O que é preciso saber para comprar uma moto?
Pois bem, chegou a hora de realizar o seu sonho de ter uma moto? Então, é importante saber quais detalhes observar para fazer um bom negócio e não se arrepender depois. E tudo isso você vai descobrir aqui, no nosso guia para comprar moto!
Inclusive, o importante é que você faça uma boa pesquisa e não compre o modelo baseado apenas na emoção de momento. Então, vamos saber como comprar a sua!
Prepare-se financeiramente para comprar a moto!
Então, o passo mais importante antes de sair para comprar uma moto é fazer um planejamento financeiro.
Afinal, com ele em mãos, é possível definir qual tipo de veículo você pode comprar e se consegue pagar à vista ou precisa financiar.
Até mesmo, você passa a saber se tem condições de comprar uma moto nova ou se vai ter que se contentar com uma seminova ou usada.
E, caso tenha que optar por uma moto usada, considere os gastos com possíveis reparos e também o custo de manutenção antes de realmente se decidir.
Então, já sabe o que procurar? Vamos saber quais os cuidados e as precauções que se deve tomar na hora da compra. Acompanhe a seguir!
4 dicas importantes para comprar sua moto: conheça e saia satisfeito fazendo um bom negócio!
Pois bem, vamos aqui listar alguns pontos importantes que devem ser observados. Assim, fique atento e siga as dicas do nosso guia para comprar moto!
Documentação e chassi
Então, com o documento da moto em mãos, verifique se o número do Renavam, da placa e do chassi estão de acordo.
É importante também verificar a situação financeira em que se encontra o veículo, ou seja, se tem financiamento. Ou até mesmo se tem alienação fiduciária, o que impede que a moto seja revendida.
E também, verifique junto ao Detran se há multas ou impostos em atraso.
Mecânica e elétrica
Muito bem, agora chegou a hora de você verificar as condições mecânicas e elétricas da moto para que você tenha certeza que ela foi bem cuidada e que não precisará de reparos adicionais.
Com relação ao motor, verifique indícios de vazamento de óleo, se está soltando fumaça e a quilometragem rodada. E também, se possui parafusos e porcas com marcas que indicam que o motor já foi desmontado ou a existência de soldas.
Na parte elétrica, verifique o funcionamento de setas dianteiras e traseiras, faróis alto e baixo, luzes de freio e da fiação em geral.
Caso não se sinta seguro em relação às condições mecânicas e elétricas da moto, é sempre bom consultar a opinião de um mecânico de sua confiança. Com isso, você não terá surpresas desagradáveis posteriormente.
Condições gerais e acessórios
Neste quesito, verifique as condições de pintura, conservação dos bancos e funcionamento das pedaleiras. Ou seja, nenhum problema que irá gerar custos adicionais de reparos após a compra da moto.
Test-drive
Então, chegou a hora de fazer um test-drive para que você avalie as condições de dirigibilidade da moto e encontre possíveis irregularidades.
Além disso, verifique se aquele modelo oferece a ergonomia ideal para você. Afinal, você deve se sentir confortável e bem adaptado ao modelo para garantir seu prazer em dirigir a moto que escolheu.
Conclusão
Pois bem, as dicas do nosso guia devem ser observadas no caso de comprar uma moto seminova ou usada para garantir que você faça um bom negócio.
Se a opção for por comprar uma moto nova, com certeza não terá que avaliar os itens descritos acima.
Afinal, estará adquirindo uma moto 0km com documentação e impostos regularizados e ainda contando com a garantia oferecida pela montadora ou concessionária.
Porém, a opção de comprar uma moto nova, seminova ou usada vai depender de seu planejamento e de suas condições financeiras.
E comprar moto em leilão, é mais barato e seguro?
Muito bem, em leilões, você pode encontrar veículos em bom estado e por preços bem abaixo dos valores de tabela.
Existem diversos tipos de leilões de motos, como os da Receita Federal, do Detran e dos Correios, por exemplo.
Neles, são vendidas motos novas e usadas e é possível encontrar diversas ofertas em boas condições que atendam suas expectativas.
Então, se deseja comprar uma moto em leilão, basta procurar na internet por leiloeiras que realizam esses eventos.
Atualmente, a procura por comprar em leilões tem aumentado bastante, e as empresas oferecem toda a segurança e tranquilidade para você fazer bons negócios.
Posso ter uma moto sem ter que comprar?
Muito bem, hoje em dia já existe a possibilidade de fazer um aluguel de moto por assinatura e assim não ter que gastar seu dinheiro com a compra.
Para isso, você encontra ofertas em diversas locadoras especializadas em aluguel de motos e inclusive nas próprias montadoras que também oferecem esse serviço.
A vantagem de fazer um aluguel por assinatura é que você fica livre de diversas preocupações que teria se possuísse a própria moto.
Pois itens como documentação, manutenções, revisões e assistência 24 horas estão inclusos no contrato.
Assim, você só se preocupa com o custo da mensalidade e com os gastos de abastecimento, pedágios e estacionamento.
Moto para trabalhar com delivery
E ainda, pode ser que você deseje ter uma moto para trabalhar com aplicativos de delivery. Pois então, saiba que as empresas que atuam nesse ramo oferecem condições especiais para aquisição ou aluguel de motos para os interessados.
Se esse for o seu desejo, basta acessar os sites dos aplicativos e conhecer as ofertas e condições que eles oferecem.
Bem, agora você já sabe quais os cuidados deve observar ao comprar uma moto seminova ou usada seguindo nosso guia. E ainda, a opção de alugar uma moto, caso não queira comprar.
E também, que existe a oportunidade de comprar moto em leilão por preços bem abaixo dos valores de tabela.
Então, agora é só definir quais suas condições financeiras, suas prioridades e com isso adquirir ou alugar a moto que irá atender suas necessidades!
Considere um empréstimo
Um empréstimo para comprar uma moto pode ser uma opção viável para quem deseja trabalhar como entregador. Ter uma moto própria permite mais liberdade e flexibilidade para o trabalho, além de poder economizar em custos de transporte.
Existem diversas opções de empréstimos disponíveis para quem deseja financiar a compra de uma moto ou trocar a moto atual por uma nova, utilizando um empréstimo com garantia de moto, por exemplo.
Há desde empréstimos pessoais até financiamentos oferecidos pelas próprias montadoras. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente as taxas de juros e os prazos de pagamento antes de decidir qual a melhor opção de empréstimo para suas necessidades.