A jornada para o bem-estar não é uma linha reta, nem a evolução nas redes sociais. A pandemia de COVID-19 foi um desafio inesperado para a área da saúde, mas fez com que muitas organizações percebessem a importância do marketing digital e nas redes sociais.
As empresas de saúde precisam educar e se comunicar frequentemente com suas comunidades para fazer a diferença. Ao contrário de outros setores, essas comunidades são formadas por várias gerações, cada uma com suas preferências de plataformas e mensagens.
O uso inteligente das redes sociais na saúde pode lidar com alguns dos maiores desafios do setor. As ações de construção de marca para empregadores podem ajudar a diminuir a alta rotatividade de funcionários. Quando ameaças surgem, as organizações de saúde podem usar as redes sociais para educar a população sobre como se proteger. Quando informações erradas começam a se espalhar, as redes sociais oferecem um canal direto para esclarecer aos pacientes.
As redes sociais podem afetar todas as áreas do seu negócio. Contudo, uma estratégia social efetiva só é possível com investimentos estratégicos. Tentar integrar as redes sociais sem investir nas ferramentas e na infraestrutura adequadas é um caminho para o fracasso. Ao escolherem o parceiro certo, as organizações de saúde conseguem recuperar tempo precioso e focar no principal objetivo: conectar as comunidades a cuidados de qualidade.
### 3 formas de potencializar o ROI e o impacto das redes sociais na saúde
As empresas de saúde que incorporam as redes sociais de forma intencional em suas operações colherão os frutos do investimento, mas isso requer a estrutura certa. Gerenciar múltiplas prioridades exige uma estratégia consistente, comunicação clara com o público e relatórios regulares sobre o progresso. Nada disso é possível com soluções antigas de gerenciamento de redes sociais. Mesmo em meio ao caos, as empresas devem investir em recursos modernos de gerenciamento.
A Sprout Social encomendou um estudo de Impacto Econômico Total™ realizado pela Forrester Consulting para quantificar como o investimento em Sprout para gerenciamento de redes sociais pode impactar os negócios. Aqui estão algumas descobertas do estudo da Forrester e três maneiras como uma plataforma intuitiva como a Sprout gera resultados de negócios concretos.
### 1. Personalize sua estratégia de conteúdo
Segmentar o público pode ser complicado rapidamente. Todo grupo demográfico precisa de cuidados de saúde e usa redes sociais. Ter uma estratégia de conteúdo que atenda a diferentes gerações é fundamental. A matriarca da família que usa Facebook precisa de uma abordagem diferente do primo que está no X, ou da filha que só usa TikTok. Adaptar a mensagem para o público e a plataforma pode ser desafiador sem as ferramentas apropriadas. Para quem gerencia vários perfis, tudo se torna ainda mais complicado.
A Sprout Social permite que as organizações personalizem seu conteúdo para cada conta, garantindo que todos na equipe sigam uma estratégia e um tom coesos. Segundo o estudo da Forrester, ao longo de três anos, a plataforma centralizada da Sprout resultou em uma economia de 60% do tempo das equipes de redes sociais em tarefas como agendamento, publicação e planejamento, somando 1,11 milhão de dólares para uma organização representativa.
Grandes sistemas de saúde que possuem perfis para diferentes localizações e divisões podem garantir que sua equipe esteja alinhada. A suíte de publicação e a Biblioteca de Ativos facilitam a duplicação de posts e ajustes rápidos nas mensagens conforme a plataforma e o público. Com todos na mesma ferramenta, todos têm visibilidade sobre as mensagens e conseguem alinhar suas tarefas.
As ferramentas de inteligência artificial também ajudam equipes ocupadas a personalizar conteúdos de forma fácil. A líder de redes sociais da Penn State Health, Amy Peiffer, comentou: “Existem maneiras limitadas de falar sobre o Dia Nacional dos Médicos, agradecer a um médico que fez a diferença em sua vida”. Com ferramentas como IA gerativa, podemos superar bloqueios criativos e adaptar ao tom da nossa marca e preferências do público.
As ferramentas de campanha da Sprout tornam mais fácil planejar, monitorar e otimizar as iniciativas de conteúdo nas redes sociais da equipe. As campanhas permitem agrupar posts por categorias, seja por público, evento ou outra característica única da organização. Os relatórios de campanha oferecem visão rápida sobre o desempenho em tempo real ou de forma retroativa.
### 2. Fidelize pacientes com um serviço eficiente
A área da saúde é ágil e as empresas não podem se dar ao luxo de se manterem desinformadas. Quando cada segundo conta, sua equipe precisa de acesso rápido ao que realmente importa. Um paciente insatisfeito comentando nas redes sociais pode gerar mil reações rapidamente. Se a mensagem ressoar, sua caixa de entrada pode ficar cheia de perguntas e queixas da comunidade.
Um estudo sobre engajamento diário constatou que marcas de saúde e bem-estar recebem em média 120 mensagens por dia, e esses números aumentam em dias com muitas notícias. Quando algo sai do controle, as equipes de atendimento ao cliente podem ficar sobrecarregadas e acabar enviando respostas inconsistentes ou, pior, não respondendo.
A Caixa de Entrada Inteligente da Sprout está preparada para essas situações, com controles personalizáveis que alertam a equipe sobre problemas ou crises. Alertas de pico ajudam a planejar como reagir, enquanto Regras Automatizadas ajudam a gerenciar a carga de trabalho. Temas sensíveis podem ser resolvidos com respostas salvas, garantindo que o tom sempre esteja correto.
A integração com o Salesforce Service Cloud oferece aos atendentes conhecimentos relevantes sobre os pacientes, facilitando as interações sem sair da plataforma. A tranquilidade que a Sprout Social proporciona às equipes de atendimento é inestimável e os ganhos de tempo e custo também são conhecidos; os especialistas em atendimento do estudo da Forrester observaram um aumento de 10% na produtividade.
### 3. Amplie seu alcance com defensores da marca
Assim como os consumidores buscam redes sociais para descobrir produtos, também recorrem ao Instagram, TikTok e outras plataformas para obter conselhos e recomendações de saúde. Influenciadores no setor de saúde estão construindo bases leais e se tornaram vozes confiáveis para quem busca serviços de saúde.
Mesmo em um ambiente regulado como o da saúde, existe uma boa oportunidade para parcerias com influenciadores que podem apoiar a jornada do paciente e campanhas de arrecadação de fundos. Influenciadores que conhecem condições de saúde específicas podem atuar como defensores de pacientes. Além disso, eles podem aumentar a conscientização em eventos de doação ou meses de conscientização.
Histórias autênticas e pessoais têm um impacto positivo nos públicos; influenciadores da saúde não precisam ser celebridades globais para serem eficazes. Pesquisadores, médicos e até pacientes podem ser vozes poderosas, trazendo credibilidade para campanhas.
A ferramenta de Marketing de Influenciadores da Sprout ajuda equipes a identificar rapidamente os criadores mais autênticos e seguros para suas campanhas. As capacidades de descoberta alimentadas por IA reduzem o tempo gasto para encontrar parceiros adequados e revisar o conteúdo anterior, algo crucial na saúde. O estudo da Forrester mostrou que as organizações economizaram 25% do tempo usando as ferramentas da Sprout.
### 4. Una equipes internas com uma ferramenta centralizada
Com uma variedade de públicos para engajar e campanhas para gerenciar, as equipes de redes sociais da saúde não têm tempo a perder com ferramentas desconectadas e processos manuais. Ao planejar posts para uma grande iniciativa ou resposta a crises, é necessário ter um fluxo de trabalho de aprovação de conteúdo eficiente, evitando e-mails ou mensagens diversas.
As organizações precisam de dados acessíveis para entender e otimizar continuamente o impacto de suas estratégias sociais. Identificar o que funciona, o que deve ser ajustado e o que deve ser eliminado é vital, mas não deve levar horas analisando planilhas.
Centralizando as operações sociais na mesma plataforma, a Sprout Social revela uma visão completa, seja publicando, enviando mensagens ou analisando. Deixando de lado processos desgastantes, sua equipe pode ser mais criativa e diminuir o risco de burnout. A pesquisa da Forrester indicou que a mudança de soluções antigas para uma centralização nas necessidades sociais com a Sprout Social resultou em uma economia de 224 mil dólares ao longo de três anos.
### Entenda o ROI das redes sociais para a saúde
Organizações que prestam cuidados contínuos precisam de tecnologias que acompanhem esse ritmo. As equipes de saúde devem investir em recursos que desbloqueiem todo o potencial das redes sociais em suas instituições, seja para engajar comunidades, fidelizar pacientes ou recrutar novos talentos.