Onde encontrar bons fornecedores de produtos para a minha empresa

Onde encontrar bons fornecedores de produtos para a minha empresa?

Na hora de encontrar bons fornecedores de produtos, é preciso realizar pesquisas pela internet, ir a feiras ou eventos que ocorram em sua cidade e que sejam de seu setor profissional.

Isso possibilita encontrar empresas para suprir as necessidades da organização e evitar deixar os clientes sem produtos. Entenda mais a seguir!

O que analisar na escolha de bons fornecedores de produtos para a empresa?

Para encontrar bons fornecedores de produtos, é essencial realizar uma análise detalhada acerca de características específicas, antes de tomar a decisão sobre o que é o melhor para a sua empresa.

Qualidade dos produtos

Se você estiver em busca de bons fornecedores de produtos, verifique a qualidade de todos os itens apresentados e se eles condizem com aquilo que você procura. Analise se estão dentro dos padrões exigidos de qualidade de sua empresa, ou se será preciso procurar outro fornecedor. Mas, como achar fornecedores de qualidade?

Saiba que quanto melhor for a qualidade dos produtos, maior será a procura em sua loja por parte dos consumidores. Por esta razão, é vital não esquecer de conferir todas as informações e conversar com o fornecedor para tirar dúvidas.

Localização e prazo de entrega

Para encontrar bons fornecedores de produtos, é importante você fazer uma pesquisa completa acerca das empresas que atuam na mesma localização que você. Evite verificar os produtos e seus valores em outras organizações mais afastadas de sua cidade, pois, o valor do frete e o tempo de entrega deixam a desejar.

Se você realmente optar por um fornecedor de uma cidade um pouco mais distante, esteja preparado para um envio mais longo e demorado. Isso pode prejudicar o seu negócio caso o fornecedor envie os produtos com atraso e você esteja com o estoque vazio.

Preço

Antes de contratar um fornecedor, é fundamental fazer uma pesquisa comparativa de preços, verificar se o valor de um distribuidor é igual ou similar ao concorrente, e conferir se os produtos são da mesma marca ou não.

É preciso também fazer a pesquisa por locais que trabalhem sempre com muita qualidade, a fim de evitar pagar muito barato por produtos ruins. Escolha pelo melhor custo X benefício, proponha acordos, converse sobre descontos e possibilidades que lhe sejam interessantes.

Confiabilidade e princípios

Construa um excelente relacionamento com o seu fornecedor, pois será essencial na conquista de ótimos resultados para sua empresa. Isso evitará, inclusive, perdas financeiras em sua organização, ou problemas em entregas como os atrasos.

Capacidade de produção

Um aspecto essencial dentro de uma empresa é ter o estoque de produtos bem organizado, e para isto dar certo, é necessário checar quantos produtos saem e quantos sobram, pois a partir dessas informações, você consegue saber o que precisa para contatar o seu fornecedor e pedir pelo volume necessário.

A partir do momento em que você passa esses dados ao seu fornecedor, ele precisa ser capaz de realizar o envio dos produtos na quantidade correta e com agilidade. Caso isso não aconteça, você pode sair prejudicado tanto pelo atraso do envio, quanto financeiramente.

Flexibilidade

Os bons fornecedores de produtos precisam garantir contratos que sejam mais flexíveis. Neste caso, quando você precisar de um número maior de produtos lhe enviar o solicitado, do mesmo modo que quando necessita de pouco volume, seja enviado à sua empresa.

Pós-venda

Após checar todos os produtos entregues pelo fornecedor, é necessário anotar os que vieram errado ou com defeito pelo transporte, ou de fábrica. Neste caso, é necessário entrar em contato com o fornecedor e solicitar pelas trocas que devem ser aceitas por parte do seu parceiro.

O atendimento pós-venda é determinante e não pode ser esquecido ou ignorado durante a assinatura do contrato. Pense que, se você não fizer a solicitação de troca de produtos defeituosos, você ficará na mão posteriormente.

Tipos de fornecedores

Existem muitos estilos de fornecedores, e cabe a você escolher os que mais se adéquam ao que você está em busca. Há quatro categorias que se destacam neste meio, veja:

  • Importadores: empresas que fazem a compra de itens de lojas do exterior
  • Atacadistas: que fazem a compra de itens diretamente dos fabricantes e vende para quem atua no comércio
  • Dropshippers: você realiza as vendas, mas quem faz os envios são os fornecedores aos consumidores
  • Fabricantes: fabricam um produto do zero e fazem a venda a quem atua no comércio

Isto possibilitará você encontrar bons fornecedores de produtos, e fazer com que a sua empresa não tenha problemas por falta de itens.

Como encontrar bons fornecedores de produtos?

É essencial fazer uma boa análise antes de tomar qualquer atitude e fazer pesquisas completas, para somente depois, realizar a escolha do fornecedor que melhor se adequa à sua empresa e ao seu negócio.

Use a internet a seu favor

Para encontrar bons fornecedores de produtos, você precisa usar a internet e pesquisar por catálogos ou portais online que ofereçam informações ricas acerca de determinada organização. Isto possibilitará a você saber quem são, como atuam na área, sua especialização e avaliações de empresas que contrataram o fornecedor.

Comunicação

Se você precisar de sugestões, por que não conversar com comerciantes do mesmo setor que o seu? Através das informações recebidas, você conseguirá boas indicações e não terá perdido tempo com outros fornecedores que não aparentavam ser bons.

Para conseguir encontrar bons fornecedores de produtos, por que não conversar com o fabricante destes mesmos itens? Peça sugestões ou, se for mais interessante a você, questione a possibilidade de comprar diretamente com a fábrica.

Avalie o fornecedor e seus preços

Durante a sua conversa com o fornecedor é importante dizer o que você precisa, não deixe nada passar! Posteriormente, observe se ele será capaz de cumprir com metas e prazos para juntos formalizaram uma parceria de sucesso. Caso não dê certo, procure por outros até encontrar o melhor da área.

Qualidade do produto

Não se esqueça de que o barato pode sair caro! Portanto, verifique a qualidade dos produtos e se equivalem realmente aos preços estabelecidos pelo fornecedor.

Se o item não for relativamente bom, procure por outra empresa que tenha uma qualidade superior com um preço agradável.

Eventos e feiras do setor

Caso queira ficar mais próximo de profissionais que atuem no mesmo setor que o seu, é interessante frequentar regularmente eventos e feiras de sua profissão. Isso permitirá fazer uma pesquisa acerca dos fornecedores que marcaram presença e, tentar entrar em contato.

Certificar-se da disponibilidade do vendedor no dia-a-dia

Da mesma maneira que quando se compra um produto pela internet e surge um problema, é necessário entrar em contato, correto? Se ocorrer de o item chegar com defeito, é necessário conversar com o fornecedor nos dias úteis.

É essencial você saber os dias e horas em que trabalham, se possui um número de telefone para telefonar, e se há rapidez no atendimento.

Porque é bom ter vários fornecedores?

Ter uma quantidade razoável de fornecedores fará com que a sua empresa tenha um controle maior dos produtos, e evitará que os consumidores fiquem sem o que desejam por um tempo maior.

Além disso, as chances de enviarem os produtos corretamente são maiores que no caso de apenas um. Divida este processo, escolha os melhores e contrate os seus serviços para atuar em parceria com a sua empresa.

Negociação de preços

Encontrar bons fornecedores de produtos permitirá a você formalizar boas parcerias e, consequentemente, conseguir negociar mais os preços e gastar menos do que antes.