Os profissionais estrangeiros na área da engenharia

Por Onda Vermelha

Comentário ao post "Médicos espanhóis: salário para trabalhar no Brasil é bom"

Atuo na área de Telecomunicações. Nestes últimos anos milhares de profissionais de diversas nacionalidades para cá vieram e atuam em todo o país em minha área. E não se fez esse carnaval todo que a classe médica está fazendo. Na Engenharia Civil ou Naval se dá o mesmo. Recebemos anualmente enormes leves de profissionais das mais diferentes modalidades e não se vê esse tipo de reação de nenhuma outra corporação. Ora, se a população precisa de mais médicos que venham os estrangeiros que aceitem trabalhar nas periferias e nos grotões por R$ 10.000,00. "Ah, não! Quero ganhar mais, quero um mundo ideal, uma infraestrutura de última geração!". Então, meu caro, não vá! Você não é obrigado a ir. Fique em seu consultório particular ou hospital público ou particular nas grandes cidades que você irá se sentir melhor. Somente não venham com argumentos "furados" de que os médicos estrangeiros que para cá virão não tem condições de aqui clinicar ou que “todos” os hospitais país afora não oferecem condições mínimas. Isso é MENTIRA! E já é querer abusar de nossa inteligência. Existem sim unidades de saúde prontas e que não tem médicos e os prefeitos não conseguem ninguém mesmo oferecendo R$ 20.000, 00. Então, como ficamos? Deixamos a população que mais necessita do SUS sem assistência por que a classe médica quer uma “carreira de estado” nos moldes dos juízes? E tudo isso na marra? Fica parecendo chantagem. Infelizmente, a classe médica a muito tempo confunde ética com corporativismo. Uma pena!

Nenhum voto
45 comentários
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Seria real essa informação Kleberson? Olhe! Convém maior parcimônia para consumir os informes da mídia. O recomendável é manter um pé-atrás com o entusiasmo dos jornalões .

Diria que ser mais prudente aguardar o resultado das investigações que o Ministério da Saúde solicitou à Polícia Federal apurar, sobre este repentino e contraditório amor ao trabalho em condições miseráveis. O que assistimos dos líderes das organizações médicas gritarem. Que houve para justificar tamanha reviravolta? Que interesse cívico repentino para trabalhar na florestas, nos confins da caatinga nordestina ou, nas miseráveis bordas das grandes Cidades? Será que, finalmente chegou carregamento de esparadrapo, algodão e de serigas para abastecer  os almoxarifados daqueles fim de mundo?

Disso tudo, o que me parece mais curioso é o apoio que os sindicatos da categoria dos jalecos brancos recebem da mídia brasileira. Nunca dantes, a globo e seus parceiros demonstraram gostar tanto de sindicalistas. Ao ponto, de seus porta-recados demonstrarem visível satisfação ao repercutirem os chavões do movimento médico.

Será que doravante vão tratar os sindicatos de outras categorias profissionais com o mesmo bem-querer?

Quando vejo essas coisas...sinto minhas zurelhas pinicarem atrás da pulga incomodada. Mas... o que se vai fazer?... A não ser que “vosmicê” Kleberson, disponha de algum vazamento que o ajude a desvendar a extemporânea e inusitada mudança no humor dos chefes dos jalecos brancos.

Que dizem os líderes dos sindicatos médicos e os chefes dos CFM e CREMEBs do jaleco branco?
Porquê a globo não entrevista o Adibe Jatene?

Evidente que não são todos. Muitos são os médicos, não envolvidos em movimento tão mesquinho e extremamente xenófobo.

Orlando

 
 
imagem de Sérgio Leandro
Sérgio Leandro

Tentei por duas vezes hoje enviar o mesmo comentario, porem o mesmo nao foi publicado. Por que?

 
 
imagem de otto brum
otto brum

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/conteudo/100000614977/Serie...

 

Exemplo de cidadania,bondade,compaixão e humanismo dado por um pequeno grupo de profissionais da área de saúde(médicos,enefermeiros e dentistas) a essa "máfia de branco" que refere 10.000,00 reais("Mais Médicos") como esmola!!Desumanidade, mercantilismo e avareza!!Que venham os cubanos,argentinos,portugueses e espanhois!!

 

Obs.: a "tal da falta de estrutura no interior não cola mais"!!

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Vale a pena ver, gente. É mais uma reportagem do tipo daquela do barco-hospital Abaré. Medicina com custos baixos e alta efetividade. 

 
 
imagem de jura
jura

Quando a Telefónica comprou a Telesp - com a ajuda do Mendonção - eu fui à Sala São Paulo e notei pela primeira vez a chegada dos engenheiros espanhóis.

Acho que nem mesmo os dentistas portugueses fizeram tanto barulho contra os dentistas brasileiros em Portugal, que chegaram a motivar um conflito diplomático na época. Nunca mais ouvi falar disso, nem lá, nem cá. Sinal de que, provavelmente, não faltam dentistas no Brasil.

 
 
imagem de Kleberson
Kleberson

O Brasil precisa de mais formação universitária e técnica, urgente, urgentíssmo, pois é um dos principais gargalos para o crescimento. A qualificação do mercado de trabalho é sofrível. Tente fazer uma obra para ver o nível do serviço oferecido no mercado. Caro e ruim demais.

Qual o problema se houverem estrangeiros trabalhando aqui, desde que sejam qualificados?

Quanto aos médicos há uma informação distorcida: Dizem que os brasileiros não querem ir para o interior, o que é falso visto que mais de 10 mil já se increveram no programa, em poucos dias.

 
 
imagem de Leandro A.
Leandro A.

Vou trocar o direito pela medicina...

 
 
imagem de Marco St.
Marco St.
Re: Os profissionais estrangeiros na área da engenharia
 

"Que tempos são estes, em que é necessário defender o óbvio?" Bertolt Brecht

 
imagem de Marcel Santo
Marcel Santo

pelo que estou vendo o novo inimigo numero um do governo são os medicos brasileiros!!!

nunca vi tanto empenho para trazer medicos cubanos como está sendo feito pelo governo, que alias nem fala dos cubanos, fala de medicos espanhois e portugueses!!!   o que me parecia ser uma boa decisão esta começando a cheirar mal!!!!

 
 
imagem de Sérgio Lamarca
Sérgio Lamarca

Marcos.

Sensacional a foto!

 
 
imagem de Athos
Athos

aaa bom eu tava achando que era um corredor polones...

 
 
imagem de Klaus BF
Klaus BF

Tomara que seja cubano, se bem que os polacos são bem vindos também!

 
 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

Post panfletario de baixo nivel, sem nenuma conecção com a realidade.

1.Engenheiros vem para o Brasil por sua conta e risco, no MERCADO EMPRESARIAL ou por conta de empresas brasileiras e multinacionais que os trazem por causa de seus conhecimentos e pela falta de quadros locais.

2.Na maior parte dos csos sequer precisam revalidar diplomas porque não assinam documentos oficiais no Brasil, os que vem não são civis mas basicamente mecanicos, de produção, eletrecistas, navais e de petroleo. As prestadoras de serviços para a Petrobras e outras exploradoras de petrolo constituem a maior area de importação de engenheiros.

3.Não fazem parte de NENHUM PROGRAMA OFICIAL.

4.Engenheiros não lidam com o publico e não tem clientes pessoas fisicas, lidam com plantas e projetos, não há interação com a população, como é o caso de médicos.

5.Não tem a MAIS REMOTA SEMELHANÇA o caso dos médicos com engenheiros, são contextos e situações completamente diferentes.

 
 
imagem de jura
jura

"Post panfletario de baixo nivel, sem nenuma conecção com a realidade."...

Não será "conequissão", André...?

 
 
imagem de Anarquista Lúcida
Anarquista Lúcida

Tanta coisa a censurar nos comentários do André e você vem censurar erro de ortografia? Ora, ora, isso é baixo nível. 

 
 
imagem de Wilson A.
Wilson A.

E se o Hospital cair? E se o petróleo vazar? E se o avião cair? E se o freio do carro falhar? E se uma petroquímica explodir? E se as redes de telecomunicações não funcionarem, como ligar pro SAMU 192? Acho que um erro de um Engenheiro pode ter um poder de destruição muito maior do que o erro de um Médico! São profissões diferentes, mas vidas de milhares de pessoas dependem delas no mundo de hoje. Outra coisa, dizer que os Engenheiros não lidam diretamente com pessoas é falso, já que em uma obra, muitas vezes em lugares remotos, sem nenhuma estrutura, eles são os responsáveis pela vida de milhares de trabalhadores.

 
 
imagem de Webster Franklin
Webster Franklin

Wilson,

O AA dá uma demonstração de que desconhece totalmente a profissão dos engenheiros. Apenas um engenheiro responsável pela construção de uma grande obra, lida com mais vidas do que um médico passaria 10 anos para atender seus pacientes. Apenas lembrando, só na cravação de tubulões na construção das fundações da ponte Rio-Niteroi, morreram mais de 80 operários. Vi médias construtoras fugindo de suas responsabilidades e jogando a culpa no engenheiro civil em desabamento de viadutos na fase de construção que provocaram mortes de operários, nos anos 70. Ficando por aqui que a lista é extensa nos meus 40 anos de exercício da profissão.

 

 

webster franklin

 
imagem de Marcel Santo
Marcel Santo

se o hospital cair o responsavel tecnico será o engenheiro chefe ou a empreiteira!

se o freio falhar sera o fabricante do freio ou do veiculo o responsavel!

se o petroleo vazar sera a empresa responsavel quem será autuado

 

todas a empresas tem um gerente de engenharia que assina os projetos, e ele o responsavel tecnico e ele precisa do CREA para assinar. portanto numa empresa pode ter 100 engenheiros, mas basta apenas um com o registro para assinar!

 

o PT esta usando os medicos como bode expiatorio para sua pessima gestão da saude!!!  o PT não perderá o apoio da classe medica, mas de todos os profissionais que sabem que esse circo e uma atitude facista que pode ser tomada contra eles num futuro proximo!!!!

 
 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Eu me daria ao trabalho de responder a perguntas retoricas?

Jamais!

Eu me daria ao trabalho de me entrevistar a mim mesmo?

Nunca!

Eu gostaria de me entrevistar a mim mesmo?

Sim, eu sou interessantissimo.

 
 
imagem de Klaus BF
Klaus BF

Conseguiu! Achou uma brecha para falar mal do PT! Parabéns!

 
 
imagem de Sérgio Leandro
Sérgio Leandro

Caro, a única diferença é que, quando ocorre uma falha desastrosa o Engenheiro "paga o pato".

 
 
imagem de Gerinho da Terra
Gerinho da Terra

Então os engenheiros trabalham com plantas e nada mais né. Eles pegam uma planta de um equipamento ou fábrica, corre lá fora, no pátio, faz uma mágica e a fábrica surge do nada.

Ele não interagem e trabalha sozinho.

Que solidão ser engenheiro nao André? Fraco foi seu argumento. Muito fraco.

 
 
imagem de Fulvia di Moro
Fulvia di Moro

Como não tem semelhança?  Os engenheiros vem para cá trabalhar nos mais recôndidos lugares, os que trabalham em plataformas de petróleo e demais técnicos ficam 15 dias confinados em alto mar.  Os que trabalham em minas vão para os grotões do país, sem qualquer infra estrutura urbana e social.  Esses médicos são corporativistas sim, e pior que isso, não vão para os grotões e não querem deixar que os estrangeiros possam ir, alegando os mais pífios argumentos.  Agora mesmo saiu notícia de que  estão fazendo inscrição falsa, para recrutamento com vistas a trabalhar no interior do país.  Vi uma manisfestação de médicos na televisão, onde eles entoavam musiquinhas assim:  Dilma vai tomar no cu, se esse é o nível de profissionais médicos do país, fico com medo de ser atendida por alguns deles.  Corporativismo nesse caso tem outro nome, eu entendo isso como ato criminoso, para alguém que lida com vidas humanas.  Perguntinha que não quer calar, por que os médicos tem tanto medo dos estrangeiros?

 
 
imagem de Ritinha
Ritinha

Diferentes sim, mas se cair a ponte...

 
 
imagem de Athos
Athos

Se cair a barragem, se a plataforma explodir, se a estrada tiver que ser refeita, tem um monte de ses.

 
 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

Não são engenheiros civis que vem do exterior, conforme disse antes. Quem projeta ponte é engenheiro civil e ai se for de fora precisa revalidar o diploma no CREA, o que muito dificil.

 
 
imagem de Webster Franklin
Webster Franklin

Para de falar bobagem, AA, sobre assunto que desconhece. Isso é típico de algumas pessoas que passaram a vida trabalhando em escritórios.

 

webster franklin

 
imagem de Wilson A.
Wilson A.

No dia que você precisar ligar para o SAMU 192 e as redes de telecomunicações não funcionarem, com certeza, você irá lembrar dos Engenheiros de Telecomunicações!

 
 
imagem de Marco St.
Marco St.

 

"Que tempos são estes, em que é necessário defender o óbvio?" Bertolt Brecht

 
imagem de Fulvia di Moro
Fulvia di Moro

Está mais do que na cara que o que os médico querem é reserva de mercado.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!