Com o Réveillon chegando, já começamos a pensar no preparo dessa comemoração. Muitas pessoas optam por chamar familiares e amigos para passar reunidos em casa, o que pode ser uma ótima ideia para se divertir junto com as pessoas que ama.

    E pensando nisso, é fundamental escolher muito bem cada aspecto da comemoração, e principalmente na hora de brindar a virada, com o melhor espumante para vibrar e viver uma saborosa experiência!

    Por isso, reunimos nesse artigo, tudo o que você precisa saber para encontrar os melhores espumantes com dicas infalíveis para você saber acertar nas suas escolhas. Confira com atenção:

    1. Entenda a diferença entre o champagne e o espumante

    O primeiro ponto, é realmente entender a diferenças dessas bebidas. Engana-se quem pensa que são a mesma coisa. Por alguns critérios, há uma diferença entre elas, o que pode influenciar nas suas escolhas.

    A principal diferença está pelo primeiro ser fabricado em uma região exclusiva, denominada Champagne e o produto ser confeccionado com três uvas diferentes: pinot meunier, chardonnay e pinot noir.

    Só é considerado champagne se a bebida realmente for feita nesta área da França e passar pelos dois tipos de fermentação. 

    O primeiro se chama “champenoise”, em que o líquido é despejado em um tanque de aço para ser fermentado e, na segunda etapa, ocorre novamente a fermentação por dois meses ou mais até adquirir uma consistência espumosa.

    A respeito do espumante, este é um produto que sofre o procedimento de fermentação dos vinhos brancos e rosés, que lhe fornece bolhas e gás.

    Diferente do champagne que só pode ser feito em um local específico, o espumante é fabricado em qualquer parte do mundo, tendo como processo o “champenoise” ou “charmat”.

    2. Aposte nas principais categorias de espumantes para o Réveillon

    Comemorar o Réveillon é importante para muitas pessoas e escolher os espumantes certos é imprescindível. E para essa missão ser mais facilitada, indicamos a escolha de três classificações mais comuns no mercado: o moscatel, demi-sec e o brut.

    Cada um possui características peculiares que tornam a bebida singular e muito saborosa. Abrangem os mais diferentes paladares, seja para o doce, suave ou seco.

    Aqui nessa loja, você pode comprar espumantes online das principais marcas do mercado, com opções para todos os paladares. Confira e aproveite!

    A seguir, entenda um pouco sobre cada um para te ajudar a escolher o melhor espumante para o seu paladar e dos seus convidados, e assim agradar a todos.

    Moscatel

    As uvas Moscato são selecionadas para esta bebida, pois apresentam sabor mais adocicado. Essa bebida pode ter dosagens acima de 60 gramas de açúcar por litro.

    O espumante é perfeito para consumir em períodos bem quentes, como no caso do verão brasileiro. Deixe-a gelar até que atinja a temperatura de 8°C para, assim, você ter uma experiência agradável com o sabor frutado desta bebida. É uma bebida muito indicada para quem tem um paladar mais doce e está iniciando a aventura pela enologia.

    Demi-sec

    Uma opção equilibrada, conhecida por ser meio adocicada e seca, o demi-sec é menos doce que a opção anterior, atingindo entre 20 a 60 gramas de açúcar por litro, sendo opções mais cítricas e refrescantes. Ótima opção para quem um paladar mais equilibrado.

    Brut

    O brut tem muito pouco açúcar por litro, cerca de 6 a 15 gramas, e é uma das opções mais procuradas por quem preza sabor mais ácido, seco e refrescante, e com baixo teor de açúcares.

    3. Conheça os melhores espumantes premiados recentemente

    Para quem busca realmente os melhores espumantes, uma maneira de conhecer é verificar os concursos da bebida que elegem os melhores rótulos.

    Por exemplo, no 13° Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia em setembro de 2023, o Garibaldi Vero Espumante Brut Rosé 2023 foi um dos premiados na edição ao receber a medalha Grande Ouro.

    Além deste, muitos outros rótulos receberam premiações por surpreenderem com seus sabores e alta qualidade. Por isso, fique por dentro dessas notícias e confira sempre as opções mais premiadas para sempre ter na mesa uma bebida excelente.

    4. Observe a região de fabricação

    Antes de adquirir os melhores espumantes, avalie a região em que as bebidas foram fabricadas. A mais tradicional no Brasil é a Serra Gaúcha ou em vinícolas internacionais como Chile, Argentina, Itália e a França.

    Procure ser criterioso quanto às suas escolhas ao Réveillon, pois uma seleção de bebidas fabricadas em qualquer lugar não é o mais indicado.

    Os sabores desses vinhos, geralmente, são intensos e amargos, não contrastam com nenhum tipo de alimento e possuem aromas desagradáveis.

    5. Verifique o tipo de uva, nível de doçura e teor alcoólico

    Esses fatores influenciam diretamente na bebida. Caso seja iniciante, uma maneira é ir anotando as características das bebidas que mais gostou, e assim, poder conhecer outras marcas que também possui essas semelhanças, e compará-las para elencar as melhores.

    Por isso, sempre observe essas informações antes de comprar o espumante, a fim de encontrar as melhores opções para o seu paladar.

    6. Cuide para harmonizar com o menu

    É fundamental que o espumante harmonize com o cardápio da comemoração. Por isso, se atente ao rótulo, pois muitas marcas sugerem esse tipo de informação.

    Você também pode verificar algumas sugestões a seguir:

    • Moscatel: ideal para combinar com mousses, bolos, sorvetes, rabanadas, tiramisu e torta de maçã; 
    • Brut: lagostas, ostras, ceviches, saladas e diferentes massas acompanhadas de molho branco são boas pedidas;
    • Demi-sec: perfeitos com frutos-do-mar e carnes, como Chester. Selecione doces como tiramisu de frutas vermelhas ou flã.

    Caso a sua intenção seja servir espumantes secos durante a virada do ano, inclua no menu queijos, como emmental, gruyère, beaufort e o comté, que se adéquam à proposta do brut e harmonizam na degustação.

    No entanto, se os seus convidados gostam de um sabor adocicado, selecione o moscatel e tenha como acompanhamento fondue de chocolate, tortas e pavês de limão que ajudam a criar um contraste entre o ácido e doce.

    7. Tenha boas práticas para beber espumante

    Para beber o espumante corretamente, tenha atenção quanto a diversas práticas, como:

    • Temperatura: o mais indicado é manter os espumantes entre 6°C a 8°C;
    • Como abrir: tire o lacre, remova o arame e posicione a garrafa em 45°C. Remova a rolha com ajuda de um pano e gire lentamente o corpo do produto até sentir a tampa soltar;
    • Armazenamento: guarde na geladeira por até dois dias, passado este período o espumante perde o sabor original;
    • Escolha de taças: aposte nas flûte, que possuem o corpo mais alongado e uma abertura arredondada;
    • Sem sacudir: essas bebidas já têm bolhas e gases oriundos da fabricação. Sacudir apenas causa derramamento do álcool.

    Por se tratar de um período comemorativo, é muito comum haver o ato de chacoalhar as garrafas antes de abrir.

    Porém, esse simples ato causa o desperdício de boa parte do seu espumante, enquanto o certo é realizar a abertura com tranquilidade e atenção até remover a rolha.

    Está pronto para selecionar o melhor espumante para passar a virada? Então, prepare já a sua festa com muito sabor e intensidade. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira