Hábitos saudáveis em viagens – aproveitar sem esquecer da sua saúde

habitos-saudaveis-viagens

Depois de muitas viagens e experiências, tivemos algumas doenças, mas sempre estivemos preparados e reduzimos as emergências ao mínimo seguindo estas dicas para nos mantermos saudáveis ​​durante a viagem.

Veja algumas dicas para uma viagem saudável ao exterior

Manter-se saudável é importante durante a viagem, mas viajar também o ajudará a permanecer saudável e feliz.

1. Vacinas e medicamentos

A melhor maneira de se manter saudável enquanto viaja para o exterior é saber quais vacinas o protegerão de doenças. Hepatite A, hepatite B, febre tifóide, febre amarela, cólera e rotavírus são doenças que existem vacinas e você deve tomá-las. Essas vacinas são muito indicadas para visitar os melhores lugares exóticos, como cantos da América do Sul ou do Sudeste da  Ásia.

Você sabia que pode tomar vacina para diarreia? 

O rotavírus é, segundo o Governo do Brasileiro e também a Sociedade Brasileira de Pediatria, o agente que mais causa  diarreia em pessoas. 

 Por isso, recomendo tomar a vacina para você viajar.

2. Dica: visite um médico antes de sua viagem:

Se você for ao médico antes de viajar,  principalmente se você for viajar com crianças, seu médico poderá dar as recomendações necessárias e prescrever o medicamento que você precisará em caso de emergência. É muito importante ter à mão medicamentos contra a malária, antibióticos e cremes medicamentosos. Certifique-se de visitar com alguns meses de antecedência, algumas vacinas exigem injeções múltiplas e você terá que voltar mais de uma vez.

3. Calor e Sol

Quando estamos sob o sol quente, colocamos um chapéu e nos escondemos sob roupas leves. Eu prefiro camisas compridas e sarongues, mas não descuido do protetor solar a cada hora.

Cuidado para não ficar muito tempo. Tantas pessoas desembarcam nos trópicos direto do clima de inverno e ficam expostos ao sol por horas arruinando suas férias. Sente-se sob um guarda-chuva, peça alguém para preparar um aperol spritz e  proteja-se.

Os tecidos hoje em dia são tão leves e confortáveis ​​que é bom estar ao sol com mangas compridas.

4. Beba Água:

Além disso, certifique-se de manter-se hidratado. Quando está quente, você perde muita água pelo suor e pode não perceber que está desidratado. Isso pode causar insolação e ser muito grave. Em uma nota lateral, tome cuidado para não hidratar demais.

Muita gente pergunta o que fazer em Adis Abeba, na Etiópia, e independente disso, é importante se proteger do calor extremo. 

Ao viajar pelo Egito, na África, suo mais rápido do que posso beber água e, quanto mais bebo, mais expulso nutrientes do meu sistema. Desenvolvi sintomas de hipoidratação que fizeram todo o meu corpo se sentir debilitado.  Se você suar muito, beba líquidos que contenham eletrólitos, como Gatorade.

Isso irá mantê-lo hidratado enquanto fornece ao seu sistema os nutrientes necessários.

5. Comida e alimentação

E isso nos leva à comida. Conversamos sobre doença e vômito, e às vezes é inevitável. Você pode ficar doente. Minha mãe teve uma grave intoxicação alimentar durante nossa viagem a República Tcheca  e ficou bastante doente. Aí o seguro viagem foi acionado. 

Enfim, volto a bater na tecla que é importante manter um regime de viagem saudável enquanto se come no exterior. Sempre dizemos, na dúvida use esse mantra: se não foi fervido, se não foi assado, se não foi descascado, não coma!! 

Vá em locais considerados limpos e seguros como: padaria, restaurantes e shoppings.

Saladas podem ser deliciosas na sua casa e em climas quentes, mas alface não lavada ou alface lavada em água contaminada pode fazer você ficar bem doente e perder as férias.

Atenha-se às frutas que podem ser descascadas, como bananas, laranjas e mangas, e se você quiser comer comida de rua, certifique-se de que esteja cozida corretamente.

Dica de ouro: Na hora de escolher onde comer, procure por restaurantes que estejam cheios de moradores locais. Muito provavelmente a comida será fresca. Devido à alta rotatividade, eles cozinham essa comida o tempo todo e os moradores comem lá, então você pode apostar que é autêntico e acessível.

6. Mantenha-se hidratado

E em relação à desidratação, cuidado com a água. Todos nós ficamos um pouco preguiçosos quando viajamos e começamos a pedir gelo em nossas bebidas. Não faça isso até ter certeza absoluta.

Dicas para se manter hidratado durante a viagem

Bebidas quentes são uma boa pedida. Ou vá para bebidas e latas engarrafadas lacradas. Além disso, em vez de usar constantemente garrafas plásticas e desperdiçar, leve um sistema portátil de filtragem de água com você. Eles percorreram um longo caminho, e você pode filtrar qualquer água de lagos e rios em torneiras da cidade. Ajuda-o a ser mais amigo do ambiente enquanto cuida de si mesmo.

Purifique sua água. Em situações em que você não pode filtrar sua água ou comprar água engarrafada, as pastilhas de limpeza funcionam. Bebemos água purificada enquanto pedalamos pela África, do Cairo à Cidade do Cabo. Purificamos nossa água durante nossa viagem ao Nepal e na África. 

Isso  funciona bem e, se você deixá-los por tempo suficiente, nem sentirá o sabor do processo químico. Se você tentar, um pouco de suco em pó servirá.

Você gostou das dicas sobre como se manter saudável em viagens? Costuma seguir todas? 

Para mais dicas de como se manter saudável nas férias acesse o Blog da Elizabeth Werneck 

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning