Imagine o seguinte cenário: seu PC começa a travar ao abrir aplicativos ou executar funções essenciais do seu trabalho. Com isso, você começa a sentir que sua máquina está obsoleta e decide trocá-la de uma vez, o que pode representar um enorme investimento de dinheiro e também tempo para entender como o novo PC funciona.

    No entanto, se você dedicar apenas alguns minutinhos olhando as ofertas da KaBuM! ou de sites similares, vai perceber que pode aumentar a vida útil da sua máquina com um simples upgrade: a troca da placa de vídeo. 

    Sim, apenas com a troca da placa de vídeo é possível aumentar o desempenho do PC sem ter que pagar mais caro para trocar toda a máquina. Mas se você tem dúvidas sobre qual equipamento escolher, no texto abaixo você aprende como fazer a melhor escolha de placa de vídeo.

    O poder de uma boa placa

    As placas de vídeo são responsáveis por fazer a conexão entre a sua máquina e a tela, ou seja, elas processam as imagens e, como o nome diz, os gráficos gerados em aplicativos no computador direto para a tela.

    No entanto, as placas de vídeo modernas não se resumem a essa função de imagem: elas também contribuem para a execução. Se você trabalha com jogos ou aplicativos de imagem pesados, como editores de vídeo, a placa de vídeo vai definir como o seu computador irá processar os gráficos desses aplicativos.

    Quanto mais potente for a placa de vídeo, mais rápida será a velocidade de visualização e execução de aplicativos mais pesados, como o Autocad ou o Final Cut Pro (Macbook). Isso porque as placas de vídeo contribuem para a “aceleração por hardware”, tornando seu PC mais eficiente.

    Sabe quando você tenta executar um programa de edição de vídeo e seu PC começa a ficar lento ou quando você está jogando e o game começa a “dar lag”? Isso significa que o programa ou jogo que você tenta executar tem uma resolução além da que a sua placa de vídeo consegue processar, o que pode comprometer o desempenho de toda a máquina.

    Tipos de placa

    De maneira geral, existem dois tipos de placas de vídeo no mercado: as que já vêm equipadas no computador (integrada ou onboard) e as placas avulsas (dedicadas ou offboard).

    A placa de vídeo integrada é aquela que costuma vir de fábrica quando você compra um PC ou Notebook. No caso de PCs, essa placa costuma ser bem básica, focada realmente em levar imagens para a tela e executar vídeos e programas simples. É possível rodar alguns jogos e fazer edições, mas ela geralmente não dá suporte a aplicativos mais pesados. 

    Já a placa de vídeo dedicada é, como o nome diz, específica para rodar jogos de alta resolução e aplicativos de edição mais pesados. Ela tem componentes muito mais potentes e pode trazer melhorias exponenciais no desempenho de um PC, apesar de ser mais cara. As placas GeForce, da NVIDIA, e Radeon, da AMD, são as melhores placas dedicadas do mercado.

    Como instalar a melhor placa de vídeo?

    A primeira coisa que você precisa saber é que nem todas as placas de vídeo são compatíveis com todos os PCs ou programas. Você deve levar em conta uma placa que esteja de acordo com os jogos e programas que você pretende jogar, além de saber se ela é compatível com seu PC. 

    Nesse sentido, antes de trocar sua placa, analise quais são as opções recomendadas pelos fabricantes dos programas e também as opções compatíveis com seu PC. Essas informações estão presentes na descrição do fabricante dos programas e jogos, bem como no site dos fabricantes das placas.

    Outro ponto de atenção é a quantidade de memória da placa, medida em VRAM. Na placa de vídeo, a memória serve para definir a velocidade de transmissão de dados: quanto maior a memória, mais rápido seu PC executará os programas. O ideal é que a placa tenha entre 6 GB e 12 GB de VRAM para funcionar sem problemas.

    Além disso, é importante manter suas placas atualizadas, pois essas atualizações mantêm o desempenho do PC em alta. Essas atualizações são emitidas pelo fabricante da placa de tempos em tempos, por isso certifique-se de instalá-las em seu equipamento apenas pelo site oficial de empresas como NVIDIA e AMD.

    Portanto, comprar uma placa de vídeo de alta qualidade pode levar o seu antigo PC para outro patamar e melhorar exponencialmente o desempenho dele nas tarefas mais pesadas.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira