Se você já tem o hábito de acessar ou mesmo receber mensagens de alerta amarelo chuvas intensas, sabe muito bem como é útil e pode te ajudar a se preparar para as próximas horas ou dias.

    Agora, se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre esse tipo de alerta para chuvas intensas, reunimos aqui as principais informações e tudo o que você tem a ganhar ao estar sempre atualizado sobre as previsões climáticas da sua cidade.

    Já imaginou ser pego de surpresa no meio do dia com uma chuva inesperada?

    Mas quando você recebe o alerta amarelo chuvas intensas hoje, já pode sair preparado de casa, não se esquecer do guarda-chuva e até mesmo evitar áreas com maior chance de alagamento.

    Tire agora todas as suas dúvidas sobre alerta amarelo chuvas intensas, e o melhor de tudo, é que está disponível em praticamente todas as regiões do país!

    Alerta amarelo chuvas intensas o que significa?

    Alerta Amarelo Chuvas Intensas
    Alerta Amarelo Chuvas Intensas

    O alerta amarelo chuvas intensas é emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, informando desde o volume das chuvas quanto à probabilidade de ventos.

    O Inmet utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os alertas meteorológicos, inclusive, vários outros órgãos do país, como a Defesa Civil, também utilizam essa mesma classificação de cores chuvas intensas.

    No caso específico do amarelo, aponta a previsão de “perigo potencial”, ou seja, que há chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

    Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos seja baixo, é sempre melhor estar prevenido e se proteger.

    Para tirar todas as suas dúvidas sobre alerta amarelo chuvas intensas, separamos abaixo as perguntas mais frequentes, e com certeza, você vai encontrar a resposta para a sua pergunta:

    Como faço para consultar alerta amarelo chuvas intensas

    Basta você acessar diretamente o site do Instituto Nacional de Meteorologia, https://alertas2.inmet.gov.br/, que você encontra as informações sobre os alertas para cada estado.

    Dependendo da sua região, saiba que algumas prefeituras disponibilizam essas informações em tempo real.

    Você só precisa se cadastrar no site da prefeitura e autorizar o recebimento de clima alerta amarelo chuvas intensas.

    Consigo ver alerta amarelo chuvas intensas amanhã?

    Sim, no próprio site do Inmet, inclusive, eles disponibilizam uma lista de todas as cidades sob alerta.

    Por exemplo, se você quer saber alerta amarelo chuvas intensas salvador, basta acessar o site do Inmet e selecionar a opção Bahia, e terá a informação sobre as previsões das chuvas.

    Qual o alerta amarelo de chuvas intensas Nova Friburgo RJ?

    A região de Nova Friburgo, no RJ, é rodeada por muitos morros, por isso, é importante procurar saber o alerta amarelo de chuvas intensas.

    Dessa forma, se você mora em uma área de risco, já pode tomar algumas medidas preventivas a fim de evitar maiores transtornos, e até mesmo, procurar se abrigar em locais mais seguros.

    Quando o alerta amarelo de chuvas intensas em Minas Gerais é emitido?

    Alerta amarelo de chuvas intensas em Minas Gerais
    Alerta amarelo de chuvas intensas em Minas Gerais

    Geralmente, os avisos meteorológicos são anunciados com 24 ou 48 horas de antecedência, e isso funciona para qualquer região do país.

    Vamos supor que você more em Mato Grosso. O alerta amarelo de chuvas intensas Mato Grosso será emitido 24 ou 48 horas antes.

    O que significa alerta amarelo cores chuvas intensas?

    O alerta amarelo chuvas intensas significado se refere à chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h, sendo considerado risco moderado, mas com potencial de perigo.

    Já o alerta laranja indica uma precipitação de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em um único dia.

    Nesse caso, o risco é maior, portanto, as pessoas precisam ficar mais vigilantes.

    Por fim, o vermelho, que mostra uma precipitação superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm em um período de 24 horas.

    Como é uma situação de grande perigo, a população deve seguir todas as orientações dos órgãos responsáveis e buscar proteção.

    Apenas a título de curiosidade, várias comunidades no Rio de Janeiro e região serrana contam com um sistema de sirene, alertando para condições meteorológicas de grande perigo.

    Para que serve o alerta amarelo chuvas intensas Curitiba?

    O alerta amarelo chuvas intensas, não somente em Curitiba, mas em todas as cidades do país, serve para alertar a população para evitar uma determinada região da cidade.

    E, se a previsão for um aumento das chuvas nos próximos dias, é um sinal de que a pessoa deve deixar o local onde mora.

    Como é definido o alerta amarelo chuvas intensas?

    O Inmet utiliza dois instrumentos para determinar o alerta amarelo chuva intensa, assim como alertas de outras cores: o pluviográfico e o pluviômetro.

    O mais utilizado é o pluviômetro, que consiste em colocar um funil dentro de outro recipiente, o qual conta com marcações milimétricas.

    Ao passo que a chuva vai neste funil, é feita então uma estimativa de chuva.

    Existe aplicativo para ver alerta amarelo chuvas intensas?

    APP INMET: Saiba como verificar a PREVISÃO DE TEMPO para sua cidade no aplicativo do INMET

    Hoje, a maioria dos smartphones já vêm instalados aplicativos de “Tempo”.

    Assim, você pode acompanhar as previsões, por exemplo, alerta amarelo chuvas intensas hoje no rio de janeiro, assim como para os próximos dias.

    Você também consegue visualizar a probabilidade de precipitações, assim como as temperaturas em diferentes horas do dia.

    Conclusão 

    Agora que você já sabe o que significa alerta amarelo chuvas intensas, é importante estar sempre atento, particularmente se você mora em uma região de risco.

    Portanto, aproveite todas as dicas passadas aqui e se proteja!

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira