NOTíCIAS

Flona Brasília: 27 anos de preservação e atividades ao ar livre

Flona Brasília: 27 anos de preservação e atividades ao ar livre
Foto: Agência Brasília

A Floresta Nacional de Brasília (Flona) celebrou seus 27 anos neste final de semana com uma programação especial. O evento contou com atividades esportivas, educativas e de bem-estar, atraindo visitantes para uma das principais áreas de preservação ambiental do Distrito Federal.

Durante os dois dias de comemoração, o público pôde participar de trilhas guiadas, passeio ciclístico, banho de floresta, oficina de nós, aula de yoga e caminhada noturna. As atividades ocorreram na paisagem preservada da Flona, proporcionando uma experiência de contato com a natureza e valorização do Cerrado.

Entre os destaques da programação estiveram as caminhadas pelas trilhas Murundus, Jatobá e Pequi. O passeio ciclístico também reuniu praticantes de diferentes idades em percursos de 10 e 15 quilômetros.

Na solenidade oficial, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rafael Santana, representou a governadora Celina Leão. Ele destacou a importância da Floresta Nacional de Brasília para a preservação ambiental e para a qualidade de vida da população do DF.

“A Floresta Nacional não é apenas uma área protegida. Ela representa o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, com a proteção dos recursos hídricos, da biodiversidade e também com a qualidade de vida das atuais e futuras gerações”, afirmou Rafael.

Criada em 1999 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Flona Brasília possui mais de 5,6 mil hectares de área protegida. A unidade tem papel estratégico na conservação dos recursos naturais e na manutenção dos mananciais que abastecem o Distrito Federal.

O secretário também ressaltou a contribuição da unidade para a pesquisa científica, a educação ambiental e a conscientização da população sobre a preservação dos ecossistemas do Cerrado. “Esses 27 anos demonstram o papel que a Floresta Nacional desempenha na cultura ambiental do Distrito Federal, na pesquisa científica, na educação ambiental e na constante lembrança de que preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós”, disse.

A comemoração contou com a participação de grupos de caminhada, ciclistas, escoteiros, servidores e frequentadores da unidade. O encerramento da programação ocorreu com uma caminhada noturna de seis quilômetros, oferecendo uma experiência diferente em contato com a natureza.

Ao final, o secretário homenageou os profissionais que atuam na preservação da área. “Em nome da governadora Celina Leão, quero parabenizar todos os trabalhadores, servidores, colaboradores e incentivadores que ajudam a proteger este patrimônio de valor inestimável para o Distrito Federal. A Floresta Nacional é um legado que devemos preservar para as próximas gerações”, concluiu.

Continue lendo