Como proteger e mover arquivos entre o iCloud e o OneDrive

[ad_1]

Muitos profissionais, incluindo consultores e freelancers, costumam trabalhar com os serviços de nuvem Apple iCloud e Microsoft OneDrive. Veja como transferir arquivos com segurança entre as duas plataformas.

Imagem: Shutterstock/Gonzalo Aragão

Se você usa um iPad ou Mac no trabalho ou possui um iPhone, é provável que precise usar o Apple iCloud e o Microsoft OneDrive. Essas plataformas populares de armazenamento de arquivos baseadas em nuvem simplificam o processo de armazenamento, backup e compartilhamento de arquivos. Eles também simplificam a transferência de arquivos entre redes (como contas pessoais do iCloud e negócios do OneDrive). Agora, mais do que nunca, é importante garantir que esses arquivos e suas transferências sejam seguros. Algumas práticas recomendadas podem ajudar a manter seus arquivos do iCloud e do OneDrive seguros.

CONSULTE: iCloud vs. OneDrive: Qual é o melhor para usuários de Mac, iPad e iPhone? (TecRepública)

Primeiro, defina uma senha segura e complexa (composta por 12 ou mais letras maiúsculas e minúsculas, numerais e símbolos) no seu Mac. Você pode definir uma senha do Mac abrindo as Preferências do Sistema (basta clicar no ícone da Apple na barra de título do Mac e selecionar essa opção), clicando em Usuários e Grupos, escolhendo seu nome de usuário e clicando no botão Alterar senha. Termine seguindo as instruções fornecidas pelo macOS.

Você também pode alterar uma senha existente do Mac, inclusive para tornar a senha mais complexa. Para alterar uma senha do Mac, abra as Preferências do Sistema, clique em Segurança e Privacidade e selecione o botão Alterar Senha.

VEJA: Como os usuários da Apple podem aproveitar ao máximo o Microsoft 365 no trabalho (TechRepublic Premium)

Em iPhones e iPads contemporâneos, defina uma senha segura e configure o dispositivo para apagar dados após 10 tentativas de senha com falha. Para definir ou alterar uma senha do iPhone ou iPad, toque em Configurações, selecione Face ID e senha e toque em Ativar senha. Para configurar um iPhone ou iPad para apagar seus dados após 10 tentativas com falha de senha, ative o botão de opção Apagar dados no mesmo menu Face ID e senha, conforme mostrado em Figura A.

Figura A

Configurando iPads e iPhones para apagar dados após 10 tentativas com falha de senha.
Configurar iPads e iPhones para apagar dados após 10 tentativas com falha de senha ajuda a proteger as informações contra acesso não autorizado em caso de perda ou roubo de um dispositivo.

Segundo, criptografe um Mac (se estiver usando um). Habilite o FileVault para ajudar a impedir que usuários não autorizados acessem os dados do Mac, incluindo arquivos locais também armazenados no iCloud e OneDrive. Habilite o FileVault abrindo as Preferências do Sistema, clicando em Segurança e Privacidade e clicando na guia FileVault. Clique no botão Ativar FileVault, que instrui o macOS a criptografar o sistema de arquivos do Mac.

Observe a etapa adicional que o macOS normalmente requer ao trabalhar com as Preferências do Sistema. Você precisará inserir um nome de usuário e senha com permissões de administrador para configurar as alterações do sistema.

VEJA: Melhores gerenciadores de senhas para Mac e iOS (TechRepublic)

Quanto à criptografia de iPhones e iPads, a criptografia básica é ativada quando a senha é definida. Assim, ao definir a senha nos dispositivos móveis da Apple, a etapa ocorre automaticamente. Você pode confirmar o status de proteção de dados do iPhone e iPad retornando ao menu Face ID & Passcode e rolando até a parte inferior, onde você deve ler “A proteção de dados está ativada”, conforme mostrado em Figura B.

Figura B

Configurando uma senha do iPad ou iPhone.
Definir uma senha do iPad ou iPhone permite a proteção de dados no dispositivo.

Terceiro, verifique se as contas do iCloud e do OneDrive exigem autenticação multifator (MFA). Aliás, a Apple se refere ao MFA como autenticação de dois fatores. Caso você precise de ajuda, aqui estão os artigos dos respectivos fornecedores que descrevem como definir a autenticação de dois fatores e multifatores do ID Apple (para iCloud) e do Microsoft 365 (para OneDrive).

Com esses fundamentos de segurança ativados, você pode se sentir mais seguro baixando o aplicativo Microsoft OneDrive em iPads, iPhones e Macs e fazendo login. Uma vez conectado ao seu ID Apple nesses dispositivos, o iCloud deve se conectar. Se o iCloud Drive não estiver habilitado para o seu ID, em um Mac, abra as Preferências do Sistema e clique no ícone do ID Apple e confirme se a caixa do iCloud Drive está marcada, conforme mostrado em Figura C. Em um iPad ou iPhone, toque em Configurações, toque em ID Apple, pressione iCloud e verifique se o botão de opção iCloud está ativado.

Figura C

Ative o iCloud Drive em um Mac.
Ative o iCloud Drive em um Mac marcando a caixa de seleção correspondente.

Dependendo de sua configuração atual, pode haver mais uma etapa. Você pode ter que clicar ou pressionar o botão Opções que acompanha o iCloud Drive para permitir que um respectivo aplicativo armazene seus arquivos no iCloud. Por exemplo, se você estiver usando o iA Writer e desejar armazenar os arquivos do programa no iCloud, selecione a opção iA Writer no menu Opções do iCloud Drive, se a configuração ainda não estiver habilitada.

Depois que os serviços de nuvem estiverem conectados, transfira arquivos em um Mac abrindo as janelas do Finder e do OneDrive e clicando e arrastando os arquivos entre eles. Em um iPad ou iPhone, toque no aplicativo Arquivos e navegue até o local do arquivo que deseja mover, pressione e segure esse arquivo (ou diretório) e selecione Mover na janela pop-up resultante, conforme mostrado em Figura D.

Figura D

Mova arquivos entre o iCloud e o OneDrive em iPads e iPhones.

Em seguida, navegue até o local para onde deseja mover esse arquivo e pressione Copiar no canto superior direito. Devido às diferenças entre os serviços de arquivo, se você realmente deseja mover (em vez de copiar) o arquivo para o outro serviço, será necessário retornar ao local original do arquivo (ou diretório) e excluí-lo, pois a opção Mover muda para Copie, na minha experiência, ao realocar arquivos entre contas de armazenamento de arquivos em iPhones e iPads.

As contas de armazenamento de arquivos em nuvem serão cada vez mais importantes, assim como a segurança. Ao seguir essas etapas e garantir que as proteções correspondentes estejam em vigor, você pode ter mais confiança de que a segurança dos arquivos está protegida.

[ad_2]