Tecnologia: saiba como avanços influenciam o mercado de trabalho

tecnologia-saiba-avancos-influenciam-mercado-trabalho

A tecnologia presente no mercado de trabalho já é mais que uma tendência, é praticamente uma realidade. Faz um bom tempo que o emprego da tecnologia nas profissões parou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação.

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho pode ser visto em número: segundo o estudo “A Revolução das Competências”, há uma estimativa de que 45% das atividades feitas por humanos seja automatizada em pouco tempo.

Porém, acredite se quiser, isso não é totalmente uma má notícia para os profissionais do futuro. Prossiga com a leitura e descubra a importância da tecnologia no mercado de trabalho!

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

“Mesmo com o aumento do número de máquinas nas empresas, 64% delas dizem que não diminuirão seu número de empregados. Na verdade, 19% pretende aumentar a força da mão de obra.”

Conforme os avanços tecnológicos ocorrem, o mercado de trabalho vai se tornando mais produtivo e lucrativo. Como consequência, cargos são extintos e as profissões do futuro surgem em diferentes segmentos do mercado profissional.

Foi assim em 1760, com a primeira Revolução Industrial. Ao mesmo tempo que várias pessoas perderam seus cargos, novas profissões surgiram relacionadas à criação, produção e manutenção dos novos recursos tecnológicos.

Dessa forma, o principal impacto da tecnologia no mercado de trabalho é a necessidade maior da qualificação profissional. Obviamente, em qualquer cenário, a qualificação profissional é importante, mas atualmente ela é uma obrigação.

Cargos considerados mais simples e repetitivos serão logo tomados pelas máquinas, mas os complexos terão alta demanda. Para se tornar um profissional requisitado, você precisa ter as novas habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho atual.

Quais segmentos do mercado de trabalho são mais impactados pelo avanço da tecnologia?

O mercado de tecnologia está em constante ascensão, principalmente durante e após o período da pandemia. Com o isolamento social, as empresas se tornaram ainda mais dependentes da automação que é gerada pelas ferramentas digitais.

E com isso, certos setores do mercado profissional sentiram o baque: pelo estudo da Accenture Research, 25% das vagas ocupadas atualmente apresentam o risco elevado de serem afetadas pelas práticas produtivas mais tecnológicas.

Os setores mais ameaçados no mercado de trabalho atual são aqueles com maior presença de tarefas repetitivas. Por exemplo, a indústria, construção e o transporte e armazenamento.

O que os novos profissionais devem fazer?

Para se adequarem às profissões do futuro, os profissionais devem desenvolver novas habilidades e competências. Não é mais possível exercer uma única função – o trabalhador precisa ser versátil em seu papel (ou em mais de um).

A tecnologia é a integração desse trabalho e também do processo de modernização dos campos. O conhecimento vai muito além de saber transformar vídeo do Tiktok em mp3, ou então construir uma planilha online.

Além disso, o mercado de trabalho atual exige melhores competências sócioemocionais. Os profissionais devem estar prontos para aprender e ter a capacidade de trabalhar em grupo.

Qual é a importância da tecnologia no mercado de trabalho?

É importante entender a importância da tecnologia no mercado de trabalho, de forma a não considerar o mercado de tecnologia um adversário. Apesar do medo de ser substituído, esse mercado abriu uma ampla gama de oportunidades.

Através das ferramentas tecnológicas, você consegue expandir a sua capacitação profissional e utilizar as tecnologias ao seu favor. Um exemplo claro disso é o marketing digital, que utiliza das mídias digitais para aprimorar o alcance de sites e lojas virtuais.

Além disso, a tecnologia é uma forma de repensar a carreira profissional, mudando ela para algo mais confortável, como o home office. A verdade é que os avanços tecnológicos criaram novas tendências, que abriram portas para as novas habilidades.

Dessa forma, os profissionais do futuro têm uma chance maior de crescer do que os profissionais de antigamente. O mercado de trabalho se abriu, e não se fechou, para a mão de obra humana!

Leia também: Você pode dominar parte do mundo com marketing digital

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning