É uma crença comum de que para uma empresa crescer basta expandir o negócio e aumentar as vendas.

    No entanto, não adianta explodir em vendas em um mês e sofrer uma queda no mês seguinte. Mais importante é saber agir para se manter em uma posição elevada.

    Sendo assim, para crescer uma empresa precisa ter um bom planejamento, fazer a gestão financeira adequada e otimizar processos, entre outras ações, por exemplo, como consultar divida ativa e evitá-la.

    Veja abaixo 6 dicas para sua empresa crescer em 2022.

    6 dicas para sua empresa crescer

    Fazer uma empresa crescer dá trabalho e exige muito esforço, além de depender de um conjunto de fatores como:

    • planejamento;
    • visão estratégica;
    • uso das ferramentas adequadas;
    • conhecimento profundo sobre as necessidades de seus clientes. 
    • a gestão financeira com suporte e orientação de uma empresa de contabilidade.

    Confira abaixo outras 6 dicas para sua empresa crescer em 2022.

    1. Consultar divida ativa

    A dívida ativa é um serviço através do qual contribuintes podem consultar débitos tributários  e não tributários inscritos em dívida ativa da União e débitos inscritos na dívida ativa do FGTS.

    Os débitos tributários são referentes a tributos como como IPVA, IPTU, Imposto de Renda, entre outros. Já as dívidas não tributárias são multas de trânsito, indenizações, restituições, entre outros.

    Assim, a principal consequência de ter dívidas ativas é a emissão de certidão de débitos positiva, que certifica que a empresa possui uma inadimplência e uma pendência com a Administração Pública. 

    Sendo assim, a empresa pode ter o acesso a boa parte dos benefícios de natureza pública suspensos ou recusados.

    Para consultar a divida ativa junto ao Governo Federal, acesse a página consultar débitos inscritos em dívida ativa da União e regularize a situação.

    1. Conheça seu cliente

    Para fazer sua empresa crescer, você precisa saber o que seus clientes esperam do seu produto ou serviço. Dessa forma é mais fácil oferecer um alto nível de satisfação. 

    Logo, se você ainda não tem essa informação pode realizar uma pesquisa com os consumidores para descobrir a percepção que eles têm da sua marca e o que esperam dos produtos oferecidos.

    1. Entender o mercado

    Além de conhecer o cliente, para fazer sua empresa crescer você precisa entender o mercado no qual a empresa está inserida.

    Ou seja, você precisa ter uma noção do cenário do seu setor e analisar os fatores externos que podem afetar seu negócio. Dessa forma, torna-se mais fácil lidar com quaisquer consequências indesejadas para o seu negócio.

    Além disso, você deve estar atento à sua concorrência, bem como às tendências do seu mercado. Esse comportamento lhe dará uma visão crítica da sua área, favorecendo o planejamento do crescimento da empresa.

    1. Usar a internet

    até algum tempo atrás a única forma de aparecer para mais pessoas era através de propaganda, o que era muito caro. Hoje, a internet é a principal mídia para empresas que não possuem muitos recursos para investir em propaganda e marketing mas desejam aparecer. 

    Portanto, abuse dessa opção, criando um site e perfis nas redes sociais.

    1. Ter controle do fluxo de caixa

    Uma empresa que não possui controle do fluxo de caixa não consegue crescer de forma sustentável.

    De maneira que é através do controle do fluxo de caixa Graças que se pode saber para onde o dinheiro vai e direcionar os recursos disponíveis de forma mais assertiva.

    Assim, é importante analisar as entradas e saídas de recursos financeiros para identificar as fontes de receita e os gastos mais comuns, além de detectar as despesas que são supérfluas, que podem ser cortadas ou reduzidas.

    1. Crédito consciente

    O crédito pode ser uma ferramenta útil para o crescimento da empresa, no entanto, é preciso saber como aproveitá-lo. Sendo assim, o crédito é um recurso que, se for bem utilizado, colabora para o crescimento do seu negócio.

    Diante disso, o crédito obtido deve ser empregado para realizar investimentos como lançamento de novos produtos, contratação de mais profissionais, abertura de filiais, divulgação do negócio, etc.

    Conclusão

    Como vimos, o crescimento de uma empresa é resultado da soma de vários fatores. Além disso, a empresa não deve focar apenas em crescer exponencialmente, mas se manter em um padrão mais elevado.

    Diante disso, apresentamos algumas dicas para sua empresa crescer, entre elas: como consultar divida ativa, ter um controle de fluxo de caixa, entender o mercado, conhecer o cliente e usar a internet a seu favor.

    Segundo essas e outras dicas, o resultado será o desejado crescimento da sua empresa e sucesso do seu negócio.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira