Muitas empresas e agências especializadas em redes sociais trabalham com a sua marca na internet. Estes canais são excelentes opções para produzir conteúdos rápidos, que podem ser facilmente compartilhados entre usuários, gerando uma maior identificação e autoridade para a empresa no meio digital.
Mas com tantos canais atualmente, surge a dúvida: em qual deles a sua empresa deve investir? Continue lendo para descobrir.
Principais redes sociais para investir em 2023
Com base nas principais modificações atuais e o seu conhecimento na área, o head de conteúdo do Social Media Today, Andrew Hutchinson, compartilhou suas previsões sobre três das redes sociais que serão tendência em 2023, para que você possa trabalhá-las em sua estratégia de marketing digital. Confira!
Principais trends do Facebook
Este ano, o Facebook perdeu um grande número de usuários e lucros devido às atualizações de segurança dos aparelhos da Apple. O palpite do head é de que os usuários que continuaram usando a plataforma receberão mais conteúdos em seus feeds com base nos algoritmos, onde 40% deles serão de páginas que não seguem. A dica para as marcas é investir grande parte de sua estratégia em conteúdos que possivelmente o usuário possa se interessar.
Assim como o aumento de conteúdos, os usuários receberão com mais frequência atualizações de amigos e familiares que estejam no topo. Além disso, o Facebook também se apresenta como um canal mais atualizado, para que as pessoas recebam as notícias mais recentes do mundo.
Apostas para o Instagram
O tempo vai passando e o Instagram vem copiando muitas outras redes sociais, como o Snapchat e o TikTok. Porém, os resultados estão favorecendo o aplicativo, que vem crescendo o seu número de usuários ativos mensais a cada ano.
Em 2023, podemos esperar mais conteúdos de marcas e pessoas que não seguimos, principalmente no formato Reels, que está dando resultados positivos dentro da plataforma. Pelas atualizações do aplicativo terem um padrão global, provavelmente o Brasil receberá novas ferramentas no próximo ano.
Tendências para o LinkedIn
O LinkedIn é um canal que não para de crescer e, aos poucos, está desvinculando sua imagem de uma rede social mais formal. A plataforma era conhecida pelos seus longos textos e imagens estáticas, hoje em dia podemos encontrar conteúdos em diferentes formatos, e no próximo ano não será diferente.
Para o futuro, podemos esperar novos cursos do LinkedIn Learning e novos recursos em toda a sua plataforma, principalmente para quem trabalha com o LinkedIn Ads. A rede social também promete mais insights de dados para orientar a busca e divulgação de emprego, veremos mais recomendações baseadas na busca e dados fornecidos no perfil do usuário.
Assim como nas outras redes sociais citadas acima, veremos um plausível investimento em conteúdos no formato de vídeos, porém, em uma abordagem diferente das demais, já que o LinkedIn não é utilizado como um canal de entretenimento. Conteúdos visuais de apresentação, webinars e salas de chamadas de vídeo serão transmitidos dentro da plataforma com mais frequência. Devido a onda crescente de podcasts, também podemos apostar em conteúdos no formato de áudio.
Um ponto negativo é que ainda não haverá a possibilidade de filtrar conteúdos por formato, diferente dos canais que já possuem ações semelhantes.
Mais do que nunca, os conteúdos deverão ser o seu foco na estratégia de marketing digital para 2023, independente de qual rede social utilizar. A exigência do usuário será mais elevada, porém, as oportunidades também.
Aproveite as dicas do especialista para bombar em 2023, e não esqueça de compartilhar o conteúdo com parceiros!