Para os amantes da cultura nórdica, embarcar em uma jornada repleta de paisagens deslumbrantes, que remetem aos povos vikings é uma das experiências mais inesquecíveis, sendo o sonho de consumo de muitas pessoas. Você é um deles? 

    Se sim, sabia que essas regiões no topo da Europa são conhecidas além dos marcos históricos da civilização antiga. Elas também encantam por tamanha beleza natural dos fiordes noruegueses até as florestas e os lagos suecos. Ainda, são exemplos para o mundo inteiro de qualidade de vida e sustentabilidade. 

    Por isso, nós nos deslumbramos com tanta beleza e com a demonstração de que é possível viver bem, respeitando o planeta e proporcionando bem-estar a todos os seus cidadãos. Se essa aventura é o seu destino, não esqueça de pesquisar os melhores planos de seguro-viagem para Europa, para garantir que sua viagem seja tranquila e sem preocupações enquanto você descobre os encantos do norte europeu. 

    A qualidade de vida dos países nórdicos

    Noruega, Suécia e Dinamarca são grandes exemplos mundiais de sustentabilidade e qualidade de vida, em que as iniciativas ambientais e sociais fazem a diferença na organização da cidade, promovendo melhores condições na vida dos cidadãos.

    Ter a hidrelétrica como prioridade torna a Noruega uma grande investidora de energia renovável, já que é ela que abastece quase toda a demanda energética. Devido a isso, a cidade de Oslo foi premiada como a capital verde da Europa, graças às suas políticas de transporte sustentável e espaços verdes abundantes.

    A Suécia, com sustentabilidade inovadora, tem a grande ambição de emitir zero carbono até 2045. Se isso será possível, não sabemos, mas devemos aplaudir as políticas públicas sustentáveis da capital Estocolmo que passou a ser reconhecida como uma referência global de cidade ecológica de Hammarby Sjöstad, provando que é possível a vida urbana e o meio ambiente coexistirem harmoniosamente. Além disso, há um sistema de reciclagem extremamente eficiente e mobilidade sustentável incentivada por meio das extensas ciclovias e do transporte público de alta qualidade.

    Na Dinamarca, 40% da eletricidade é proveniente da energia eólica, fato que a tornou pioneira ao investir nessa fonte de energia renovável. Assim, Copenhague ascendeu à fama graças ao planejamento urbano bem elaborado, que cria uma atmosfera saudável e livre de poluição ao priorizar pedestres e ciclistas.

    Em relação à qualidade de vida, esses países se destacam por seus sistemas de bem-estar social bem definidos. Eles também possuem educação gratuita e de alta qualidade. Graças à combinação de políticas ambientais avançadas e sistemas sociais inclusivos, os países nórdicos se tornaram um modelo inspirador a ser seguido pelo mundo. 

    O que torna os países nórdicos encantadores

    Cada detalhe das paisagens e da cultura medieval presente na história das regiões dinamarquesa, sueca e norueguesa transformam sua viagem em uma experiência única e mágica. Desse modo, depois de navegar nos fiordes noruegueses com montanhas imponentes e mergulhar em águas cristalinas a sua vida nunca mais será a mesma, já que esses locais oferecem uma incrível experiência aos turistas.

    Na Suécia, as florestas densas e os inúmeros lagos criam o cenário perfeito para quem ama a natureza. Durante o inverno, você pode praticar esqui e patinação no gelo, enquanto o verão se torna ideal para explorar as ilhas do arquipélago de Estocolmo. 

    Já a Dinamarca encanta com suas cidades vibrantes e acolhedoras. Os passeios de bicicleta pela cidade, as visitas ao Tivoli Gardens e o mergulho na gastronomia dinamarquesa é uma verdadeira imersão à cultura nórdica, sendo pratos como o smørrebrød, um convite a uma deliciosa viagem de sabores.

    Por falar em cultura viking, esses países são o berço dessa civilização e preservam até hoje artefatos históricos, expostos em museus que transportam você no tempo. Dessa forma, história aliada com sustentabilidade e beleza natural tornam os países nórdicos lugares desenvolvidos, de primeiro mundo, que criam uma atmosfera verdadeiramente mágica.

    O encanto da aurora boreal no norte europeu

    Esse espetáculo da mãe natureza, pintado por mãos divinas, também é conhecido como Luzes do Norte. Ele revela um show de luzes naturais no céu noturno, predominantemente visível nas regiões polares. 

    Esse fenômeno ocorre quando partículas carregadas do sol colidem com gases na atmosfera terrestre, dando origem às cores vibrantes que parecem dançar no céu. Elas variam de verdes e amarelas a rosas e violetas, oferecendo uma visão de tirar o fôlego de tão inesquecível que é.

    De setembro a março, esse acontecimento ocorre nas cidades norueguesas de Tromsø, Ilhas Lofoten e Alta. Enquanto na Suécia, os visitantes podem presenciá-la no Parque Nacional de Abisko, na região de Kiruna.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira