Para que você possa preparar uma mesa de jantar adequada para seus convidados, é fundamental saber como colocar talheres na mesa.

    Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como colocar talheres na mesa, continue lendo esse artigo agora mesmo!

    Qual é a origem dos talheres?

    Antes de entender como colocar talheres na mesa, vamos aprender um pouco mais sobre os talheres.

    Faca

    Este é um dos primeiros utensílios criados pelo homem. Na verdade, sabe-se que os primeiros foram feitos de pedra e até mesmo com ossos, até que a metalurgia chegou e puderam começar a ser fabricadas com metais diferentes. 

    Surgiu devido à necessidade que os seres humanos sempre tiverem de fazer cortes, seja como método de defesa ou como utensílio para cortar alimentos.

    Até no século XIX, a faca era um item indispensável no bolso de qualquer pessoa, pois era usada para cortar pão, frutas, carne, mas também para abrir correspondência. 

    A faca é um elemento de corte reconhecido desde a origem dos tempos. Foi criada para atender às necessidades e tem evoluído até hoje, onde encontramos uma grande variedade de facas de cozinha fabricadas em diferentes materiais. Na Novamesa, você poderá conferir vários modelos, para todas as necessidades e ocasiões.

    Como colocar talheres na mesa
    Como colocar talheres na mesa

    Colher

    Considera-se um dos primeiros utensílios que foram fabricados tanto para comer como para servir, embora seja verdade que na sua origem tinham formas muito díspares e nem sempre com tanta concavidade como hoje as conhecemos. 

    Segundo os especialistas, considera-se que, desde o Paleolítico, os homens já se serviam de utensílios em forma de colher para tomar os alimentos.

    As colheres, compreendidas como as conhecemos neste momento, parecem ter começado a se impor no século III a.C entre as classes altas dentro do âmbito doméstico. 

    No entanto, aos poucos as colheres foram se espalhando para outras classes sociais. 

    De acordo com a história, os primeiros desenhos conhecidos da colher foram esculpidos em osso e pedra. Mais tarde, o material mais utilizado foi a madeira, embora o ouro e a prata também tenham sido usados para fazer o talheres para as classes sociais mais altas.

    Garfo

    E deixamos o garfo para o final, pois foi o utensílio que mais demorou para aparecer. Segundo a história, o garfo surgiu no início do século XI. 

    Segundo se entende, o uso do garfo se generalizou a partir do final do século XVIII ou início do século XIX, pois varia de acordo com cada país. 

    Foi se espalhando pouco a pouco para o resto do mundo, embora seja verdade que em muitas culturas os garfos não têm espaço nas cozinhas. Por exemplo, na cultura chinesa prefere-se o uso de palitos e em outras até se prefere comer com as mãos.

    Como colocar talheres na mesa?

    Chegou a hora da verdade, de saber como colocar talheres na mesa. 

    Os garfos são colocados à esquerda. Mas o que acontece se você tiver que colocar vários garfos? O mais próximo do prato é o último que vamos usar, então se você vai comer uma salada como entrada e depois carne, este último será o mais próximo do prato.

    As facas são colocadas à direita. Para colocar corretamente a faca, o fio deve olhar para o prato e elas são colocadas na mesma ordem que os garfos.

    As colheres são colocadas no lado direito do prato e à direita das facas com a concavidade para cima. 

    E o que acontece com os talheres de sobremesa? Você tem duas opções, se você não tiver muito espaço na mesa, você pode trazê-los ao lado da sobremesa ou, se você decidir colocá-los desde o início, eles são colocados no topo do prato. 

    Os copos e taças também têm o seu lugar na mesa. Eles são colocados no canto superior direito do prato. O copo para a água à esquerda e depois a taça de vinho.

    Pronto! Agora você já sabe como colocar talheres na mesa. Coloque em prática todas essas dicas a partir de hoje e deixe sua mesa muito mais organizada.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira