Quando você tem uma noção clara dos benefícios e malefícios da internet, vai poder usufruir de todas as vantagens, mas ao mesmo tempo evitar o que pode trazer de prejuízo.

    A influência da internet sobre nossas vidas é tão forte que se tornou algo que faz parte do dia a dia de todas as pessoas.

    Você utiliza hoje a internet desde para compartilhar fotos nas redes sociais até para fazer transações bancárias e investimentos.

    É claro que a internet trouxe mais conforto e praticidade, porém, é necessário tomar alguns cuidados.

    Foi justamente por isso que preparamos esse material, para que você conheça a fundo tudo sobre o que a internet pode proporcionar, tanto os impactos positivos como negativos! Continue a leitura e confira!

    Benefícios e malefícios da internet

    Mais de três quartos da população mundial está conectada à internet! Crianças, estudantes, profissionais, homens de negócios, aposentados…

    Hoje, é difícil imaginar uma vida sem a facilidade e comodidade da internet.

    No entanto, assim como toda nova tecnologia, a internet tem benefícios e malefícios.

    Portanto, continue aqui e veja quais os prós e contras da internet.

    Quais os benefícios da internet?

    A lista de benefícios da internet é longa e destacamos os principais:

    Pesquisas em sites

    É possível navegar em sites e blogs em diferentes dispositivos, o que permite aos internautas buscar informações, ficar por dentro de atualidades, ver fotos, vídeos e outros conteúdos interativos.

    Enviar mensagens instantâneas

    Existem vários aplicativos de mensagens, como por exemplo, o WhatsApp, onde as pessoas podem se comunicar em tempo real, não importa onde e quando.

    Redes sociais

    Através das redes sociais, você pode compartilhar fotos, vídeos, ou mesmo mensagens privadas, o que favorece a interação e uma relação mais próxima.

    Jogos online

    Outro benefício da internet é que permite aos jovens jogar com outras pessoas, sendo uma ótima maneira de divertimento.

    Plataformas online

    Graças à conectividade, a internet permite ter acesso aos mais variados serviços, como home office, cursos online, fazer compras, reservar um hotel, acessar bancos…

    Porém, para você desfrutar de todos esses benefícios, é necessário ter uma boa conexão, como a internet uditelecom, para que não tenha problemas de carregamento lento, travar um vídeo no meio, entre outros.

    Ganhar dinheiro

    Por fim, cada vez mais pessoas estão usando a internet como um meio de obter uma renda extra.

    A boa notícia é que existem muitas opções para ganhar dinheiro na internet, por exemplo, sendo um afiliado, escrevendo conteúdos para sites, desenvolvendo aplicativos, etc.

    E quais os malefícios da internet?

    Além de todos os benefícios listados acima, é importante ficar atento também aos malefícios e se proteger:

    • Informações falsas: com a rapidez da transmissão e propagação das informações, a internet é um ambiente fértil para as fake News. Na verdade, os conteúdos divulgados na internet não são necessariamente verdadeiros. Por isso, tome cuidado e só busque fontes confiáveis;
    • Spams: sua caixa de e-mail pode ser bombardeada por spams, que são mensagens não solicitadas;
    • Hackers: outra desvantagem da internet é a invasão de hackers, e você correr o risco de ter seus dados pessoais e financeiros roubados.

    Fora essas desvantagens, é extremamente importante que pais e responsáveis orientem seus filhos, particularmente para não entrar em sites “perigosos”, já que existem muitas pessoas de má fé na internet.

    Para se proteger desses perigos, use a internet com responsabilidade. Só acesse sites confiáveis, instale um bom antivírus e tenha cuidado ao usar redes públicas de Wifi.

    Conclusão

    Como você acabou de ver, a internet revolucionou a vida das pessoas, e trouxe com ela benefícios e malefícios.

    Mas tomando os devidos cuidados, saiba que a internet é uma ferramenta poderosa, e sem sombra de dúvida, são muito mais vantagens que desvantagens!

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira