@MeNextTime: Encontrando Novos Espaços nas Redes Sociais
As redes sociais mudam o tempo todo, e a galera que trabalha com marketing nem sempre tem paciência para escutar as mesmas histórias repetidas sobre o setor. Por isso, estamos começando uma nova série chamada @MeNextTime, onde convidamos a equipe Sprout e outros especialistas para falarem sobre as tendências do momento. E o primeiro assunto que vamos tratar é: onde as marcas devem aparecer atualmente.
Aqui, a única certeza é que nada é garantido. Esse é um aprendizado que a gente revisita todos os dias no universo das redes sociais. Entre bloqueios, boicotes e mudanças nos algoritmos, a situação das mídias sociais está se fragmentando ainda mais em 2025. A corrida para ganhar relevância e valor de marca nos novos espaços já começou.
E isso deixa os profissionais de marketing social inquietos, e com razão. De acordo com a pesquisa Sprout Social Index™ 2025, muitos afirmam que sua maior preocupação é que suas audiências se movam para plataformas fechadas ou nichadas, que são menos acessíveis.
Esses medos têm fundamento. Não é só coisa da nossa cabeça: quase 40% dos profissionais de marketing afirmam que sua audiência já está passando mais tempo em plataformas novas como Threads, Bluesky, Lemon8 e Mastodon, segundo a pesquisa Pulse do Q1 de 2025.
Essa mudança é uma tendência que já vinha se formando há um tempão, com sinais claros pelo caminho. Mas por que tantas marcas ainda estão meio perdidas? Os profissionais de marketing social não estão recebendo o apoio necessário para se aventurar em novas plataformas.
Apostando em Plataformas Emergentes
O que tá dando certo hoje pode não ser a chave para o sucesso amanhã. Se um profissional de marketing disser que a estratégia da marca é baseada no Vine, você provavelmente vai achar que ele viajou no tempo para 2013.
No cenário atual das redes sociais, é essencial estar sempre de olho em onde seu público está. Investir apenas em plataformas tradicionais vai dificultar o seu destaque nas novas redes. Ser um dos primeiros a adotar uma nova plataforma dá à sua marca uma vantagem sobre os concorrentes.
Mas calma, não quero dizer que você precisa abandonar tudo que já é popular. Seu público quer interagir com a sua marca em diferentes espaços, então o ideal é estar presente em mais de uma plataforma.
Um estudo recente revelou que, quando questionados sobre onde não queriam ver as marcas, as respostas foram surpreendentes: a maioria disse que não se importava de ver marcas em nenhuma rede específica. Toda rede social oferece oportunidades para conseguir e ampliar sua comunidade, porque os usuários costumam buscar diferentes formas de conexão e consumo.
Com novas plataformas surgindo a cada semana, a situação pode ficar complicada. É impossível para as equipes sociais estarem em todas as redes novas ao mesmo tempo. Mesmo incorporando uma ou duas plataformas experimentais à sua estratégia para 2025, já é suficiente para diversificar seus investimentos e garantir mais segurança. Para isso, no entanto, será necessário convencer os líderes da sua marca de que essa aposta é válida.
Convencendo Seus Líderes sobre Experimentos em Plataformas
Recentemente, perguntamos a marcas que estão testando o Bluesky como pretendem alimentar sua produção de conteúdo. Quase 60% disseram que a estratégia atual é repostar conteúdo de outras plataformas, segundo a pesquisa Pulse do Q1 de 2025.
Embora reutilizar conteúdo possa ajudar a preencher lacunas na produção, cada plataforma e algoritmo é diferente, e o desempenho pode variar bastante. Além disso, muitas redes novas exigem que as equipes sociais desenvolvam novas habilidades e invistam na criação de conteúdo do zero. Repaginar conteúdos também toma tempo, seja convertendo um vídeo em um texto longo ou transformando uma imagem estática em um filtro.
Testar novas plataformas pode exigir que você corte recursos de outras áreas para acomodar essa nova demanda. E isso é normal. Você só precisa ser claro sobre quanto tempo será necessário para essas mudanças – por exemplo, 20% do tempo – e qual deve ser o impacto na frequência das publicações.
Para fazer sua proposta, a melhor maneira é sugerir um experimento controlado com metas bem definidas. Por exemplo: “Nos próximos três meses, usaremos essa nova plataforma para aumentar nossa comunidade em X%”. Lembre-se de que métricas como engajamento e crescimento da audiência são as que mais atraem a atenção dos líderes de marketing.
Se encontrar resistência, peça aos líderes que considerem o quanto ainda é possível crescer em redes nas quais a marca já tem um bom espaço. O crescimento tem limites. Novas plataformas não garantem expansão da audiência, mas oferecem novas oportunidades. Você também pode sugerir focar em conteúdo gerado por usuários e influenciadores nas redes tradicionais para compensar eventuais desafios.
Lembre-se de que nada motiva mais os líderes do que saber que outras marcas estão se destacando mais rápido. Aponte exemplos de empresas que já diversificaram suas estratégias.
Marcas Inovando em Novas Redes
Nos últimos três anos, a L.L.Bean decidiu “desligar” suas redes sociais durante todo o mês de maio, em homenagem ao mês de conscientização sobre saúde mental. A marca para de postar em suas mídias sociais tradicionais, permitindo que a equipe e os seguidores aproveitem o tempo fora de casa. Surpreendentemente, o engajamento da comunidade deles até aumenta nesse período, graças a desafios focados em atividades externas em aplicativos como Strava e NatureDose.
Esse sucesso da L.L.Bean é uma prova de uma tendência maior: contas de marcas estão emergindo em redes voltadas para comunidades, especialmente entre marcas do setor varejista. Desde o servidor de Discord da Louis Vuitton até a nova Substack da The RealReal, as marcas estão criando espaços para comunidades autênticas e construindo relacionamentos mais fortes com seus públicos.
Diante de tanta instabilidade nas redes, investir em gestão comunitária faz muito sentido. As plataformas podem surgir e desaparecer, mas uma comunidade forte pode prosperar em um cenário de diversificação das redes.
Se você não sabe quais plataformas alternativas investir, comece por onde já estão rolando conversas sobre sua marca. Por exemplo, na Sprout, temos trabalhado o engajamento da comunidade no Reddit. Lá, os usuários discutem nossas ferramentas e oferecem feedback sincero sobre nossos produtos. Estar ausente dessa conversa seria um custo que não podemos pagar.
Se Destacar no Mundo Social por Relações Sólidas
Compreendemos que encontrar tempo para explorar novas plataformas é desafiador, e se distanciar das redes tradicionais pode parecer arriscado. Mas manter a situação como está é um risco ainda maior.
As equipes sociais já têm as habilidades necessárias em gestão de comunidades e engajamento de audiência para ter sucesso nesses novos espaços, só precisam do suporte necessário para isso.
Embora ninguém consiga adivinhar quais plataformas vão durar, uma coisa é certa: construir comunidades engajadas sempre será um investimento válido. Ao experimentar novas redes e se conectar onde o público já está, as marcas podem se preparar melhor para um futuro incerto com tantas mudanças nas plataformas. O foco deve ser na adaptação, ouvir a comunidade e ver as mudanças como oportunidades, e não como ameaças.
Está procurando mais informações sobre o que as equipes sociais devem priorizar em 2025? Acompanhe as novidades na próxima edição do Índice Sprout Social™.