Milhões de postagens nas redes sociais são publicadas na internet todo dia. Mas como conseguir se destacar e encontrar as informações importantes que interessam à sua marca? A resposta está em usar as ferramentas de escuta social certas.

    Um simples alerta do Google não é mais suficiente. Para se manter à frente, é preciso ter uma abordagem estratégica e específica para o seu setor. A escuta social ajuda a descobrir os sentimentos, preferências e problemas que influenciam a opinião do seu público, permitindo decisões mais inteligentes, não só em marketing, mas em todo o negócio.

    Este guia vai te mostrar como criar consultas de escuta social que tragam insights reais e práticos, feitos sob medida para o seu setor.

    Como reunir insights do público social de forma eficaz com a escuta social

    Saber a diferença entre se afogar em dados sociais e extrair insights valiosos depende da sua abordagem com a escuta social. Embora milhões de conversas aconteçam todos os dias nas plataformas, os profissionais de marketing bem-sucedidos sabem onde focar.

    Comece alinhando sua estratégia de escuta social com objetivos de negócios específicos. Em vez de monitorar tudo, identifique as perguntas críticas que influenciam suas decisões. Por exemplo:

    • O que os clientes estão dizendo que pode informar sua próxima atualização de produto?
    • Quais ações dos concorrentes estão ressoando com o público que você compartilha?
    • Quais tendências emergentes podem oferecer novas oportunidades ou ameaças?

    As respostas a essas perguntas ajudarão você a identificar palavras-chave que podem ser úteis na sua consulta de escuta social. A maioria das ferramentas utiliza busca booleana, que pode ser complexa e demorada, mas o Sprout Social simplifica esse processo.

    O Construtor de Consultas do Sprout torna tudo mais fácil, permitindo que sua equipe crie consultas precisas e detalhadas sem precisar se preocupar com lógica booleana. Diferente de outras ferramentas, o Sprout não exige conhecimento avançado de busca, assim você pode obter insights rápidos e relevantes.

    Leve isso um passo adiante com o Queries by AI Assist, que sugere palavras-chave relevantes em tempo real, ajudando a descobrir jargões da indústria, hashtags em alta e nuances regionais que poderiam passar despercebidas. Com o Sprout, você tem uma escuta poderosa e intuitiva, que mostra todas as conversas que importam.

    Sugestões de escuta social para diferentes setores

    Cada setor tem sua própria linguagem, tendências e comportamentos do público. Essas sugestões podem ajudar você a dialogar de forma mais eficiente com seu público. Responda-as de maneira pensativa, imitando como seu público discutiria o assunto.

    Anote suas respostas e os termos recorrentes que vale a pena explorar. Essas palavras-chave podem ser usadas em seus tópicos de escuta. Lembre-se: insights do público podem vir de onde menos se espera, então continue refinando suas pesquisas.

    Insights do público social para marcas B2B

    Os compradores B2B não estão apenas em busca de produtos, mas de parceiros que ajudem a resolver problemas do dia a dia. Ao prestar atenção nas conversas sociais, você consegue entender o que importa para eles e ajustar suas estratégias.

    Por exemplo, a Canva usa insights do público para moldar uma estratégia de marketing que aborda dificuldades que seu público enfrenta diariamente.

    Se você quer trazer um toque mais humano para sua estratégia de marketing B2B, considere essas sugestões:

    • Quais desafios nossos clientes discutem? Quais barreiras do setor influenciam esses desafios?
    • Quais tópicos estão em alta na sua indústria? Quais frases ou palavras estão associadas a eles?
    • Como os potenciais clientes falam sobre seus concorrentes? Onde sentem que não estão sendo bem atendidos?

    Insights do público social para marcas de serviços financeiros

    As redes sociais têm se tornado um espaço onde se discutem preocupações financeiras, de frustrações bancárias a dúvidas sobre investimentos. No entanto, as marcas de serviços financeiros enfrentam desafios únicos ao se engajar nessas conversas.

    Para criar conteúdo que aparente confiança e cumpra com as regulamentações, concentre-se em descobrir lacunas de conhecimento financeiro por meio da escuta social. Isso posiciona sua marca como uma fonte confiável de informações, ao mesmo tempo em que atende às exigências legais. Considere essas perguntas:

    • Quais conversas de mercado estão em alta e como os consumidores se sentem em relação a elas?
    • Quais perguntas dos clientes se repetem? Você consegue identificar padrões nos tópicos?
    • Quais objetivos financeiros se alinham com suas ofertas e como seu público fala sobre eles?

    Além de informar estratégias de conteúdo, a escuta social pode ajudar na otimização de portfólios, avaliação de riscos e due diligence.

    Insights do público social para marcas de turismo e hospitalidade

    As redes sociais mudaram a forma como as pessoas planejam suas viagens, servindo tanto como canais de feedback quanto fontes de inspiração. Por exemplo: a ferramenta de escuta social do Sprout revelou que a estreia da terceira temporada de “White Lotus” gerou mais de 775 milhões de conversas ligadas ao programa e à Tailândia.

    Através de uma escuta social estratégica, marcas de hospitalidade podem entender o que realmente importa para os hóspedes, como a experiência de reserva e momentos memoráveis de atendimento. Para alinhar suas ofertas às expectativas do público, foquem na escuta em:

    • Quais aspectos específicos constam nos elogios ou críticas dos viajantes sobre acomodações, transportes ou destinos?
    • Quais tendências emergentes estão influenciando as decisões de viagem hoje?
    • Que tipos de experiências ou destinos estão chamando a atenção do seu público-alvo?
    • Como os clientes comparam seus programas de fidelidade e comodidades com as de concorrentes?

    Líderes do setor, como o Minor Hotels, utilizam essas informações para moldar suas estratégias e comparar seu desempenho com o de concorrentes, criando experiências que se conectam com as preferências dos viajantes.

    Insights do público social para marcas de saúde

    Os consumidores buscam informações sobre saúde nas redes sociais, mas nem sempre as informações são precisas. De acordo com estudos, 93% dos consumidores acreditam que as marcas precisam combater a desinformação, especialmente no setor de saúde.

    A desinformação se espalha rapidamente, então é crucial que as marcas de saúde sejam proativas na identificação e combate a essas informações incorretas. Se você está desenvolvendo uma estratégia de escuta social para uma organização de saúde, considere:

    • Quais tópicos sobre saúde estão gerando conversas em nível nacional ou local?
    • Quais preocupações as pessoas têm em relação a tratamentos e políticas?
    • Como os consumidores falam sobre marcas de saúde e o que influencia sua confiança?

    Focar nos insights do público que guiam essas discussões pode ajudar a criar materiais de marketing acessíveis e baseados em fatos, desmistificando mitos e respondendo a perguntas comuns sobre saúde.

    Insights do público social para instituições de ensino superior

    As redes sociais são uma plataforma essencial de comunicação durante toda a trajetória acadêmica, desde estudantes que exploram opções até ex-alunos compartilhando conquistas.

    Através da escuta social direcionada, instituições educacionais podem captar conversas autênticas sobre experiências no campus, ofertas acadêmicas e reputação institucional. Para construir insights que fortifiquem sua estratégia de marketing educacional, preste atenção em:

    • Como os alunos descrevem a vida no campus? Quais aspectos eles celebram ou criticam?
    • Quais fatores influenciam as decisões dos estudantes que estão se preparando para a universidade?
    • Quais elementos de suas campanhas geram mais engajamento significativo?

    Instituições como o Gettysburg College utilizam esses insights para manter uma abordagem de marketing centrada no público, verificando se suas mensagens atendem às prioridades reais dos alunos.

    Insights do público social para organizações sem fins lucrativos

    Organizações sem fins lucrativos se destacam em criar conexões significativas com doadores, voluntários e defensores. A escuta social fornece insights cruciais sobre motivações de apoio e conversas relacionadas a causas que podem transformar a eficácia do outreach.

    Analisando discussões nas redes sociais, as ONGs descobrem os fatores emocionais que envolvem seus apoiadores e podem alinhar suas mensagens. Foque sua estratégia de escuta em:

    • Quais tópicos estão em alta no seu setor e como sua organização pode contribuir?
    • Quais conversas atuais oferecem oportunidades naturais para amplificar sua missão?
    • Como os beneficiários e apoiadores descrevem o impacto dos seus programas?

    Esses insights ajudam as ONGs a identificar oportunidades de defesa em tempo real, criando narrativas mais autênticas que inspiram ação – transformando seguidores das redes sociais em apoiadores engajados que promovem sua causa.

    Transformando insights do público social em ação

    O cenário das redes sociais está repleto de conversas valiosas que podem transformar sua estratégia de marketing, se você souber como encontrá-las. Usando sugestões específicas do seu setor, é possível se destacar e focar nos insights que geram resultados significativos para o seu negócio.

    Mas apenas ter insights não é suficiente. O verdadeiro valor vem quando você integra essas descobertas em sua estratégia de marketing e compartilha entre os departamentos. Com a solução de escuta do Sprout, você não apenas coleta esses insights poderosos, mas também visualiza tendências, acompanha sentimentos ao longo do tempo e gera relatórios completos que ajudam na tomada de decisões em toda a organização.

    Pronto para descobrir o que seu público realmente está dizendo? Veja como as ferramentas de escuta do Sprout Social podem ajudar a desvendar os insights que vão impulsionar seu próximo crescimento.

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