Advocacia de Funcionários: A Chave para Superar Desafios nas Redes Sociais

    Diante de mudanças nos algoritmos, incertezas econômicas e feeds lotados, a equipe da Sprout se depara com um cenário desafiador nas redes sociais. Para enfrentar essas dificuldades, optamos pela advocacia dos colaboradores, uma estratégia que potencializa nosso conteúdo.

    “Advocacia é nosso superpoder secreto para criar reconhecimento”, afirma Olivia Jepson, estrategista sênior de mídias sociais. “Ampliação é a chave para se destacar, aumentar nosso alcance e romper com o barulho nas redes sociais.”

    Neste texto, vamos mostrar como a advocacia dos funcionários transforma nossos desafios em oportunidades. Continue lendo para entender nossa estratégia e os passos que você pode seguir para potencializar seu programa de advocacia.

    Por que a advocacia é importante

    Nossos colaboradores são nosso maior ativo nas redes sociais. Por isso, a advocacia é fundamental para resolver nossos desafios e fortalecer nossa estratégia. Aqui estão quatro formas pelas quais nosso programa de advocacia oferece soluções para problemas comuns nas redes sociais.

    Aumenta o alcance e a visibilidade

    Desafio nas redes sociais #1: Conseguir alcance orgânico nunca foi tão complicado.

    Se você está enfrentando dificuldades para se destacar nas redes sociais, envolva seus colaboradores. Eles ajudam a expandir seu público e a fortalecer a comunidade da sua marca. Em média, o conteúdo compartilhado por pessoas gera mais engajamento do que aquele divulgado por marcas. A solução de Advocacia de Funcionários da Sprout permite que você reúna e compartilhe conteúdos com seus colaboradores em poucos cliques.

    Você ainda fica tranquilo, pois utiliza textos previamente aprovados para que eles compartilhem, e recebe relatórios automáticos que mostram o impacto do seu trabalho por meio de dados.

    A advocacia é a forma mais simples de aumentar nosso alcance. Com essa solução, conseguimos atingir 28,9 milhões de pessoas em 2024, gerando um valor em mídia adquirida (EMV) de $898 mil. O EMV é um indicador importante que demonstra o impacto das nossas ações.

    Atrai os melhores candidatos

    Desafio nas redes sociais #2: As equipes de marketing estão em crescimento, mas encontrar os candidatos certos se torna cada vez mais complicado. A expectativa é que 86% dos líderes de marketing contratem ao menos dois novos colaboradores em 2025.

    Permita que seus funcionários atuais ampliem a busca por candidatos e criem interesse em trabalhar na sua empresa. Na Sprout, a advocacia ajuda a atrair talentos de alta qualidade. Nossa equipe está sempre disposta a postar sobre suas experiências com a marca. Essas postagens são os exemplos mais convincentes da cultura da empresa que podemos oferecer aos candidatos em potencial.

    A advocacia é um dos melhores canais para divulgar vagas de emprego. A cada duas semanas, nossa equipe de recrutamento seleciona as vagas prioritárias e utiliza a advocacia para construir um fluxo de candidatos qualificados.

    Equipes diferentes colaboram para criar postagens sobre vagas abertas, premiações de produtos e reconhecimentos culturais. Nosso programa de advocacia facilita o compartilhamento dessas informações em um só lugar.

    Quando a Sprout foi eleita o melhor produto pela G2 em 2024, nosso post de advocacia teve um desempenho incrível. Nossos colaboradores compartilharam a postagem mais de 600 vezes, gerando 10 mil interações e alcançando quase 1 milhão de pessoas.

    Engaja e empodera os funcionários

    Desafio nas redes sociais #3: As empresas enfrentam dificuldades para engajar os colaboradores nas redes sociais.

    É preciso encontrar um equilíbrio entre mitigar os riscos da geração de conteúdo pelos funcionários e amplificar as experiências internas de maneira positiva. Ao permitir que seus colaboradores assumam um papel ativo na identidade da empresa, você libera seu potencial e estabelece confiança.

    Ao curar uma história para compartilhar em nossa plataforma de advocacia, fornecemos cópias sociais pré-aprovadas para que os colaboradores se sintam seguros de que estão representando a marca de forma positiva. Eles podem personalizar as mensagens antes de compartilhá-las, tornando cada post único.

    Independentemente do nível de conforto ou da experiência com redes sociais dos colaboradores, a amplificação da marca pelos funcionários torna a representação da Sprout na internet mais acessível.

    Como Micaela McGinley, estrategista sênior de comunicações internas, destaca, “Em um ambiente digital e remoto, não temos mais as interações físicas normais. É essencial que nosso conteúdo ressoe e seja facilmente compartilhado.”

    Jepson afirma: “A advocacia nos permite engajar toda a equipe. Todos podem participar, independentemente do departamento ou da experiência em redes sociais — é uma estratégia que vai além do marketing.”

    A advocacia também pode ser crucial em momentos de crise. Por exemplo, quando compartilhamos posts sobre a possível proibição do TikTok, conseguimos 198 compartilhamentos, 375 interações e alcançamos 388 mil pessoas nas primeiras 24 horas. Ter textos preparados e aprovados protege a marca e capacita os colaboradores a transmitirem mensagens relevantes.

    Fortalece a confiança nas redes sociais

    Desafio nas redes sociais #4: Garantir a aceitação da estratégia nas redes sociais.

    A advocacia traz resultados e melhora o ROI (retorno sobre investimento) da sua estratégia social. Provar o valor das redes sociais para os envolvidos pode ser uma tarefa difícil, principalmente em plataformas onde é cada vez mais complicado se destacar sem gastar com anúncios.

    Ao medir os esforços de advocacia dos funcionários e mostrar os resultados do programa, você ajuda a garantir investimentos e recursos para continuar a estratégia. Rachael Goulet, diretora de mídia social, comenta: “Ao considerar o tamanho do público que a advocacia alcança, você consegue comparar com quanto teria que gastar em mídia paga para obter o mesmo impacto.”

    Porém, para colher os benefícios da advocacia, é essencial estruturar seu programa para o sucesso.

    Como utilizamos a plataforma de Advocacia da Sprout

    A responsabilidade não recai apenas sobre a equipe de redes sociais. A colaboração entre diferentes setores é fundamental. Aqui está uma explicação de como usamos a plataforma de Advocacia e outras ferramentas da Sprout para fortalecer nossa função de amplificação de marca.

    Como fazemos a curadoria

    Temos cerca de 20 colaboradores que ajudam a curar novas histórias regularmente em nossa plataforma de Advocacia. Normalmente, compartilhamos de quatro a cinco histórias por semana. Nossas equipes de redes sociais, relações públicas e conteúdo colaboram para decidir qual conteúdo promover.

    Damos prioridade a:

    • Conteúdo de marca do empregador
    • Liderança de pensamento
    • Insights e notícias do setor
    • Conteúdo de recrutamento

    Recentemente, atualizamos nosso processo de curadoria para incluir um fluxo de aprovação que facilita a visualização das mensagens mais críticas da empresa, tornando a plataforma intuitiva e valiosa. Esse processo ajuda a alinhar os objetivos da empresa e reforçar a estratégia de marca do empregador.

    Na Sprout, enfrentamos o desafio de ter muito conteúdo na plataforma. Por isso, esse fluxo de aprovação nos ajuda a manter a visibilidade entre departamentos e a promover uma colaboração sólida.

    Nossa estratégia de distribuição interna

    Depois que as histórias são aprovadas, a equipe pode compartilhá-las em seus perfis sociais diretamente do feed de histórias da plataforma de Advocacia. Para incentivar o compartilhamento, enviamos resumos semanais com as histórias de maior prioridade, incluindo atualizações da empresa.

    Temos boletins mensais que alcançam colaboradores influentes, que possuem grande alcance nas redes sociais. Links desses boletins direcionam os colaboradores para nossa plataforma, onde podem compartilhar nosso conteúdo. Além disso, promovemos atualizações importantes em canais internos para garantir que todos recebam as informações necessárias.

    Recentemente, introduzimos um calendário interdepartamental que fornece visibilidade sobre o que os outros times planejam adicionar à Advocacia nos próximos meses e como isso se relaciona com nossa programação nas redes sociais.

    Recursos da Sprout que ajudam a integrar a advocacia na estratégia

    Segundo Goulet, algumas das suas ferramentas favoritas são:

    Ferramentas de relatórios de advocacia:
    Dentro da plataforma, você pode acessar dados como alcance potencial, valor em mídia adquirida, compartilhamentos e interações para entender quais histórias têm melhor performance.

    Tagueamento:
    Você pode rotular suas mensagens com base nos fluxos de trabalho e objetivos de negócios, facilitando o rastreamento do desempenho do conteúdo. A plataforma também oferece a funcionalidade de tagueamento UTM, que ajuda a demonstrar como o conteúdo curado impacta o tráfego do seu site.

    Função “Enviar para Advocacia”:
    Essa função permite adicionar conteúdo já publicado ou conteúdo de terceiros em nossa plataforma de Advocacia de maneira prática.

    Tópicos:
    Se você compartilha muito conteúdo, pode acabar saturando as redes sociais. Utilize os Tópicos da plataforma para que os usuários possam personalizar seu feed.

    Conclusão

    Os desafios enfrentados por profissionais de marketing nas redes sociais não vão desaparecer tão cedo. Contudo, ter um bom desempenho nas redes sociais é cada vez mais importante para as marcas.

    O segredo para amplificar o desempenho social da sua marca é aproveitar seus colaboradores e suas redes sociais. A Advocacia de Funcionários ajuda a expandir o alcance da sua marca, atrair os melhores talentos, empoderar seus colaboradores e provar o valor das redes sociais. Experimente essa estratégia e otimize a presença digital da sua marca.

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