Como Se Destacar na Rede Social

    O vídeo é uma das melhores maneiras de se destacar nas redes sociais, e no LinkedIn isso não é diferente. Os uploads de vídeos nessa plataforma aumentaram 45% ao ano. Um estudo recente mostrou que 66% dos consumidores consideram os vídeos curtos como o tipo de conteúdo mais envolvente.

    Com o LinkedIn incorporando vídeos curtos em sua plataforma, e o crescimento desse formato sendo o dobro de outros, está na hora de pensar em incluir vídeos na sua estratégia de marketing. Seja para educar o público sobre seus produtos ou compartilhar ideias rápidas, esse é o momento de experimentar.

    A boa notícia é que aproveitar o vídeo no LinkedIn não significa que você precise produzir mais conteúdo. Com a integração do Sprout, você pode programar e compartilhar vídeos como parte de uma estratégia multi-canal, monitorar métricas de desempenho e testar diferentes formatos. Assim, você consegue ver como seus esforços no LinkedIn se encaixam na sua estratégia geral, tudo em um só lugar.

    Neste texto, vamos falar sobre três tipos de vídeos no LinkedIn: orgânicos, ao vivo e pagos. Continue lendo para entender melhor as novidades sobre vídeos e como usá-los para aumentar o conhecimento da marca e o engajamento.

    O Papel do Vídeo no LinkedIn

    Nos últimos anos, o LinkedIn vem testando recursos para vídeos na plataforma. Alguns usuários já podem ver uma aba dedicada a vídeos no app móvel, que leva a um novo feed vertical imersivo, seguindo o estilo curto e fácil de navegar que o TikTok, o YouTube Shorts e o Instagram Reels popularizaram.

    Essa novidade é apenas o começo. Recentemente, foram adicionados um feed de vídeo vertical em tela cheia para desktop e o módulo “Vídeos Para Você”, que recomenda conteúdos baseados no comportamento do usuário. Eles também têm mantido a comunidade atualizada sobre as melhores práticas para vídeos.

    Para quem trabalha com redes sociais, a similaridade de recursos em diversas plataformas facilita bastante a criação de conteúdo.

    Com o aumento do uso de vídeos no LinkedIn, vários influenciadores e criadores de conteúdo afirmam que seus vídeos verticais recebem mais engajamento e visibilidade. Embora esses relatos não sejam confirmados, indicam que a plataforma está investindo na descoberta e performance de vídeos.

    Além disso, o LinkedIn tem evoluído muito nos últimos anos. A pesquisa de estratégia de conteúdo social de 2024 mostra que a rede passou de um ambiente estritamente profissional para um espaço onde as pessoas compartilham experiências pessoais e constroem comunidades. Isso abre oportunidades para marcas estabelecerem conexões mais significativas com seu público.

    A Importância do Vídeo para Sua Marca

    Para marcas B2B, o vídeo no LinkedIn representa uma enorme chance de aumentar o reconhecimento da marca. Quatro em cada cinco membros do LinkedIn participam de decisões de compra, e eles têm duas vezes mais poder de compra do que a média do público online. Um vídeo no LinkedIn é uma forma direta de alcançar tomadores de decisão.

    Mais do que qualquer outro tipo de conteúdo, os consumidores querem informações de produto educativas no LinkedIn. Porém, com tantas marcas compartilhando conteúdos semelhantes, como se destacar? A resposta está no “edutainment”.

    Edutainment é um tipo de conteúdo educacional que também é divertido, rápido e fácil de entender. Usando humor, narrativa ou visuais fortes, as marcas podem transformar informações sobre produtos em vídeos criativos que prendem a atenção e aumentam a lembrança da marca. Segundo a pesquisa de 2024, 66% dos usuários dizem que o edutainment é o tipo de conteúdo mais envolvente, superando até memes e esquetes.

    Um exemplo é um vídeo divertido da Plaid, que destaca como a Branch usa seus serviços de forma clara e envolvente.

    Seja compartilhando dicas, mostrando como seu produto funciona ou contando a história de um cliente, o vídeo no LinkedIn ajuda sua marca a parecer mais útil e confiável.

    Aumentando o Engajamento e Construindo Comunidade no LinkedIn

    Quer mais pessoas interagindo com seus vídeos no LinkedIn? Inclua uma chamada para a ação (CTA) por vídeo e mantenha o conteúdo curto. As pesquisas mostram que vídeos com menos de 15 ou 30 segundos recebem mais engajamento.

    Outra forma de incrementar o engajamento é colaborar com influenciadores e líderes de pensamento. Houve um aumento de 23% no número de postagens de CEOs na plataforma. Os posts de executivos e influenciadores têm quatro vezes mais engajamento que posts comuns, mostrando que as pessoas preferem ouvir vozes reais e não só marcas.

    Uma estratégia interessante é usar anúncios de influenciadores no LinkedIn. Esses anúncios promovem conteúdos de influenciadores ou colaboradores, em vez de focar apenas na marca, humanizando sua comunicação.

    Se você busca uma maneira mais ágil de identificar e gerenciar influenciadores, a ferramenta de marketing de influenciadores do Sprout Social pode ser uma boa opção.

    Essas táticas aumentam o engajamento e criam oportunidades de interação significativa, que são a base de qualquer comunidade forte.

    Conhecendo os Diferentes Tipos de Vídeo no LinkedIn

    O LinkedIn oferece várias formas de compartilhar vídeos, e é importante entender como cada formato funciona e quando usá-los.

    Independentemente de quantas páginas você gerencia, a integração do Sprout facilita a programação, publicação e medição do desempenho dos seus vídeos.

    Vídeo Ao Vivo no LinkedIn

    O LinkedIn Live permite transmitir conteúdo em tempo real na plataforma. Esse formato é ideal para eventos virtuais, como painéis, sessões de perguntas e respostas, lançamentos de produtos, entre outros.

    Diferente dos outros tipos, o conteúdo ao vivo conecta diretamente o host à audiência, sendo ótimo para construir comunidade. Em média, as transmissões ao vivo recebem 23 vezes mais comentários do que vídeos normais.

    Para usar o LinkedIn Live, sua página ou perfil deve cumprir alguns critérios e usar uma ferramenta de transmissão de terceiros. A integração do Sprout com plataformas de streaming ajuda a gerenciar seu conteúdo ao vivo junto com o restante da sua estratégia.

    Formatos de Vídeo Padrão no LinkedIn

    Os formatos padrão são postados diretamente no feed, sendo essenciais para uma estratégia de postagens. Eles são ideais para aumentar a conscientização da marca, promover liderança de pensamento e educar o público.

    Os vídeos curtos têm melhor desempenho, especialmente se começarem com uma boa introdução e terminarem com uma chamada para ação. Um exemplo é a Sephora, que compartilhou um vídeo com estilo de trailer para promover sua campanha, direcionando os visualizadores para ver o conteúdo completo.

    Anúncios em Vídeo no LinkedIn

    Os anúncios de vídeo são postagens pagas que aparecem nos feeds dos usuários de acordo com seu público-alvo. Você pode segmentar por cargo, empresa e indústria, tornando mais fácil alcançar decisores. Estudos mostram que públicos associados a anúncios do LinkedIn têm duas a três vezes mais chances de associar características positivas à marca.

    Contudo, apenas pagar por um anúncio não é suficiente. Seu conteúdo precisa ser criativo, claro e memorável. Em um estudo sobre anúncios B2B, apenas 19% dos participantes lembraram da marca após ver a publicidade.

    Algumas boas práticas incluem:

    1. Mencionar a marca várias vezes;
    2. Usar som estrategicamente para aumentar a memorização;
    3. Manter vídeos com no máximo 30 segundos.

    Um anúncio profissional da Rogers Business é um bom exemplo, contando a história de um cliente e seguindo essas práticas.

    Vídeo Vertical no LinkedIn

    O feed de vídeo vertical é a resposta do LinkedIn ao estilo de conteúdo do TikTok: vídeos verticais em tela cheia que são curtos e ideais para descoberta. Porém, nem todos os usuários têm acesso a esse recurso, já que a plataforma ainda está em fase de testes.

    Outra questão importante é que você não pode postar diretamente nesse feed; o conteúdo apresentado é escolhido com base na qualidade e relevância.

    Dicas para se Destacar com Vídeos no LinkedIn

    Após conhecer os tipos de vídeo, o próximo passo é criar conteúdo que conecte. Aqui vão algumas práticas recomendadas:

    • Capture atenção logo nos primeiros 3 segundos. Pergunte algo, compartilhe uma estatística ou mostre valor logo de cara.
    • Mantenha os vídeos curtos. O ideal é entre 15 e 30 segundos, já que o tempo de atenção é limitado.
    • 79% dos vídeos são assistidos sem som. Use legendas ou texto na tela para garantir que sua mensagem seja entendida sem áudio.
    • Priorize consistência. Use as ferramentas de análise do Sprout para identificar o que funciona e melhorar ao longo do tempo.

    Integrando Vídeos do LinkedIn à Sua Estratégia de Mídias Sociais

    O conteúdo em vídeo no LinkedIn tem melhor desempenho quando se alinha aos seus objetivos maiores. Por exemplo, uma empresa de software B2B pode usar vídeos curtos para explicar funcionalidades ou mostrar histórias de sucesso de clientes. Consultores podem usar vídeos ao vivo para compartilhar insights e construir confiança.

    E se você gerencia várias plataformas, a ferramenta de gerenciamento de mídias sociais do Sprout facilita a implementação de uma estratégia de vídeo multi-canal sem aumentar sua carga de trabalho. Com o Sprout, você pode agendar conteúdos e acompanhar o desempenho, tudo em um só lugar.

    Esse tipo de conteúdo é uma grande oportunidade para se conectar com seu público de maneira significativa.

    Avatar photo

    Informação confiável e inovadora, feita por profissionais dedicados à verdade e ao esclarecimento.