É inegável que a tecnologia é uma aliada e tanto na rotina de uma cozinha. Quem ainda se lembra de quando não existia geladeira ou forno? Parece coisa de outra vida e hoje temos à nossa disposição muito mais que eletrodomésticos básicos, mas também uma infinidade de eletroportáteis modernos, como a fritadeira digital.

    O mercado disponibiliza tantos modelos e opções de eletroportáteis que muitos consumidores ficam confusos sobre o que é realmente necessário comprar. Será que vale a pena? A resposta para essa pergunta depende de fatores como o tipo de prato que você costuma cozinhar, com que frequência e para quantas pessoas.

    De forma geral, uma pergunta que sempre pode ser feita antes de pagar centenas de reais por algum eletroportátil é o quanto você realmente vai utilizá-lo. Mas, para te ajudar, fizemos uma lista com alguns dos mais indispensáveis para a maioria das pessoas.

    Airfryer

    No topo da lista, a queridinha do momento. A airfryer, conhecida também como fritadeira elétrica ou digital, não só frita sem óleo e ajuda a preparar pratos mais saudáveis. Ela também funciona como forno, mas mais rápido que ele. 

    Dá para fazer carnes, chips, todo tipo de legume e até bolo. Muita gente que tem consegue preparar refeições inteiras com esse eletroportátil. Ou seja, vale muito a pena. Escolha um tamanho compatível com o da sua família e aproveite! Ou seja, vale muito a pena. Escolha um tamanho compatível com o da sua família pelo Itens de Casa. Lá o site dá todas as dicas das melhores Air Fryers.

    Micro-ondas

    O micro-ondas esquenta, descongela e cozinha praticamente qualquer alimento e também já se tornou um item de primeira necessidade na maioria dos lares brasileiros. É inegável que ele economiza tempo, ou seja, traz mais praticidade para o seu dia a dia. 

    Panela de pressão digital

    Muita gente ainda tem medo de usar a panela de pressão e essa é uma solução perfeita para substituí-la. Mas, mesmo para quem não tem problema com o utensílio convencional, essa é uma evolução, pois é mais rápida e é possível programar o tempo, evitando acidentes. Coloque na sua lista!

    Cozinha moderna 8 eletroportáteis que valem a pena
    Cozinha moderna 8 eletroportáteis que valem a pena

    Cafeteira

    Esse também é um eletroportátil muito prático, pois você pode deixar o café sendo feito sozinho enquanto prepara os acompanhamentos ou se dedica a outras tarefas. As opções mais simples já são bastante eficientes, mas se você é um amante de café, pode investir também em equipamentos que preparam bebidas gourmet.

    Sanduicheira grill

    Esse é um dos eletroportáteis mais populares nas cozinhas brasileiras há anos e o motivo é que ele é muito útil para agilizar o preparo de qualquer lanche. Se possível, invista em um modelo grill, que também serve para grelhar carnes e até para esquentar aquela fatia da pizza de ontem mais rápido.

    Torradeira

    A torradeira é um eletroportátil que só vale a pena se você gosta de fazer torradas para o lanche ou para acompanhar as refeições. Se você for um desses, vale muito. A torrada sai pronta em poucos minutos e há vários modelos com preços bem acessíveis.

    Processador de alimentos

    Com suas diferentes lâminas, o processador é um equipamento que faz muito mais do que triturar alimentos sólidos. Ele também serve para fatiar, do tamanho que você quiser, praticamente qualquer legume ou fruta. Facilita muito a vida, especialmente se você costuma cozinhar em maior quantidade.

    Batedeira

    Se você gosta de preparar bolos e doces, a batedeira é um item indispensável, pois agiliza vários procedimentos. Quem nunca ficou com dor no braço tentando bater uma simples clara em neve? A batedeira faz isso para você. E ainda mistura bem as massas de pão, bolos e tortas. 

    Purificador de água

    Além de filtrar a água, esse eletroportátil também a refrigera, ou seja, ela já sai geladinha da torneira. Só de não ter que ficar lembrando de encher garrafas de água para colocar na geladeira, já compensa!

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira