Conheça um pouco sobre o prêmio de melhor da liga americana de basquete e seus detentores

    Como em todo campeonato, a maior expectativa é em saber quem será o grande vencedor. Porém, nas ligas dos Estados Unidos há um outro troféu em jogo que causa a mesma ansiedade: o de MVP, sigla em inglês para jogador mais valioso, que coroa o melhor atleta da temporada.

    No basquete, sair como MVP da NBA significa fazer história no esporte. Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre essa honraria e alguns de seus vencedores.

    História do prêmio

    No início de toda temporada, ao se fazer uma aposta na NBA, sempre é muito debatido quem vai se consagrar como o melhor da liga. Até hoje, trinta e quatro jogadores já conquistaram esse título. 

    A partir deste ano, o vencedor receberá o troféu Michael Jordan, considerado um dos maiores da história do esporte e MVP em cinco ocasiões. Antes disso, o prêmio se chamava Maurice Podoloff.

    A tradição de se escolher o MVP da NBA começou na temporada de 1955-1956, quando Bob Pettit, do St. Louis Hawks, faturou o prêmio. Naquela época, os próprios jogadores da liga votavam entre si para decidir quem seria considerado o melhor. A partir da temporada de 1979-1980, a decisão passou a ser tomada por uma equipe de jornalistas selecionados.

    Cada membro do time que toma a decisão ranqueia os cinco melhores jogadores na sua visão. O primeiro colocado de cada lista recebe dez pontos, o segundo sete, o terceiro cinco, o quarto três e o quinto um. 

    Ao final, aquele que tiver a maior soma de pontuação é eleito o MVP. A partir de 2010, ainda há um voto extra, do público, que é definido por votação aberta na internet.

    Das sessenta e sete edições, apenas em vinte e três delas o time no qual o jogador mais valioso atuava saiu com o título da liga. Isso mostra a grande importância coletiva no esporte, algo que quem gosta de arriscar uma aposta no basquete sabe bem, já que não é incomum o time com o maior craque em quadra sair derrotado.

    Em toda a história, apenas cinco atletas que não eram dos Estados Unidos alcançaram o feito: o nigeriano Hakeem Olajuwon, canadense Steve Nash, o alemão Dirk Nowitzki, o grego Giannis Antetokounmpo e o sérvio Nikola Jokic. O curioso é que estes dois últimos venceram as quatro últimas edições, o que mostra uma maior internacionalização da liga ultimamente.

    Maiores vencedores

    Seis vitórias

    Kareem Abdul-Jabbar, que era o maior cestinha da NBA até ter sido ultrapassado por LeBron James recentemente, é o único a vencer o troféu seis vezes. 

    Três de suas vitórias foram com o Milwaukee Bucks e três com o Los Angeles Lakers. Ele também possuiu um recorde negativo, já que na temporada de 1975-1976 foi o único MVP da história a ficar de fora dos playoffs.

    Cinco vitórias

    Bill Russell, central histórico do Boston Celtics que enfileirou títulos nos anos 1950 e 1960, e Michael Jordan, que dispensa maiores apresentações, levaram o troféu cinco vezes cada. Ambos conquistaram o penta por uma mesma equipe: Russell pelo time de Massachusetts e Jordan pelo lendário Chicago Bulls, que surgiu no final dos anos 1980 e dominou a NBA na década seguinte.

    MVP da NBA
    MVP da NBA

    Quatro vitórias

    Wilt Chamberlain foi eleito o melhor da liga em uma temporada jogando com o Philadelphia Warriors (atualmente a franquia joga na California como Golden State Warriors) e três com o Philadelphia 76ers. 

    LeBron James, que segue na ativa, também tem quatro anos como MVP, duas vezes pelo Cleveland Cavaliers e duas atuando pelo Miami Heat.

    Três vitórias

    Três jogadores conseguiram essa façanha: Moses Malone (duas vezes pelo Houston Rockets e uma pelo Philadelphia 76ers), Larry Bird pelo Boston Celtics e Magic Johnson pelo Los Angeles Lakers.

    Duas vitórias

    A lista de bicampeões do troféu de MVP conta com: Bob Pettit (St. Louis Hawks), Karl Malone (Utah Jazz), Tim Duncan (San Antonio Spurs), Steve Nash (Phoenix Suns), Stephen Curry (Golden State Warriors), Giannis Antetoukounmpo (Milwaukee Bucks) e Nikola Jokic (Denver Nuggets).

    Desses, importante destacar que Curry, Antetokounmpo e Jokic continuam atuando em grande fase, o que os credencia para uma possível terceira vitória.

    Outros vencedores

    Os atletas com apenas uma vitória são: Bob Cousy, Oscar Robertson, Wes Unseld, Willis Reed, Lew Alcindor, Dave Cowens, Bob McAdoo, Bill Walton, Julius Erving, Charles Barkley, Haekeem Olajuwon, David Robinson, Allen Iverson, Kevin Garnett, Dirk Nowitzki, Kobe Bryant, Derrick Rose, Kevin Durant, Ruseel Westbrook e James Harden.

    Outros recordes

    Três vitórias consecutivas

    Bill Russell, entre as temporadas de 1960-61 e 1962-63, jogando pelos Celtics; Wilt Chamberlain, entre 1965-66/67-68, pelo 76ers, e Larry Bird, entre 1984-85/85-86, foram os únicos a enfileirar três troféus de MVP da NBA.

    Mais jovem

    Derrick Rose, do Chicago Bulls, conquistou o prêmio com apenas 22 anos de idade na temporada disputada em 2010-2011

    Vencedor unânime

    Stephen Curry, na temporada de 2015-2016, foi considerado o melhor por todos os votantes. Até hoje é o único MVP da NBA que conseguiu a façanha.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira