nome-empresa-tao-importante-quanto-funcao (1)

    Você sabia que o nome da empresa é tão importante quanto a função? Como você sabe, é difícil ter sucesso como uma pequena empresa. É necessário um esforço extraordinário para estabelecer uma nova empresa e mantê-la viva durante os próximos anos. 

    O que muitas pessoas não sabem é que uma empresa começa muito antes de sua inauguração.

    Sendo assim, antes mesmo de considerar as etapas de financiamento ou produtos a serem estocados, você precisa decidir sobre o nome de sua empresa.

    Por isso, decidimos trazer este artigo para te ajudar a dar nome a uma empresa. 

    Veja também: Como dominar o marketing digital.

    Nome da empresa é tão importante quanto a função: por que?

    Ninguém se propõe a construir uma casa sem uma fundação sólida, certo? É exatamente isso que você fará se não der um bom nome ao seu negócio.

    Aqui estão as principais razões pelas quais você precisa dar a devida atenção a este processo de nome de uma empresa.

    É o primeiro contato do seu cliente

    Primeiramente, o nome de sua marca é fundamental para a sua organização. Nenhum outro ativo tem um papel mais significativo.

    Trata-se da primeira informação que irão aprender sobre o seu negócio. E isso acontece tanto através de sua comunicação on-line como off-line.

    O nome do negócio também terá impacto nos seus anúncios, no seu nome de domínio e, provavelmente, será através do seu nome que seus potenciais clientes irão procurar sobre sua empresa. Isso vale em qualquer lugar do mundo desde abrir empresa em barueri sp até abrir uma empresa no exterior.

    Portanto, esta é a sua chance de causar uma primeira boa impressão.    

    Resume toda sua operação

    O nome comercial perfeito diz tudo sobre do que se trata a companhia.

    Seu nome pode dizer aos consumidores o que eles precisam saber sobre você, seus produtos e a área de atuação de sua empresa

    Mais do que isso, pode convencê-los de que você é a melhor empresa e assim, contratar seus serviços.   

    Nome da empresa é tão importante quanto a função: passos para nomear corretamente seu negócio

    Primeiramente, depois do que dissemos sobre a importância de ter um bom nome comercial, provavelmente, você quer dicas de como encontrar o nome ideal para sua empresa, certo?

    Veja os seguintes passos que irão ajudá-los a criar um grande nome empresarial.

    Faça um brainstorm

    O processo de nomeação de sua empresa pode ser extremamente criativo. 

    Antes de pensar no nome perfeito, você precisa pensar também em algumas alternativas. Sente-se e faça um brainstorming com algum parceiro de negócios e deixe as ideias fluírem.

    Há muitas maneiras de fazer isso:

    Faz uma pesquisa prévia

    O nome de sua empresa deve dizer aos clientes potenciais tudo o que eles precisam saber sobre sua empresa.

    Por que não começar anotando todas as palavras que são relevantes para sua marca?

    Escreva tudo o que você pensa sobre seu novo negócio. Dê a si mesmo 30 minutos a uma hora, e tente não parar de escrever. O que você terá é uma lista de palavras e frases que se relacionam com seu novo negócio.

    Usa um dicionário

    Pode parecer contraintuitivo, mas vamos explicar por que este é o melhor próximo passo.

    Agora que você tem uma longa lista de palavras para escolher, é hora de pegar sua lista e acrescentar mais palavras a ela. Isto garante que você não deixe nenhuma ideia passar.

    Você também pode encontrar boas ideias relacionadas usando um dicionário de nomes próprios.

    Você não precisa ser muito exigente nesta fase: mas se há alguns que claramente não são relevantes, você pode deixá-los de fora.

    Agora você tem uma lista de palavras com as quais têm relação com seu negócio, você pode escolher qual delas é o melhor nome de sua empresa.

    Evite nomes difíceis de soletrar

    Clientes potenciais devem usar seu nome de marca. 

    E como eles irão interagir com sua empresa, eles precisam digitá-lo para chegar ao seu site ou entrar em contato em suas redes sociais. Portanto, não crie uma dificuldade desnecessária escolhendo um nome difícil de soletrar. 

    Manter as coisas mais simples, também, evita o perigo de erros ortográficos futuros em cartões de visita, mercadorias, e muito mais.

    Obter feedback sobre o nome

    O feedback é crítico em muitas áreas de negócios. Por mais que você precise se apropriar do nome de sua empresa, a opinião externa ainda é fundamental.

    Ao restringir as ideias do nome de sua empresa, procure tantas outras opiniões quanto possível. Não se limite apenas a pessoas próximas, amigos e familiares.

    Sendo assim, tente conduzir uma pesquisa de mercado adequada sobre seu público-alvo.

    Conclusão

    O nome de sua empresa é o ponto inicial de contato com clientes potenciais. É através do nome empresarial que eles vão aprender sobre você. Causar uma má primeira impressão através de um nome ruim, pode ser difícil de recuperar.

    Por isso, um bom nome pode ajudar você a encontrar clientes ideais para seu negócio. Você precisa dar ao processo o tempo e o esforço que ele merece.

    Portanto, não se esqueça de considerar a disponibilidade do nome, o nome dos seus concorrentes, e também a disponibilidade no registro de domínio.

    Post Anterior: Empresa em Porto Alegre: confira o passo a passo para abrir uma

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira