Android 13: os melhores recursos para esperar

O Android 12 foi um grande salto para a plataforma. Com o Material You, muitas adições de segurança e um aumento geral de desempenho, seria difícil para o Google lançar o Android 13 com algo importante que pudesse ofuscar o que veio junto com a 12.

Na verdade, eu diria que a próxima versão será um pouco decepcionante, considerando como a versão anterior redefiniu a barra para as expectativas.

Isso não significa que o Android 13 será um esforço tímido para melhorar o sistema operacional. E embora o Android 13 ainda não tenha atingido o status beta, uma imagem muito boa está se formando sobre como será o próximo lançamento.

Deve haver quatro versões beta antes do lançamento estável, em algum momento de agosto deste ano (2022). Isso, é claro, não está definido, então não se surpreenda se o Google alterar essa data para o lançamento oficial.

Deixando de lado o lançamento, que tipo de recursos devemos esperar ver no Android 13? Vamos mergulhar e descobrir.

Android 13: A evolução sutil de Material You

De acordo com as prévias do desenvolvedor que examinei, o Material You receberá alguns ajustes. O primeiro virá por meio de ícones de tema automático.

Agora, antes que você fique muito animado, esse recurso provavelmente estará disponível apenas para dispositivos Pixel primeiro. Eventualmente, no entanto, a versão aprimorada dos ícones de tema automático deve chegar a outros dispositivos.

O que são ícones de tema automático? O recurso foi lançado com o Android 12, mas não teve tanto sucesso. Parte do problema foi que muitos desenvolvedores não aproveitaram o recurso.

Com o Android 13, os usuários poderão criar temas para ícones da mesma forma que você tematiza o restante do sistema operacional. Será uma mudança sutil, mas que deve trazer um visual mais completo ao todo.

Outras opções de temas que podem vir junto com o Android 13 incluem quatro novas paletas relacionadas a tons e matizes específicos.

Essas paletas são denominadas Expressive, Spritz, Tonal Spot e Vibrant, e devem realmente destacar a aparência do seu dispositivo.

Meu palpite é que veremos outros detalhes sutis adicionados ao Material You, que se unirão para tornar o visual mais coeso e combinado. Mas, novamente, não espere grandes mudanças no reino do Material You.

Dado o quão nova é a interface do usuário, levará um tempo até que haja grandes mudanças.

Funcionalidade aprimorada no Android 13

Os verdadeiros sucessos do Android 13 no mercado de tecnologia provavelmente virão por meio de funcionalidades aprimoradas. Aqui estão algumas das possíveis melhorias que experimentaremos.

Digitalização de código QR aprimorada

No momento, a digitalização do QR Code é menos do que intuitiva. Você precisa abrir o Google Lens, apontá-lo para o código QR e tocar para interagir.

E o problema com alguns dos scanners de QR Code de terceiros é que alguns deles foram encontrados para abrigar códigos maliciosos.

Com o Android 13, um Quick Tile foi relatado para uma experiência de digitalização de QR Code muito melhorada.

Isso significa que, quando você precisar digitalizar um QR Code, basta puxar a aba de notificação e tocar no Quick Tile para digitalizar o código.

Melhorias no áudio Bluetooth do Android 13

O Android 13 virá com suporte para Bluetooth LE Audio, bem como o codec de comunicações de baixa complexidade.

Esses dois novos recursos se combinarão para possibilitar que o Android lide com streaming de áudio por Bluetooth Low Energy, o que reduzirá significativamente o consumo de energia, em comparação com os sistemas de áudio BR/EDR tradicionais.

As melhorias encontradas no Bluetooth LE vão muito além do baixo consumo de energia e ajudarão a melhorar a experiência do fone de ouvido verdadeiramente sem fio com canais isócronos, áudio multistream e compartilhamento de áudio pessoal e baseado em localização.

Configurações de idioma panlinguístico

Para aqueles que são multilíngues, o Google tem um tratamento especial para você. Com a próxima versão, você poderá definir um idioma específico a ser usado para aplicativos específicos, como o WhatsApp.

Por exemplo, se a maioria dos clientes com quem você envia e-mails fala inglês, você pode definir esse idioma para o aplicativo de e-mail e o restante dos aplicativos em seu idioma nativo.

Fast Pair no Android 13

Outra grande melhoria de funcionalidade virá por meio do Fast Pair, que permitirá emparelhar rapidamente um dispositivo com acessórios.

Você não precisará mais passar pelo processo de abertura de Configurações, vá para Dispositivos conectados e toque em Emparelhar novo dispositivo.

Quando o Android detecta um novo dispositivo, ele o alerta automaticamente e pergunta se você deseja emparelhá-lo.

Suporte UWB

UWB é uma tecnologia totalmente nova que possibilitará que seu dispositivo atenda a diferentes funções, como uma chave de carro, e ajudará você a localizar facilmente dispositivos que também incluam suporte a UWB.

Os dispositivos Pixel 6 incluíam a antena UWB, mas não suportavam o recurso no 12. O Android 13 trará a próxima evolução dos dispositivos móveis.

Segurança e desempenho aprimorados no Android 13

A cada versão do Android, há novas melhorias de segurança a serem encontradas. Aqui estão alguns dos destaques de segurança que podemos ver no Android 13.

Seletor de fotos

Com o Android 13, será incluído um novo seletor de fotos que não apenas facilita a seleção de fotos de fontes locais e na nuvem, mas também o torna mais seguro. Ao contrário do seletor de fotos antigo, a nova versão só permitirá o acesso aos arquivos que você selecionou.

Wi-Fi nas proximidades

Nas versões atuais do Android, se um aplicativo precisa localizar dispositivos Wi-Fi próximos, ele requer permissão de localização que, para muitos, é um problema de segurança.

Felizmente, no Android 13, o Google está trazendo uma nova permissão de tempo de execução, chamada NEARBY_WIFI_DEVICES, que dará a esses aplicativos a opção de localizar dispositivos Wi-Fi sem precisar de permissão de localização.

Permissões de notificação no Android 13

O Android 13 está recebendo um aceno do iOS e fará com que os aplicativos móveis solicitem permissão antes de enviar notificações. O prompt de permissões aparecerá na primeira execução de um aplicativo.

TARE

TARE significa The Android Resource Economy e é um serviço que monitora como os aplicativos são executados em segundo plano e quais tarefas eles executam.

A TARE será responsável por conceder e revogar créditos de aplicativos para limitar sua capacidade de agendar trabalhos no futuro.

Junto com o TARE, o Android 13 também terá um sistema integrado para alertá-lo quando um aplicativo for desonesto e estiver drenando sua bateria excessivamente.

E aí estão alguns dos novos recursos mais interessantes do Android 13. Claro, muito disso foi baseado na visualização do desenvolvedor, então tudo pode mudar e nada é garantido no momento.