Auxílio-reclusão ou bolsa-bandido?

Há tempos, mais precisamente desde a campanha presidencial de 2010, tenho recebido vários e-mails com críticas a um benefício que o INSS paga “a presidiários”. Tenho-os respondido individualmente, com  o intuito de esclarecer, porém, muito recentemente, recebi um com a foto abaixo, de um empresário local que tem, no carro, um adesivo que mais parece um “banner” publicitário com os dizeres: "100% JESUS". Leia mais »

Rota de colisão

Mais uma vez a ROTA (Regimento Ostensivo Tobias de Aguiar), de São Paulo, entra em "rota de colisão" com a sociedade. Leia mais »

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

De um lado a Veja, “jogando luz” onde nunca houve escuridão; de outro um advogado alçado a ministro do STF pelas mãos de quem ora tenta atingir, querendo jogar sombra onde poderia jogar luz, se quisesse. Leia mais »

Maio, mês da Doação

Maio de 2012 foi escolhido como o Mês do Doador de órgãos e tecidos. A TV NORDESTE (Olinda-PE) realizou uma série de reportagens sobre as dificuldades das Centrais de Transplantes e vitórias dos candidatos à recepção.

Selecionei algumas delas e, como transplantado renal, sugiro que assistam aos vídeos e os compartilhem em suas redes sociais.

Aos(às) que se dispuserem a ser doadores, lembro que é MUITO importante comunicar  aos seus familiares a sua decisão (e, se preciso, CONSCIENTIZÁ-LOS) , de forma a facilitar o processo de captação, que depende da autorização deles.

Transplante (30 de abril de 2012) - O que precisa para doar órgãos e tecidos Leia mais »

Um músico do Paraná

 

Por alguma questão cultural, não  sei, os músicos do Paraná têm dificuldade de se projetar nacionalmente.

O mais famoso, porque internacionalmente conhecido, é o maestro e arranjador Waltel Blanco (compositor, entre outros, dos temas de “A pantera cor-de-rosa” – gravado por Henry Mancini - e da novela “Assim na terra como no céu”, em 1970). Talvez poucos paranaenses saibam sua origem (Paranaguá-PR).

Leia mais »

Como estão nossas relações com Cuba?

A pergunta atende a um propósito, que vocês verão ao final.

O Brasil alcançou, em 2009, o PIB de US$ 1.571.957 milhões. Não encontrei os dados de aplicação nas áreas de Educação e Saúde para aquele ano, mas supondo-se que não tenha havido alteração em relação ao ano anterior (o quadro do IBGE é muito ruim neste sentido), em 2008 aplicou, 5,08% do PIB em Educação e 4,8% em Saúde.(Fonte IBGE: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php)

Cuba, com uma população de 11.204.351 habitantes, obteve em 2009 o PIB de US$ 60.917 milhões e no ano anterior aplicou 13,63% do PIB em Educação e 5,5% em Saúde (mesma fonte).

Por que a comparação? Por duas razões. Segundo informações da BBC-Brasil, na página do site da UOL-Notícias, de 01/01/2009 sobre Cuba (Uol/BBC-Brasil): Leia mais »

O centenário (quase esquecido) de Nelson Cavaquinho

Sinceramente, fiquei aguardando uma série de comemorações ao centenário de Nelson Cavaquinho, ocorrido na sexta-feira, 28 de outubro de 2011. Dei uma pinçada no Wikipedia e uma passeada pelo You Tube para produzir este “post”. Digo só que VALEU A PENA. Divirtam-se também.

1) LINKS DE VÍDEOS:

Dona Carola - http://youtu.be/herxw_c3IjY - Chico Buarque

Degraus da vida - http://youtu.be/xLL3jRu2wEo - Luiz Melodia

Folhas Secas - http://youtu.be/itGRoBEHHyM - Manu Santos e Os Novos Chorões

2) BIOGRAFIA Leia mais »

Afinal um decisão sensata do STF

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil pode não livrar o mundo de maus profissionais, mas evita que o número deles seja maior. O próprio MEC tem pressionado as faculdades de direito no país, com base nos resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), para que melhorem sua qualidade, inclusive fechando algumas delas. Porém, sem o “exame de ordem”, milhares de profissionais mal preparados estariam advogando. Pode ser até constrangedor que uma entidade que tem por finalidade defender as prerrogativas de uma categoria, precise criar um instrumento como este para defender a sociedade, mas já está passando da hora do Conselho Federal de Medicina tomar medida semelhante. Imagine quantas vidas seriam salvas! Leia mais »

A "reencarnação" de Milton Carlos

Durante toda a exibição da novela “Cordel Encantado”, eu ouvia “Saga”, tema de “Herculano e Úrsula”, admirado com aquela voz diferente, sem saber quem a interpretava (lembrava muito a voz de Maria Creuza), até descobrir ser de Filipe Catto, um gaúcho de 21 anos.

Não tive como não me lembrar de outro cantor, dos anos 70, que tinha o mesmo timbre de voz e que, na sexta-feira passada,  21/10/2011,  completou 34 anos de sua morte, o também compositor Milton Carlos (o Dicionário Cravo Albin, de  onde tirei as informações abaixo, faz uma pequena confusão com esta data, mas...tudo bem).

Sucesso absoluto naquela década, irmão da compositora Isolda, de quem era parceiro musical, ele começou a interessar-se pela música ainda criança (como Filipe), quando fazia estórias e músicas para teatrinhos de bonecos com a irmã, com quem atuou, inicialmente como “backing vocal” Leia mais »

O que não foi dito sobre a viagem de Lula

A vida não deu ao cidadão Luiz Inácio Lula da Silva a oportunidade de receber um diploma universitário, mas compensou-o, como ele mesmo se orgulha, conferindo-lhe o diploma de Presidente da República. E isto talvez tenha sido providencial para o futuro do Brasil.

Seu antecessor, formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), da qual é “professor emérito”, tendo completado seus estudos de pós-graduação na Universidade de Paris, e lecionado nas Universidades de Santiago (Chile), de Stanford e Berkeley (EUA), de Cambridge (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, onde também ministrou aulas no famoso Collège de France, em oito anos de mandato não construiu uma Universidade. Leia mais »

Noel Centenário

É sempre bom lembrar...

No blog "Conversa Afiada", um post lamentável: “O Brasil deixa os mortos para trás. E anistia os militares da Argentina” (clique neste link para ver o post) Leia mais »

Exposição e filme marcam 90 anos de Frans Kracjberg

 

Kracjberg é polonês naturalizado brasileiro e escolheu a Bahia como lar. Uma exposição no Museu Rodin, em Salvador, até o dia 17 de julho e um documentário exibido no dia 07 de julho, no Espaço Unibanco do Cine Glauber Rocha, comemoram os seus noventa anos de vida. Leia mais »

Mascarado Polêmico - Kit gay

Recebi de vários contatos um mesmo e-mail, com “link” para vídeo, dos quais destaquei este:

“Olá,
Favor assistir e avaliar. Forme uma opinião.
Silver Jonas”

Mascarado Polêmico - Kit gay Leia mais »