A gamificação nas empresas tem se mostrado um método cada vez mais implementado em decorrência aos objetivos que podem ser aproveitados posteriormente. Por isso, é crucial que gestores de empresas e empresários entendam como incorporá-lo de maneira correta.

    Algumas pesquisas apontam um crescimento bastante significativo no mercado da gamificação, que conta com previsões que podem atingir o valor de US$ 30,7 bilhões até o ano de 2025. O aumento em questão reflete a ampla implementação de elementos de jogos no mundo corporativo. 

    O que é gamificação e por que ela é importante nas empresas?

    A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em ambientes como escolas e empresas, ou seja, em contextos que não tem a ver com jogos. Ela oferece uma abordagem mais dinâmica e divertida para motivar a participação dos colaboradores.

    Ao incorporar mecânicas presentes em jogos, como desafios, missões, níveis e recompensas, é possível tornar as tarefas comuns do dia a dia mais estimulantes e envolventes.

    Benefícios da gamificação para empresas

    Existem diversos benefícios em implementar a gamificação nas empresas e uma das principais é o incentivo ao colaborador, além de torná-lo mais produtivo e motivado a dar continuidade em projetos e vendas. Outros pontos positivos, incluem:

    • Melhora a organização;
    • Aumenta o engajamento;
    • Pode-se utilizar diversas atividades;
    • Redução de custos.

    Não apenas isso, mas a gamificação pode contribuir para a lucratividade da empresa de modo significativo, além de ajudar os colaboradores de modo profissional. Todos esses benefícios refletem na importância da sua implementação.

    Gamificação na Prática: Aplicando elementos de jogos no ambiente corporativo

    Ao introduzir mecânicas de jogos, como recompensas, níveis, medalhas, pontos, missões e competições, as organizações podem transformar tarefas comuns em exercícios motivadores para os funcionários.

    Na prática, a gamificação corporativa pode ser incorporada em treinamentos, onde os colaboradores podem obter uma recompensa a cada nova conquista e embarcar em uma jornada mais emocionante e motivadora.

    Dicas para implementar a gamificação na sua empresa com sucesso

    É crucial seguir uma abordagem bem estruturada para que a gamificação seja implementada de maneira correta. Primeiramente, é essencial compreender o contexto da sua organização, ou seja, qual o problema enfrentado no momento. Além disso, é importante considerar os seguintes fatores:

    • Entenda seu público-alvo;
    • Crie critérios norteadores;
    • Defina o jogo;
    • Transmita a informação com clareza.

    Outro ponto essencial é o monitoramento, que serve como base para entender se a implementação da gamificação foi bem-sucedida ou se será necessário implementar estratégias mais abrangentes e efetivas.

    Gamificação e Cultura Organizacional: Como construir um ambiente de trabalho mais motivador

    A realização de pesquisas com os colaboradores, reunião de liderança, obtenção de feedbacks, definição de missões e pensar na possibilidade de implementar um programa de incentivo são alguns passos para construir um ambiente de trabalho motivador.

    Uma boa cultura organizacional tende a aumentar a satisfação dos colaboradores e como consequência, os motiva a ser mais produtivos no dia a dia em uma jornada fascinante pela recompensa.

    Medindo o Impacto da Gamificação: Avalie os resultados e aprimore sua estratégia

    Avaliar os resultados é uma etapa crucial para garantir que o método foi bem-sucedido e se as estratégias incorporadas necessitam de aprimoramentos. Avaliar o processo requer uma abordagem holística, como a verificação de métricas.

    Além disso, o compromisso com o projeto é crucial e compreender as preferências e comportamento dos funcionários para criar experiências com um impacto duradouro e memorável.

    A gamificação nas empresas pode impulsionar significativamente a produtividade e como consequência, a lucratividade. Para implementar a gamificação corporativa de maneira assertiva escolha a plataforma da Gamefic!

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira