@Me Next Time: O Futuro da Contratação em Redes Sociais
Estamos de volta com mais uma edição da nossa série, onde convidamos a equipe da Sprout e especialistas em redes sociais para discutir as tendências atuais da área.
Dessa vez, vamos falar de um problema bem comum: as descrições de cargos em redes sociais muito difíceis de cumprir. Muitas marcas ainda acham que uma única pessoa tem que gerenciar calendários de conteúdo, ser o rosto da marca, analisar resultados, coordenar programas com influenciadores, liderar SEO social e ainda acompanhar tendências dia após dia. Parece que voltamos a 2015.
A boa notícia é que as equipes sociais estão crescendo. Quase 86% dos líderes de marketing querem contratar pelo menos duas novas funções sociais neste ano. Além disso, uma pesquisa da Sprout mostrou que existe uma demanda clara por especialização nas equipes, incluindo líderes de inteligência em mídias sociais e diretores criativos sociais.
Conversamos com Olivia Jepson, Gerente de Inteligência em Mídias Sociais da Sprout, que tem experiência em construir sua carreira social de forma especializada. Segundo Olivia: “Focar em posições apenas generalistas pode levar ao esgotamento. Os líderes que apostam na especialização estão se destacando e vencendo seus concorrentes.”
Evolução das Contratações nas Redes Sociais
Mais de 80% das pessoas que responderam uma pesquisa recente disseram que se preocupam com o esgotamento em suas funções de redes sociais. Metade dos entrevistados não têm certeza se querem continuar trabalhando nessa área ou mudar de carreira. A pesquisa destacou que o estresse e a sobrecarga de trabalho são preocupações constantes, independente do cargo ou do fuso horário.
Altas taxas de esgotamento estão ligadas à falta de clareza sobre os papéis e a baixa mobilidade na carreira. Olivia compartilhou como a especialização a ajudou: “Eu comecei como generalista, focada na criação de conteúdo. Mas isso me levou rapidamente ao esgotamento, assim como acontece com muitos. Descobri que o que mais amo em redes sociais é conectar com o público e entender o que faz o conteúdo ter impacto.”
Quando as marcas contratam profissionais de mídias sociais para “fazer tudo”, elas acabam limitando as oportunidades de crescimento profissional e de verdadeira especialização. A pesquisa mostrou que apenas um quarto dos entrevistados recebeu uma promoção no último ano, apesar de 66% acharem que estão fazendo mais de uma função.
À medida que a influência das redes sociais cresce, manter um modelo generalista vai custar caro em turnover, moral da equipe e oportunidades perdidas. Os líderes que investem em especializações, seja por meio de novas contratações ou desenvolvimento interno, conseguem criar conteúdos mais impactantes e parcerias mais sólidas com criadores.
Funções Necessárias nas Novas Equipes de Redes Sociais
Uma pesquisa com 650 profissionais de redes sociais dos EUA, Reino Unido e Austrália mostrou que as adições mais desejadas são focadas em inteligência social e liderança criativa. Com as plataformas sociais se tornando mais concorridas, as marcas precisam de especialistas que consigam transformar conversas em insights práticos e criar estratégias de conteúdo que atinjam as áreas certas da internet.
Essas responsabilidades já estão aparecendo nas descrições de cargos, mesmo que com títulos generalistas. Uma análise de 50 vagas de mídias sociais no último ano revelou que 46% mencionava marketing de influenciadores, e a maioria das funções de nível diretorial citava especificamente escuta social e insights.
Não existe uma receita única para o crescimento da equipe; a estrutura certa depende dos objetivos da marca. Mas investir em talentos focados na direção criativa ou em insights sociais é um bom começo.
Ainda há espaço para generalistas nas contratações. Como Olivia diz, “As posições generalistas são importantes, especialmente para ajudar as pessoas a traçar suas carreiras. Se não fosse generalista, não saberia o que queria fazer. Também ajuda quem quer ser líder social a ter uma visão mais ampla.”
Porém, não se deve exigir que os generalistas façam “tudo”. Seus papéis devem ter um certo grau de especialização. Na própria equipe social da Sprout, os generalistas têm áreas de foco que vão desde pesquisa social até engajamento e defesa de funcionários.
Impacto da IA nas Contratações
Notícias sobre IA substituindo contratados estão perdendo o foco. A pesquisa revelou que mais da metade (54%) acredita que a IA vai possibilitar novas funções, e não eliminá-las. Outros 30% acham que ela vai mudar as responsabilidades, mas não acabar com elas.
A IA não está aqui para substituir os profissionais das redes sociais. Ela está aqui para apoiá-los, especialmente à medida que as equipes evoluem para especializações. Mesmo para as funções generalistas, a ascensão da IA está deixando mais claro o que deve e o que não deve estar nas descrições de cargos.
Olivia explica: “A IA pode lidar com o trabalho repetitivo, liberando os profissionais para focar no crescimento e nas partes que realmente importam. Mas não pode substituir a parte do cérebro que entende o público ou sabe o que é valioso para a empresa. A IA não tem discernimento.”
Embora a IA possa escalar habilidades como escuta social e direção criativa, não pode assumir essas funções completamente. Ela pode analisar dados, mas não contar uma história coesa. Pode identificar parceiros de marca, mas não construir relacionamentos. Pode tirar tarefas administrativas do seu dia a dia, mas não pode criar uma direção criativa única.
A IA deve ser uma ferramenta—não uma substituição. Ao construir sua organização no futuro, inclua a IA nas suas rotinas de trabalho para reduzir o esgotamento, aumentar a capacidade e preparar os colaboradores para o crescimento de carreira.
Formando Times Mais Inteligentes
Mídias sociais não são mais um trabalho para uma única pessoa faz tempo. Com a evolução das plataformas, o público se tornando mais complexo e a demanda por conteúdo aumentando, é hora de adaptar as práticas de contratação a essa nova realidade.
Os líderes que querem preparar suas equipes sociais para o futuro devem focar em clareza, especialização e crescimento sustentável. Isso significa investir em papéis distintos, empoderar generalistas para encontrarem seus nichos e usar a IA como uma ferramenta para potencializar a criatividade e estratégia humana.
A estrutura da sua equipe reflete a importância das redes sociais para o seu negócio. Quando você contrata com intenção, não está apenas formando um time, mas sim construindo uma base para um impacto duradouro.
Se você busca mais informações sobre a evolução das equipes sociais, considere baixar relatórios que ajudem a criar um argumento mais forte para os recursos sociais e a traçar caminhos de carreira que estejam alinhados com o futuro das redes sociais.