A importância da pesquisa e análise de VoC para as empresas

[ad_1]

Fonte: facebook.com

Embora existam muitas maneiras de obter informações hoje sobre quase qualquer tópico, quando se trata de extrair dados reais e utilizáveis ​​de clientes sobre algum produto e/ou serviço que sua empresa fornece, isso pode ser bastante desafiador. Ou seja, a parte complicada aqui é obter a informação certa, aquela da qual sua empresa realmente se beneficiará. As avaliações de usuários são a forma preferida de obter dados detalhados e até mesmo instruções sobre quais ações são necessárias para melhorar a qualidade de algum serviço, mas entre todos os outros tipos de pesquisas e análises, uma se destaca como a mais eficiente, e é o VoC.

Proporciona uma melhor colaboração com os clientes

Fonte: weidert.com

Na essência desse tipo de pesquisa estão os usuários e seu feedback. Ou seja, como todos sabemos, tudo começa e termina com os usuários, pois hoje, até mesmo uma reclamação ou crítica ruim pode ter efeitos devastadores. Claro, quanto mais comentários houver, mais provavelmente alguns deles não serão positivos, já que você simplesmente não pode criar nada e satisfazer todas as pessoas no planeta, mas todo tipo de crítico é bom se você realmente fizer algo a respeito. e tente evitar cometer os mesmos erros novamente.

Ou seja, quando decidimos implementar o VoC em nossos negócios, isso faz com que nossos clientes se sintam importantes e percebam que sua opinião é importante para nós, o que deixa um efeito muito mais forte nos clientes. Quanto mais forte o vínculo que criarmos com eles, melhor será a colaboração e nossa empresa operará com mais sucesso. Se nossos clientes se sentirem importantes, estarão muito mais dispostos a continuar comprando nossos produtos, o que certamente aumentará os lucros e a eficiência de nossa empresa.

Pode nos mostrar o que precisamos mudar

Fonte:marketingtechnews.net

Acima de deixar uma boa impressão está o efeito geral que esse tipo de pesquisa de clientes e revisão de usuários oferece, e todos sabemos o quão crucial isso realmente é. Ou seja, a colaboração perfeita com nossos clientes pode nos ajudar muito a melhorar nossos negócios, mudando o que não é bom o suficiente e mantendo todas as coisas boas. Mudar algo não é tão difícil, e é muito mais difícil descobrir o que deve ser mudado. É quando nossos clientes podem ser muito prestativos e chamar nossa atenção para as mudanças que devemos fazer. Tudo o que precisamos é ouvi-los e saber mais sobre suas necessidades e expectativas de nossa empresa.

Agora, aqui, sempre haverá reclamações e objeções que são simplesmente irreais, mas mesmo ouvi-las criará um vínculo melhor, e realmente implementar algumas delas tornará esse vínculo ainda mais forte. Além disso, também permitirá que você entenda melhor o mercado e que tipo de mudanças são necessárias, então pense nisso como outro tipo de pesquisa de mercado, mas aquela realizada entre aqueles que já têm experiência com aquele produto ou serviço.

Como obter os dados necessários?

Uma das coisas mais importantes sobre VoC é saber como obter informações relevantes que nossas equipes podem usar para aprender como melhorar os negócios, porque ter as informações certas é essencial. É a única maneira de descobrir o que deve ser mudado e, por outro lado, o que é bom o suficiente e deve ser mantido assim. Depende de nossos clientes, pois nenhuma empresa pode ter sucesso e operar sem eles, e o objetivo do VoC é ouvir suas necessidades e desejos a partir de seus comentários, e podemos reuni-los de duas maneiras:

Provavelmente, a maneira mais popular de coletar as informações necessárias dos clientes é pedir que preencham pesquisas. É crucial criar pesquisas direcionadas para que as respostas às perguntas nelas sejam úteis e suas equipes possam analisá-las e encontrar a melhor solução possível. Não é fácil, mas é uma das maneiras que pode nos dizer muito sobre nossos clientes e como melhorar nosso negócio para atender às suas necessidades e desejos. A única maneira de coletar dados que você pode usar posteriormente é criando perguntas sobre possíveis problemas reais e problemas que os clientes possam ter, caso contrário, toda a pesquisa perderia o significado e se tornaria contraproducente.

  • Seguindo a atividade de mídia social
Fonte: elitebusinessmagazine.co.uk

Agora, é aqui que as pessoas ficam confusas, pois nem todos consideram relevantes os dados coletados por meio de plataformas de mídia social, mas especialistas em marketing e pesquisa discordam disso e apontam que, nesta era digital, não usar ou considerar as mídias sociais como uma fonte relevante de informações pode ter efeitos devastadores. O que você quer dos usuários é conversar e ser aberto sobre o produto ou serviço, mas também dar conselhos ou reclamações construtivas, e a melhor maneira de conseguir tudo isso é quando os clientes se sentem à vontade, ou seja, quando estão postando, compartilhando, ou reagindo em plataformas sociais.

As pessoas já usam as mídias sociais para expressar sua insatisfação e satisfação com muitas coisas e, o que é ainda mais importante, elas adoram fazer isso. Eles usam plataformas online para fazer as avaliações de algumas empresas com as quais estão satisfeitos ou insatisfeitos, e muitas outras plataformas para postar suas opiniões na forma de comentários ou curtidas. Por isso, a mídia social é um tesouro de feedback, e precisamos usar a vantagem que temos e aprender com ela. Claro, pode ser bastante demorado passar por todos esses comentários manualmente, mas, felizmente, existem muitos programas e softwares que podemos usar para isso. Esses programas podem nos dar uma visão muito melhor do que os clientes pensam sobre o produto, e podemos usar esses resultados finais para melhorar nossos negócios.

Pensamentos finais

De tudo mencionado acima, fica bem claro que o VoC é simplesmente uma obrigação para as empresas modernas, pois esse tipo de pesquisa e análise nos dá o melhor conselho possível sobre quais devem ser nossas ações futuras. Isso pode ter um efeito tremendo em como os clientes percebem nossa empresa e, se você quiser obter informações detalhadas sobre VoC, leia mais.

[ad_2]