O Brasil possui uma riqueza cultural magnífica e em alguns pontos do nosso país é possível conhecer de perto um pouco mais dessa história

    Que o Brasil é um país tropical cercado por praias e paisagens paradisíacas, isso ninguém tem dúvida. Até por esse motivo, ao comprar passagens aéreas, as praias muitas vezes são o destino mais escolhido. Entretanto, nem só de areia e mar vive o Brasil e, se você está pensando em rodar o país atrás de outros destinos e pontos turísticos históricos, saiba que isso as terras tupiniquins têm de sobra.

    Museus que contam cada parte da história do país, igrejas monumentais, eventos esportivos e muitas outras atrações, que diversos destinos espalhados pelo enorme Brasil certamente vão proporcionar à sua viagem uma recordação inesquecível.

    Como escolher o destino?

    Isso varia muito de viajante para viajante. Viagens sozinhas ou acompanhadas por pessoas com o mesmo objetivo podem ser mais direcionadas a isso. Já em família, o roteiro pode ser mais amplo.

    Olinda, PE

    Desde a sua fundação, em 1535, Olinda foi a região mais desenvolvida e palco de inúmeros acontecimentos do Período Colonial. A história da cidade e do próprio país se conectam e são contadas a partir de capelas, igrejas, casarões e jardins, que permanecem “vivos” desde o século XVII.

    Não à toa, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Por lá, você poderá visitar a Basílica de São Bento, a Igreja da Sé, cartão-postal da cidade, e o Museu de Arte Contemporânea, construído em 1765 com o objetivo de ser a cadeia para os presos da Inquisição.

    Ouro Preto, MG

    Não há como negar que um dos lugares mais pesquisados quando o assunto são destinos históricos é o estado de Minas Gerais. Falando especialmente de Ouro Preto, a cidade reúne o maior e mais importante acervo de arquitetura e arte do Período Colonial do país.

    A cidade é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, pelo papel importante que teve na história do Brasil, sendo palco da Inconfidência Mineira. Por lá, você encontrará a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, a Praça Tiradentes, em que se encontra o Museu da Inconfidência, além do Teatro Municipal de Ouro Preto.

    Rio de Janeiro, RJ

    Na capital do estado carioca, além de levar a família para conhecer as belas praias da cidade, você também poderá desfrutar das tradicionais atrações turísticas como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ou fazer o tour guiado no Maracanã, um dos estádios de futebol mais importantes do mundo.

    Além disso, você, com certeza, irá querer conhecer o Museu de Arte Contemporânea, pois se trata de um marco da arquitetura moderna, criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Outro destino indispensável é o Paço Imperial, construído como lugar especial para os governadores da Capitania do Rio de Janeiro, em meados do século XVIII. Hoje, o local dispõe de cafeteria e livraria.

    Por fim, aproveite a estadia no Rio para conhecer o icônico Museu Nacional de Belas Artes, local construído na virada do século XX e que, hoje, abriga uma das mais incríveis e relevantes coleções artísticas do século XIX. São 70 mil peças trazidas ao Brasil por Joaquim Lebreton, chefe da missão artística francesa, e algumas outras, deixadas, aqui, por D. João XI.

    São Paulo, SP

    É claro que a maior cidade do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. Em São Paulo o que não falta são atrações culturais e históricas. Lá, você poderá visitar o Museu do Ipiranga, local que abriga um acervo de mais de 125 mil peças que contam a história da independência do país, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”.

    O Theatro Municipal também é imperdível. Além de acompanhar os espetáculos, você poderá fazer o tour guiado, que conta um pouco da importância do local, construído para ser o grande marco cultural da cidade a partir de 1911. Ele abrigou a Semana de Arte Moderna, em 1922, um dos mais importantes acontecimentos artísticos do Brasil.

    Aliás, museu é o que não falta em São Paulo. Por isso, considere também para a sua viagem conhecer a Pinacoteca, o MASP, o MIS, o Museu do Futebol, o Memorial da América Latina e muitos outros.

    Salvador, BA

    Sede da administração no Período Colonial, a capital da Bahia preserva muitas obras e patrimônios dessa época. Além disso, o lugar possui forte influência da cultura africana em sua religião e festas.

    Lá, você poderá ver de perto a Basílica do Senhor do Bonfim, o Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de São Francisco, o Museu Afro-Brasileiro e muitos outros locais incríveis.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira