Especialmente entre pais e mães de primeira viagem, esta é uma das perguntas mais comuns: o que levar na bolsa maternidade para o bebê?

    De fato, a bolsa de maternidade deve conter tudo o que é necessário para os primeiros dias de vida do bebê. 

    Da mesma forma, a mãe também exigirá uma série de coisas que tornarão a sua estadia no hospital mais confortável, mas o que levar na bolsa maternidade para o bebê?

    Para não esquecer nada, recomendamos preparar a mala com, pelo menos, um mês de antecedência, pois nunca se sabe quando será o dia em que o seu bebê nascerá, mesmo que a data de parto esteja fixada. 

    Dito isto, vamos ver o que levar na bolsa maternidade para o bebê, bem como para a mãe.

    O que levar na bolsa maternidade para o bebê?

    O que levar na bolsa maternidade para o bebê
    O que levar na bolsa maternidade para o bebê

    Primeiro, é importante escolher a mala e optar por uma com capacidade suficiente, já que nela você não só tem que levar as coisas do bebê, você também terá que preparar uma série de coisas para si mesma. 

    Neste sentido, recomenda-se levar as roupas e os acessórios do bebê separados das suas coisas. Existem bolsas de parto que têm compartimentos diferentes, embora você também possa optar por levar duas bolsas diferentes.

    Agora, uma vez selecionada a mala, o que deve ser colocado dentro? Um necessaire para o bebê e outro para si, roupa para ambos, tanto para estar no hospital como para sair, e acessórios que detalharemos abaixo.

    É importante que você pense com cuidado na primeira roupa do bebê na maternidade. Isso porque, é ela quem aparecerá nas fotos e será lembrada.

    Portanto, gaste um tempo pensando em que roupa o seu bebê vai usar logo depois de nascer.

    Como preparar a mala do bebê para o hospital?

    Se esta é a primeira vez que prepara a mala de um bebê, deve ter em conta os produtos de higiene que tem de incluir na sua necessaire, acessórios, fraldas, etc., bem como a roupa mais adequada para os seus primeiros dias de vida.

    O que colocar na necessaire do bebê?

    Como antecipamos, a necessaire do seu bebê deve conter uma série de produtos básicos, tais como:

    • Lenços úmidos para recém-nascidos.
    • Fraldas para bebês recém-nascidos.
    • Creme para a área da fralda.
    • Uma colônia, sem álcool, e uma escova macia.
    • Creme hidratante para bebês.
    • Sabonete adequado para bebês.

    Roupas para o bebê no hospital

    Dependendo de como o bebê nasceu e como foi o parto, você estará mais ou menos tempo no hospital. Ainda assim, recomendamos levar o seguinte:

    •  4-5 pijamas.
    • Gorrinho e luvas.
    • Alguns conjuntos de roupas.
    • 5 babadores.

    Se o seu bebê nascer por cesariana, recomendamos dobrar a quantidade de roupas, uma vez que pode ter de passar mais um dia no hospital. 

    Além disso, não se esqueça de levar um saco para colocar todas as roupas sujas do bebê. Além disso, lembre-se que as roupas devem ser feitas de algodão para proporcionar mais conforto ao recém-nascido.

    O que levar na bolsa do hospital para a mãe?

    A sua mala de maternidade também deve ser preparada com antecedência e, para isso, é aconselhável incluir:

    • 3 camisolas com aberturas na frente para amamentar.
    • Calcinha de algodão.
    • 2-3 sutiãs de amamentação.
    • Compressas pós-parto.
    • Creme para evitar rachaduras ou feridas nos mamilos.
    • Discos absorventes para quando o leite sobe para o peito.
    • Necessaire com: escova de dentes, pente, hidratante, elásticos de cabelo, cacau para lábios, desodorante, maquiagem se você usar diariamente, gel, shampoo…

    Roupas para sair do hospital após o parto

    Ao sair do hospital, o bebê precisará simplesmente de uma muda para sair para o exterior e um cobertor para protegê-lo do frio, mesmo no verão. Quanto a você, opte por roupas largas e confortáveis.

    Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o que levar na bolsa maternidade para o bebê. Pode começar hoje mesmo a pensar em como será a sua se já estiver pelo menos no segundo trimestre.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira