Muitas pessoas têm se perguntado como trabalhar com e-commerce, já que essa tendência a cada dia que passa tem se tornado mais relevante para todos os mercados.

    Nesse post você vai fazer a leitura do passo a passo sobre como atuar com e-commerce.

    A cada dia que passa o ambiente online tem sido mais atrativo para empresas dos mais diversificados tamanhos, não é verdade? Mas você sabe como atuar no e-commerce? E criar loja virtual que dê resultados? O que é preciso fazer para destacar sua loja virtual em um espaço com tanta competitividade? O que devo fazer para vender mais? Já pensou se todas essas questões fossem respondidas em um só lugar?

    Agora não é preciso que você pense mais: vamos facilitar seu trabalho de busca, preparamos tudo o que é necessário para que você saiba sobre como atuar com e-commerce nesse post. Siga a leitura!

    O que é um e-commerce?

    O e-commerce é nada mais, nada menos do que a migração de uma transação no espaço físico para o ambiente online.

    As compras e vendas ocorrem virtualmente e à distância, sem ser necessário que nenhuma das partes se encontre.

    Usando canais digitais, como marketplaces, aplicativos, lojas virtuais ou redes sociais, é possível que um lojista atraia e converta clientes dos mais diferentes lugares.

    Como trabalhar com e commerce?

    Mas como atuar com e-commerce na prática? Quais passos devo seguir para obter bons resultados? Quais métodos podem auxiliar na venda cada vez mais? Para não te deixar na mão, organizamos um passo a passo com tudo que você necessita entender para começar suas vendas online. Veja!

    1. Escolha um nicho de mercado

    O primeiro passo é bem simples: saber em qual nicho de mercado você vai atuar. Vai vender sapatos pela internet? Ou vai focar na venda de roupas para academia? São diversas alternativas de segmentos em que você pode atuar e obter êxito.

    O mais importante nesse momento é saber se sua loja vai conseguir se diferenciar dentro da alternativa escolhida para começar seu negócio. 

    Uma boa sugestão para entender como atuar com e-commerce é procurar as suas próprias dores. Imagine, por exemplo, que você tem dificuldade em adquirir artigos esportivos de qualidade e por um valor atrativo.

    Por qual motivo não se aprofundar nesse problema e iniciar seu negócio a partir de uma solução comum para um cliente? Essa é somente uma sugestão, mas é possível que seja um bom ponto de partida.

    2. Busque uma plataforma de e-commerce

    Já tem conhecimento de com qual público você vai se comunicar? Além disso, sabe quais são os diferenciais que precisa oferecer? Excelente, mas ainda falta muito para ter seu negócio funcionando.

    E agora seu papel é achar uma plataforma de e-commerce. Afinal de contas, a experiência do consumidor vai ser essencial para que a sua loja dê certo, não é verdade? Essa ferramenta é, portanto, fundamental.

    A ótima notícia é que há diversas plataformas que podem tornar mais fáceis seus desafios desse começo.

    Um exemplo disso é o Brasil na Web, que disponibiliza um app para que você consiga realizar a gestão de todo seu negócio de uma forma simples e prática.

    E o mais importante: não é necessário que você se preocupe com nada sobre as tecnologias que envolvem a ferramenta, somente aprender a usá-la. 

    4. Invista no marketing digital

    Agora que você já pensou em um nicho e até mesmo na sua loja virtual. Você terá que saber como fazer com que mais e mais consumidores cheguem até seu negócio.

    Se por acaso se tratasse de um negócio físico, você usaria diversas ações para levar esses clientes em potencial até o espaço, correto? Por qual motivo não fazer o mesmo com uma loja virtual? Para isso, é necessário fazer investimentos em marketing digital.

    Quer um exemplo simples? Você possui uma loja de velas artesanais e deseja atrair clientes para seu site, ok? Mas será que o consumidor que você deseja atrair tem conhecimento de que você possui uma vela que pode solucionar uma dor que ele tem? Por qual motivo não produzir um conteúdo falando quais são os principais benefícios de contar com essa vela artesanal?

    À medida que sua marca for crescendo, no entanto, é possível variar as ações e estratégias.

    Produzir conteúdos voltados para as redes sociais é mais um exemplo que pode te ajudar muito. 

    Basicamente, o marketing digital proporciona infinitas possibilidades. Desde a venda pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, até mesmo a utilização de métodos mais convencionais, como anúncios de mídia paga.

    O importante é que você defina quais as necessidades do seu negócio, cruzar com as ferramentas que estão disponíveis e, a partir disso, gerar uma estratégia de comunicação online para cativar seus clientes.

    5. Faça um planejamento bem estruturado 

    Suas ideias podem ser excelentes e os produtos também, mas o planejamento ainda é fundamental para um negócio de sucesso.

    Por esse motivo, faça um bom planejamento estruturado que consiga guiar sua loja para os próximos passos. Principalmente os aspectos financeiros e de logística devem ser observados nos mínimos detalhes para evitar que seu negócio não consiga ser sustentável.

    Em um primeiro momento, nesse planejamento é necessário determinar metas reais para o curso, médio e longo prazo. Qual a quantidade de produtos que serão vendidos a cada mês? Qual será o faturamento mensal necessário para custear todos os investimentos realizados? Fará estratégias de cashback? Questões assim devem ser respondidas para ampliar ainda mais as chances de êxito da sua marca.

    Sem que seja feito esse planejamento, o sucesso pode até acontecer por um tempo, mas é bem pouco provável que seja a longo prazo.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira