Estamos de volta com mais um Post Performance Report (PPR), uma série que analisa postagens e campanhas nas redes sociais que nos inspiram. Vamos entender o que faz uma campanha ser tão legal e como você pode usar essas ideias para criar conteúdos que chamem a atenção.

    Aqui, não olhamos apenas para a execução criativa de cada post, mas também para o impacto nos negócios. Nossa meta é mostrar como as redes sociais podem aumentar a visibilidade da sua marca, fomentar o engajamento da comunidade e ajudar a aumentar os lucros.

    Neste mês, vamos falar sobre marcas que estão se destacando em plataformas inesperadas. Um estudo recente revelou que o maior medo dos profissionais de marketing é que as pessoas comecem a usar redes sociais fechadas ou alternativas. Isso já está acontecendo. Os consumidores estão se aventurando em redes experimentais e nichadas. Muitos estão gastando mais tempo em plataformas novas como Threads, Bluesky, Lemon8 e Mastodon.

    Essas marcas são ótimos exemplos de como sobreviver em cenários incertos e podem inspirar você a explorar novas possibilidades.

    Netflix: Marcando presença em Bluesky, Snapchat e Threads

    Quando pensamos na presença social da Netflix, a pergunta é: “Onde não estão?” A gigante do streaming está ativa tanto em plataformas novas quanto em estabelecidas. Um estudo mostrou que 38% dos consumidores querem ver as marcas em diversas plataformas.

    Para atender a essa demanda, a Netflix aproveita o mesmo conteúdo em plataformas parecidas. Por exemplo, no Bluesky, eles postam imagens que promovem os lançamentos. Depois, essas imagens são compartilhadas de novo no Threads.

    Em plataformas voltadas para vídeo, como o Snapchat, a Netflix também reaproveita conteúdos de outras redes, como os Reels. No entanto, isso não significa que eles postem todo o conteúdo igual. Em vez disso, eles pensam no público e na cultura de cada plataforma para otimizar o que compartilham.

    Na soma de Bluesky, Snapchat e Threads, a Netflix tem mais de 8 milhões de seguidores. Embora alguns desses seguidores possam ser os mesmos, a estratégia de reaproveitamento ajuda a melhorar o engajamento. No final de 2024, a Netflix alcançou um recorde de 300 milhões de assinantes no mundo todo. Esse crescimento se deve em parte à boa divulgação nas redes sociais, além de novas funcionalidades que permitem que os fãs compartilhem seus momentos favoritos.

    O aprendizado: Para grandes marcas, é desafiador acompanhar um público tão grande e sedento por conteúdo. Reaproveitar estrategicamente os conteúdos pode ajudar a manter sua marca na mente das pessoas e melhorar o desempenho sem sobrecarregar a equipe.

    MECCA: Usando o Snapchat para se destacar

    A MECCA é a principal rede de beleza na Austrália e Nova Zelândia, com mais de 100 lojas. Apesar da concorrência global, a MECCA continua sendo a favorita do público.

    No Snapchat, a marca cria lentes que os seguidores usam para experimentar produtos de beleza virtualmente, como bases e batons. Essas lentes ajudam o consumidor a montar rotinas de cuidados com a pele personalizadas. A MECCA foi pioneira em usar essa tecnologia de realidade aumentada na Austrália para atrair o público jovem, que vê o Snapchat como um dos principais canais.

    Após lançar essas lentes, a MECCA reportou um aumento significativo na conscientização da marca, intenção de compra e tempo de uso da ferramenta.

    O aprendizado: A MECCA foi fundada em 1997 e, com quase três décadas de história, ela se destaca no mercado. A marca sabe que o jeito que a conquiste agora não pode ser o mesmo para o futuro. Por isso, eles experimentam novos canais para aumentar a consciência entre consumidores mais jovens, algo que outras marcas também deveriam considerar.

    Louis Vuitton: Engajando no Discord

    A famosa marca francesa de moda, Louis Vuitton, está se destacando no mundo dos games. Desde 1854, a empresa tem se dedicado a elevar a arte de viajar e influenciar a moda. Agora, eles se tornaram referência no campo dos jogos online.

    Recentemente, a Louis Vuitton celebrou um ano do seu servidor no Discord, uma plataforma de mensagens que é popular no mundo dos jogos. O servidor da marca é um espaço de conversa que abrange vários tópicos, incluindo tecnologia e cultura. Eles também apresentam conteúdo exclusivo dessa grande marca.

    Para comemorar o primeiro ano no Discord, a Louis Vuitton lançou um jogo digital chamado Enigma, que incentivou os 8 mil membros da comunidade a resolver enigmas para encontrar seu mascote, Vivianne, dentro de cinco dias. Esse tipo de experiência digital reforça o compromisso da marca em construir comunidades online, especialmente com proprietários de NFTs.

    O aprendizado: O ecossistema das redes sociais está repleto de plataformas com algoritmos e públicos diferentes. Os consumidores exploram essas redes para se conectar e consumir. Marcas não precisam se limitar ao que é mais comum; podem seguir a tendência dos influenciadores que estão despontando em novos canais.

    Google: Mantendo o público informado no Threads

    Como o motor de busca mais popular do mundo e líder em tecnologia em nuvem, o Google tem um leque imenso de serviços. A marca usa o Threads para manter os seus quase 5 bilhões de usuários atualizados sobre novidades de produtos.

    Os posts do Google destacam mudanças importantes e direcionam os seguidores para artigos completos onde eles podem ler mais. Com quase 3 milhões de seguidores, o Google tira proveito da oportunidade de se conectar com o público.

    O aprendizado: Ao testar sua estratégia no Threads, não complique as coisas. A plataforma permite conteúdo mais simples, como textos e links. Assim, é possível investir no Threads sem deixar de lado outras redes já utilizadas.

    CTV News: Informando sobre atualizações no Bluesky

    A CTV News faz parte da maior rede de TV privada do Canadá e é uma das principais fontes de notícias no país. A emissora agora está utilizando o Bluesky para reportar eventos atuais em tempo real.

    A CTV tem contas diferentes no Bluesky para cada região canadense que cobre. A maioria dos posts segue um formato simples: um resumo rápido da notícia com o link para o artigo completo. Enquanto o Bluesky crescia rapidamente e acumulava mais de 25 milhões de usuários, a CTV aproveitou essa chance de alcançar novos públicos.

    O aprendizado: Mais da metade das marcas diz que já postam no Bluesky, e muitos planejam começar. A CTV, assim como outras marcas, está utilizando essa nova rede para compartilhar textos e artigos, mantendo sua relevância nas redes sociais.

    Criador em Destaque: Feed Me no Substack

    Embora poucas marcas tenham tentado publicar conteúdo no Substack, essa plataforma de conteúdo longo se tornou um espaço importante para influenciadores e criadores. O Feed Me, escrito por Emily Sundberg, foca em notícias de tecnologia e finanças, além de cultura e gastronomia. Desde seu lançamento em 2020, o Feed Me conquistou mais de 50 mil assinantes.

    A autora se destacou nas redes, o que mostra a legitimidade dos criadores como narradores e curadores de cultura. Em 2024, Sundberg trabalhou em diversas parcerias de marcas, gerando alta interação com suas postagens.

    O aprendizado: Colaborar com criadores estabelecidos em plataformas emergentes pode ser uma excelente forma de envolver o público. Esse modo de agir permite que você alcance comunidades já existentes, especialmente em plataformas como o Substack, onde os criadores cultivam seus seguidores.

    Dominando a mudança para plataformas emergentes

    Essa foi a edição deste mês do PPR. Fique ligado para a próxima, onde vamos abordar as campanhas de marketing de influenciadores que mais vimos neste ano. Enquanto isso, lembre-se dos principais aprendizados:

    • A diversidade de redes sociais é uma realidade. Explorar novas redes é crucial para aumentar a visibilidade e engajamento com diferentes públicos.
    • A reaproveitação estratégica maximiza a eficiência. Adaptar seu conteúdo para várias plataformas ajuda a manter a presença da marca sem sobrecarregar a equipe.
    • Plataformas emergentes oferecem novas formas de engajamento. Aproveitar características únicas pode ajudar a fortalecer a conexão com a comunidade.
    • Não é necessário estar em todos os lugares, mas é fundamental ter embaixadores da marca, como influenciadores, criando conteúdo nas redes onde seu público está.

    Caso você veja uma postagem ou campanha que merece destaque, nos marque e utilize a hashtag #PostPerformanceReport para que sua ideia seja incluída na próxima edição.

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