As redes sociais se tornaram essenciais na jornada do cliente na atualidade, destacando a importância do marketing digital para empresas de todos os tamanhos. Mesmo com a pressão das restrições econômicas nos orçamentos de marketing, os executivos continuam priorizando investimentos em mídias sociais, e não é à toa.

    Os consumidores passam mais tempo nas redes, o que proporciona acesso sem igual para as marcas influenciarem decisões de compra em todos os estágios: desde o momento da descoberta até a fidelização. Atualmente, uma estratégia de marketing em mídias sociais pode ser decisiva para o futuro de uma marca.

    As estatísticas do Índice Sprout Social 2025 mostram como as marcas se encaixam na cultura online e como as preferências dos consumidores podem impulsionar os negócios em 2025 e além.

    ## Por que as redes sociais são importantes para empresas em diversos setores

    Marcas inteligentes de diferentes segmentos usam redes sociais para surpreender seu público, aumentar a participação no mercado e impulsionar vendas. A seguir, algumas estatísticas que mostram o impacto das mídias sociais nas empresas:

    ### 1. O marketing em redes sociais ajuda a construir comunidade e reputação

    A reputação é fundamental, especialmente em tempos difíceis. De acordo com o Índice Sprout Social 2025, 93% dos consumidores acreditam que é essencial que as marcas acompanhem a cultura online. Isso não significa apenas entrar nas tendências passageiras, mas sim entender quais tendências têm ressonância com o público-alvo.

    O gerenciamento da reputação nas redes sociais nunca foi tão importante. Os usuários estão cada vez mais online e, com isso, essas plataformas se tornam cruciais na construção da narrativa da marca. Entre quem se considera “eternamente online”, 30% planejam aumentar o uso de redes sociais em 2025 e 56% devem manter seus hábitos atuais.

    As redes sociais permitem que as marcas se conectem de forma mais pessoal com sua audiência, criando vínculos autênticos que resistem tanto em momentos bons quanto ruins.

    ### 2. Dados das redes sociais informam um posicionamento competitivo mais forte

    Saber o que a concorrência está fazendo pode ajudar na tomada de decisões importantes. Contudo, se você não utiliza as redes para monitorar o que seus concorrentes e seus clientes estão priorizando, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

    As redes sociais oferecem uma chance sem igual de observar e analisar as estratégias dos concorrentes em tempo real. Você pode coletar dados sobre interações de atendimento ao cliente que revelam pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços de quem concorre com você. Temas de conteúdo indicam os diferenciais que seus concorrentes estão destacando.

    É claro que fazer essa análise manualmente toma muito tempo até para as equipes mais completas. Por sorte, ferramentas como a de escuta social da Sprout ajudam as equipes a descobrir insights críticos rapidamente por meio de análises automatizadas e prontas para apresentação.

    ### 3. Dados das redes sociais criam uma estratégia de negócios mais centrada no cliente

    Com dados de escuta social, as marcas conseguem acompanhar em tempo real as tendências e conversas que impactam seu público. Essas informações ajudam a formular estratégias comerciais mais centradas no cliente.

    Por exemplo, a Goally, uma empresa de tecnologia que apoia famílias com indivíduos neurodiversos, usa essas ferramentas para entender melhor as necessidades de seu público. Descobriram que os pais desejam a independência de seus filhos, o que ajudou a guiar a visão da empresa.

    ### 4. O marketing em redes sociais apoia resultados de relações públicas

    O ciclo de notícias de 24 horas transformou as relações públicas. Apenas enviar comunicados de imprensa para jornalistas não é suficiente. As marcas precisam contar uma narrativa cativante que atraia o interesse da mídia, caso contrário, correm o risco de passar despercebidas.

    As redes sociais ajudam as marcas a se destacarem ao oferecer formas de apresentar uma narrativa de liderança e contar histórias da marca. Essa abordagem se tornou parte fundamental das estratégias de comunicação executiva, permitindo que os líderes compartilhem insights e demonstrem seu conhecimento.

    Construir uma presença forte nas redes, incluindo dos executivos, traz mais do que seguidores e curtidas: é uma via própria para amplificar a comunicação de relações públicas, influenciar narrativas, interagir com o público diretamente e gerar cobertura positiva na mídia.

    ### 5. O marketing em redes sociais desempenha um papel crucial na gestão de crises

    Crises podem acontecer em empresas grandes e pequenas. As redes sociais expõem os negócios a um novo nível de escrutínio.

    Cenas de crises em mídias sociais podem surgir de várias escalas, desde um comentário insensível de um funcionário até um aumento no número de reclamações por um erro no serviço. A melhor forma de gerenciar esses riscos é ter um plano de crise para as redes sociais.

    O marketing em redes sociais nesta situação tem um papel duplo. Primeiro, ao monitorar e ouvir as redes sociais, é possível gerenciar riscos proativamente. Segundo, uma estratégia de crise com foco nas redes permite que as marcas abordem os problemas antes que se tornem maiores.

    ### 6. O comércio social apresenta seus produtos e serviços a compradores

    Por que investir em marketing nas redes sociais? Porque isso é um investimento no futuro do seu negócio.

    A maioria das interações entre consumidores e marcas começa meses antes da compra. Se você não investe em uma estratégia de comércio social baseada em dados, está perdendo uma grande fonte de receita. Pense nas suas redes sociais como um catálogo interativo e centrado na comunidade dos seus produtos e serviços.

    ### 7. O marketing em redes sociais proporciona experiências incríveis para os clientes

    Com mais interações entre consumidores e marcas sendo digitais, há grandes oportunidades para causar uma boa impressão no público-alvo. Os atendimentos individuais agora ocorrem em um palco público, com impacto que vai além do tradicional.

    Por isso, é essencial que as marcas desenvolvam estratégias de atendimento ao cliente nas mídias sociais que incentivem o engajamento. Apenas responder a uma dúvida ou mensagem de um consumidor pode fazer toda a diferença: 73% das pessoas afirmam que, se uma marca não responder, elas acabam comprando de um concorrente.

    Respostas rápidas e personalizadas são fundamentais para o sucesso. Os entrevistados afirmaram que as empresas deveriam focar no atendimento ao cliente como prioridade nas mídias sociais. Engajar diretamente com o público oferece oportunidades de surpreendê-lo e conquistá-lo. Quando isso acontece, você colhe os frutos da lealdade deles.

    ### 8. O marketing em redes sociais gera leads e receita

    As redes sociais evoluíram para fazer mais do que gerar conversas—elas impulsionam tendências. Pesquisa mostra que consumidores utilizam plataformas como Facebook (39%), TikTok (36%) e Instagram (29%) para comprar produtos. Entre os jovens, 54% da geração Z e 47% dos Millennials fizeram alguma compra através do TikTok.

    Apenas 13% dos consumidores que compram por redes sociais o fazem diretamente através das plataformas, mas isso deve mudar. As pessoas estão mais propensas a compras impulsivas graças à facilidade de navegação nas redes sociais. Se o preço estiver certo e a experiência de compra for simples, os consumidores compram.

    ### Como três marcas maximizam a importância do marketing em redes sociais

    Os dados estão disponíveis, agora vamos ver como três marcas aproveitam o potencial das mídias sociais.

    ### A equipe da Sprout mostra o ROI social para a liderança

    Conseguir o apoio da liderança é essencial para o sucesso em redes sociais. Sejam novos ferramentas ou campanhas criativas, ter o suporte da direção garante que os projetos avancem e os obstáculos sejam superados.

    Na Sprout, quando decidimos mudar nosso modelo de relatórios para melhor capturar o valor de nossas campanhas de redes sociais, procuramos o apoio de nosso diretor de marketing e VP de Marca e Mídia Social. Essa parceria foi fundamental para priorizar a implementação do novo modelo.

    ### A Atlassian usa escuta social para entender melhor seu público

    A equipe de redes sociais da Atlassian quer estar presente em todas as conversas sobre trabalho. Eles entram em diálogos sobre gerenciamento de equipes ou desenvolvimento ágil, mesmo que não sejam diretamente sobre seus produtos. Esse engajamento ajuda a humanizar a marca e a fortalecer vínculos com a audiência.

    ### A Casey’s utiliza integrações de mídias sociais para aumentar a satisfação do cliente

    Para a Casey’s, a criação de experiências de atendimento ao cliente nas redes sociais é uma tarefa colaborativa. Para garantir que nenhuma solicitação passe despercebida, utilizam a integração com o Salesforce. Antes, demoravam até três dias para responder mensagens nas redes sociais, mas agora conseguem fazer isso entre três a cinco horas.

    ## A importância do marketing em redes sociais permeia toda a empresa

    O impacto das redes sociais vai além do marketing e afeta quase todos os setores de um negócio. Mais equipes, de atendimento ao cliente a desenvolvimento de produtos, se beneficiam das valiosas informações de mercado que as mídias sociais podem oferecer.

    Para que isso aconteça, é necessário uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que faça a comunicação interna fluir bem. Solicite uma demonstração personalizada para entender como nossas ferramentas permitem um trabalho mais colaborativo e decisões mais ágeis com base nas redes sociais.

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