Quais os principais benefícios da FISPQ?

quais-os-principais-beneficios-da-fispq

A FISPQ é essencial para uma série de empresas, afinal, ela é responsável por aumentar a segurança dos trabalhadores. Com isso, traz consigo várias informações, que podem ser aproveitadas por todos os que estão em contato direto com produtos químicos.

Apesar disso, muitos ainda não sabem quais são os benefícios da FISPQ , e nem entendem o direito que é tão falado ficha e se você encontra em alguns desses grupos, saiba que não é artigo certo para descobrir a resposta para tudo isso.

No decorrer do nosso texto, além de mostrar o que é FISPQ , também apresentaremos como principais vantagens de se usar essa ficha em seu cotidiano. Para quem trabalha diretamente com a compra ou venda de produtos químicos , ela é necessária.

Não mais, para descobrir os benefícios e informações a mais sobre a ficha, não deixe de ler o texto a seguir!

O que é FISPQ?

FISPQ é uma sigla para Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, e é essencial para a área de segurança e proteção. Isso porque ela conta com informações essenciais sobre o funcionamento de produtos químicos.

Essa ficha é regulamentada pela Norma Técnica da ABNT NBR-14725, e foi desenvolvida para garantir a segurança de quem trabalha com materiais perigosos. No documento, constam uma série de informações essenciais, sendo elas as seguintes:

  • Dados de identificação da empresa, como nome, contatos e endereço;
  • Nome dos produtos químicos que serão vendidos além dos perigos que eles trazem;
  • De que substâncias esses produtos são compostos;
  • Quais são as medidas de primeiros socorros que devem ser tomadas no caso de acidente;
  • É preciso informar as formas de combater um incêndio causado por esse produto;
  • O que fazer em caso de derramamento do produto;
  • Como deve ser feito o armazenamento e o manuseio do produto;
  • Quais cuidados precisam ser tomados ao se expor em contato direto com o produto;
  • Descrição da aparência e de outros aspectos físicos relacionados ao produto;
  • O que causa reação no produto, e qual é o seu grau de estabilidade;
  • Quais efeitos toxicológicos o produto químico pode gerar ao entrar em contato com alguém;
  • Qual é o impacto ambiental que o produto causa;
  • Qual será a destinação para o produto;
  • Quais são as regulamentações vigentes, segundo a legislação, sobre o uso do produto.

Essas são as informações que, geralmente, estão presentes na FISPQ. Agora que já sabemos sobre o que se trata o documento, vamos falar sobre os principais benefícios que a ficha traz para quem faz uso dela.

Manuseio correto dos produtos

Muitos erros são cometidos por conta do uso errado dos produtos químicos que são comprados por uma empresa. No entanto, boa parte desses problemas podem ser evitados ao checar as informações presentes na FISPQ, caso ela seja emitida pela empresa vendedora.

Saber a forma certa de usar os produtos químicos presentes ali é o básico para evitar que acidentes evitáveis aconteçam com os trabalhadores. Isso pode gerar dores de cabeça para os donos dos negócios, além de tornar plausível uma ação trabalhista.

No entanto, como veremos no decorrer do nosso artigo, esses pontos também podem ser resolvidos a favor da empresa, desde que a ficha tenha sido emitida. O documento é muito útil para quem quer segurança para todos os que estão envolvidos no trabalho.

Minimiza o risco de contaminações

São vários os casos onde empresas que trabalham com produtos químicos não fazem o descarte da forma correta do material. Isso faz com que o nosso planeta, que já enfrenta problemas sérios, piore ainda mais a crise ambiental enfrentada.

No entanto, a FISPQ pode conter informações sobre descarte, e qual é o impacto desse produto no meio ambiente. Ciente disso, a empresa compradora da mercadoria deve fazer o descarte e o armazenamento do produto da maneira correta.

Isso evita a contaminação ambiental da região, além de proteger os trabalhadores que estarão em contato direto com o produto. O risco de contaminações, que podem ser evitadas, diminui consideravelmente graças à presença do documento.

Risco de acidente diminui consideravelmente

Por conta das informações presentes no documento, é possível minimizar os riscos de um acidente acontecer de maneira considerável. Isso faz com que o uso dos produtos químicos seja feito de forma muito mais segura pelos responsáveis.

Acidentes ocupacionais diminuem quando as informações sobre a forma correta do seu uso estão contidas no FISPQ. Além disso, caso ainda assim aconteça algum acidente, é possível saber a forma correta de agir para evitar algo pior com o produto.

Isso porque, como vimos, é necessário constar no FISPQ as informações que ajudem a conter um incêndio com o produto que estiver sendo utilizado. Esse tipo de dado é muito importante para a aplicação de treinamentos e prevenção de acidentes na empresa.

Atende à legislação

Uma empresa onde seus funcionários estão em contato direto com produtos químicos precisa estar sempre atenta à legislação. Isso porque, caso algo esteja fora da lei, é bem provável que você acabe recebendo um processo trabalhista.

No entanto, sabemos que ninguém quer passar por isso, afinal, esse tipo de situação causa dores de cabeça e um prejuízo financeiro. Por essa razão, adotar a FISPQ é essencial para se precaver em relação a situações do tipo em sua empresa.

Um empreendimento que faz uso da ficha acaba dando todas as instruções de manuseio e cuidado para os seus funcionários. Além disso, se ajusta ao que é pedido pela lei, evitando assim, que uma ação trabalhista seja movida contra o seu negócio.

Resguardo judicial

Assim como a confecção da FISPQ te ajuda a evitar ações trabalhistas, também te auxilia para que você as vença. Isso porque, ao analisar a situação, a Justiça verá que você deu todas as informações necessárias para o bom manuseio dos produtos.

No entanto, é necessário, além de informar, os funcionários sobra a interpretação da FISPQ, também disponibilizam todo o material para que o trabalho seja realizado de forma segura. Sem isso mostrar o que adianta no FISP afinal, terá sido um erro não está escrito pelo empreendimento.

Em todo, caso você não seja muito equívocos, fica prova com a apresentação da FISP. Querendo ou não, ela representa a forma como os processos são realizados ao manusear determinados produtos químicos .

 

Veja também Nome da empresa é tão importante quanto a função: por que?

Compartilhar este post:

Quem Somos?

AdVivo é um blog com publicações diárias, sobre temas diversos, com o propósito de responder as mais diferentes perguntas dos usuários na internet.

Você vai gostar também

what you need to know

in your inbox every morning